Qual matéria está procurando ?

Matemática

Matemática

Cálculo de raízes

Clique para ver como as potências relacionam-se com uma técnica para cálculo de raízes que se baseia na decomposição do radicando em fatores primos!

Raiz quadrada de x Raiz quadrada de x

O cálculo de raízes está profundamente ligado à multiplicação, mais especificamente à multiplicação em que os termos multiplicados são todos iguais. Quando isso acontece, costuma-se dizer que um número foi multiplicado por ele mesmo.

Os números multiplicados por eles mesmos são chamados de potências. É uma potência, portanto, qualquer número que for multiplicado por ele mesmo uma determinada quantidade de vezes. Esse número de vezes pode ser de 0 a infinito, dependendo do problema em questão e do tipo de estudo a ser realizado. Observe alguns exemplos de potências:

1·1·1 = 1

2·2·2 = 8

3·3 = 9

Como havia alguns casos em que essas potências eram multiplicações muito extensas, criou-se uma forma diferente de representar as potências. Por exemplo:

13 = 1·1·1 = 1

23 = 2·2·2 = 8

32 = 9

Portanto, para se representar a multiplicação do número 2 por ele mesmo seis vezes, podemos escrever, no lugar de 2·2·2·2·2·2, apenas 26. Essa operação é conhecida como potenciação. No exemplo seguinte,

an = b

a recebe o nome de base, n é o expoente e b é a potência (às vezes também chamamos an de potência). Dessa forma, potenciação é um tipo de multiplicação em que, dada uma base e um expoente, procura-se por uma potência, multiplicando-se essa base por ela mesma.

Muitas vezes, contudo, deparamo-nos com a situação inversa, em que é necessário encontrar a base que gerou uma potência. Esse processo é conhecido como radiciação (calcular a raiz). Utilizando o exemplo anterior, é apresentado o número b, então, devemos procurar pelo número a que foi multiplicado por ele mesmo n vezes. Esse cálculo é representado pelo seguinte símbolo:

Na imagem acima, procuramos a raiz enésima de b. Isso significa que buscamos um número a que, multiplicado por ele mesmo n vezes, tenha como resultado b. Na imagem acima, a é chamado de raiz enésima, b é chamado de radicando e n é chamado de índice.

Exemplo 1: Calcule a seguinte raiz:

Procuramos por um número que, multiplicado por ele mesmo 3 vezes, tenha 27 como resultado. Observe que não procuramos um número que, multiplicado por 3, é igual a 27, mas, sim, um número que multiplicado por si 3 vezes é 27. Portanto, procuramos pelo número A, que cumpre:

A·A·A = 27

Tentando realizar a multiplicação acima com o número 3 no lugar de A, obtemos:

3·3·3 = 27

Então,

Observe que 27 é resultado da multiplicação 3·3·3, que pode ser escrito como 33. Substituímos 27 por 33 e escrevemos a seguinte expressão:

Essa observação leva ao entendimento de que é possível tentar escrever o radicando utilizando a sua decomposição em fatores primos.

Exemplo 2: Calcule a raiz quadrada de 576.

Observe, primeiramente, a decomposição de 576 em fatores primos:

576 |2
288 |2
144 |2
  72 |2
  36 |2
  18 |2
    9 |3
    3 |3
    1 |22·22·22·32

Observe que o resultado foi agrupado dois a dois. Isso acontece porque estamos calculando a raiz quadrada. Se fosse raiz cúbica, agruparíamos três a três; raiz quarta, quatro a quatro etc.

Agora basta calcular a raiz:

 

Por Luiz Paulo Moreira
Graduado em Matemática

Por Luiz Paulo Moreira Silva

Você pode se interessar também

Matemática

Decomposição em fatores primos

Matemática

Fórmula de Bhaskara

Matemática

Potenciação

Matemática

Propriedades da potenciação

Últimos artigos

Grau dos adjetivos

O grau dos adjetivos serve para indicar o quão forte é a característica de algo ou alguém, que pode ser muito intensa (grau superlativo) ou comparada (grau comparativo) a outra.

Guerra da Independência do Brasil

A Guerra da Independência do Brasil foi um conflito armado que consolidou a separação do Brasil de Portugal, transformando-o em nação independente entre 1822 e 1824.

Odin

Odin é uma divindade presente na religiosidade nórdica e germânica, sendo conhecido como o Pai de Todos e considerado um deus guerreiro e mágico.

7 maravilhas do mundo moderno

As 7 maravilhas do mundo moderno são sete construções feitas pelo ser humano ao longo da história e que são consideradas símbolos da diversidade e da engenhosidade humana.