Qual matéria está procurando ?

Matemática

Matemática

Números Naturais

Você sabe quais são os Números Naturais? Conheça as particularidades desse importante conjunto numérico!

Conheça o conjunto dos números naturais! Conheça o conjunto dos números naturais!

Você já ouviu falar dos Números Naturais? Eles são utilizados a todo o momento em nosso dia a dia e, muitas vezes, nem percebemos. Quer ver só? Pense nas respostas para as seguintes perguntas: Quantos anos você tem? Qual é o seu número de telefone? Quantos títulos o Brasil ganhou na Copa do Mundo? Para todas essas perguntas, precisamos dos números naturais para expressar a resposta!

Os números naturais são utilizados em uma contagem, para estabelecer uma ordem, um código ou fazer uma medida. A sequência formada pelos números naturais e empregada em todas as situações é: 0, 1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8, 9, 10, 11... Nós podemos utilizar o símbolo  para representar esse conjunto numérico:

 = {0, 1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8...}

Observe que o conjunto dos números naturais começa com o número zero, mas não tem um número final, por isso dizemos que os naturais são infinitos! A partir desse conjunto, podemos estabelecer diversos outros conjuntos infinitos, vejamos alguns:

Conjunto dos números naturais sem o zero: * = {1, 2, 3, 4, 5, 6...}

Conjunto dos números naturais pares = {0, 2, 4, 6, 8, 10...}

Conjunto dos números naturais ímpares = {1, 3, 5, 7, 9, 11...}

Conjunto dos números naturais primos = {2, 3, 5, 7, 11, 13...}

Ao estabelecer uma relação entre dois ou mais números, acabamos ordenando-os. Os números que compõem o conjunto dos números naturais estão ordenados, e alguns termos podem ser utilizados para descrever essa ordem:

Antecessor:

Dizemos que o antecessor de um número é aquele que é imediatamente anterior a ele. Por exemplo, o número 3 é antecessor de 4; 2 é antecessor de 3; 1 é antecessor de 2; 0 é antecessor de 1 e o 0 não possui um antecessor natural.

Sucessor:

Se o antecessor é o que vem antes, o sucessor de um número é aquele que vem imediatamente depois. Temos que 1 é sucessor de 0; 2 é sucessor de 1; 3 é sucessor de 2; 4 é sucessor de 3 e assim por diante.

Consecutivos:

Dizemos que determinados números são consecutivos se não faltar nenhum número entre eles. Por exemplo: 1, 2 e 3 são consecutivos, 4 e 5 são consecutivos e 11, 12, 13, 14, 15, 16 e 17 são consecutivos.

Podemos ainda fazer comparações entre os números naturais. Para isso, utilizaremos os seguintes símbolos:

= (igual)

> (maior que)

Vejamos algumas comparações entre alguns números naturais:

2 = 2 (dois igual a dois)

5 (cinco menor que sete)

1 > 0 (um maior que zero)

3 (três menor que oito)

10 > 5 (dez maior que cinco)

11 (onze menor que dezessete)

12 > 1 (doze maior que um)


Por Amanda Gonçalves
Graduada em Matemática
 

Aproveite pra conferir nossa videoaula sobre o assunto:

Por Amanda Gonçalves Ribeiro

Você pode se interessar também

Matemática

Ano bissexto

Matemática

Conjuntos Numéricos

Matemática

Diagrama de Venn

Matemática

Diferenças entre número, numeral e algarismo

Últimos artigos

Eva Furnari

Eva Furnari é uma famosa escritora brasileira. Seus livros são divertidos e apresentam personagens mais complexos. O livro Felpo Filva é uma de suas obras mais conhecidas.

Reticências

As reticências são um sinal de pontuação que funciona como uma pequena pausa, usado para criar um efeito especial de hesitação ou de suspense na fala ou na narração.

Brasil Império

O Brasil Império foi o período em que o Brasil foi governado por uma monarquia constitucional. Nesse período, o Brasil teve dois imperadores: Dom Pedro I e Dom Pedro II.

7 Maravilhas do Mundo Antigo

As 7 Maravilhas do Mundo Antigo eram obras arquitetônicas e artísticas extraordinárias que representavam o ápice da engenhosidade e da cultura das civilizações antigas.