Qual matéria está procurando ?

Histórias e contos infantis

Histórias e contos infantis

Bicho-papão

Bicho-papão é uma lenda presente no folclore brasileiro que fala de um monstro que sequestra e devora crianças desobedientes. Foi influência portuguesa em nossa cultura.

Ilustração de um bicho-papão numa casa abandonada. O bicho-papão é um monstro devorador de crianças desobedientes.

O bicho-papão é uma lenda presente no folclore brasileiro, tratando-se de um ser monstruoso que é conhecido por sequestrar e devorar crianças. Sua lenda era muito contada para crianças, uma vez que havia a crença de que ele perseguia as crianças desobedientes e inquietas. Era usada pelos adultos para garantir o comportamento infantil.

As origens dessa lenda são incertas, uma vez que existem várias lendas do tipo em diferentes locais, como o hombre del saco, o div, o boogeyman, entre outros. No Brasil, a cuca é muito associada ao bicho-papão, sendo considerada uma versão feminina da lenda, que, acredita-se, foi trazida ao Brasil pelos portugueses.

Leia mais: Dia do Folclore — celebrado no Brasil em 22 de agosto

Resumo sobre bicho-papão

  • O bicho-papão é uma lenda do folclore brasileiro.

  • Essa lenda fala de um ser monstruoso que sequestra e devora crianças.

  • Conta-se que o bicho-papão persegue as crianças desobedientes.

  • É muito associado à cuca, considerada a versão feminina da lenda.

  • A lenda do bicho-papão foi trazida ao Brasil por influência dos portugueses.

Qual é a lenda do bicho-papão?

O bicho-papão é um ser mítico que está no folclore brasileiro, mas que também é comum ao folclore de diversas culturas. Essa lenda tem muitos séculos de existência, e o bicho-papão é conhecido como um ser monstruoso que persegue crianças para puni-las ou devorá-las (daí vem o termo “papão”). Há a versão que fala que o bicho também sequestra as crianças antes de devorá-las.

Essa ação do bicho-papão contra as crianças é motivada pelo comportamento delas, uma vez que a lenda fala que somente as crianças más e desobedientes é que seriam vítimas desse monstro. A lenda era uma forma de aterrorizar as crianças para garantir que elas se comportassem e obedecessem às ordens dadas pelos adultos.

Representação do bicho-papão

Pelo fato de a lenda do bicho-papão ter diferentes versões e origens, a aparência dele também varia bastante nos relatos. Em geral, a unanimidade é a de que o bicho-papão é um ser monstruoso que tem uma aparência aterrorizante. Muitos afirmam que ele é horrendo, bípede e tem braços longos.

Há os que afirmam que o bicho-papão é apenas uma sombra, um vulto. Ele também é lembrado por esconder-se em locais escuros, como no interior dos guarda-roupas ou debaixo das camas. Há, ainda, quem afirme que ele ande à espreita das casas, esperando o momento certo para invadi-las.

Em algumas versões, o bicho-papão é apresentado como um ser gigantesco, mas, em outras, é apresentado como um ser pequeno, como um duende.

Origem da lenda do bicho-papão

A lenda do bicho-papão está difundida em diversas culturas, sendo transmitida por meio da tradição oral. Sua grande dispersão e suas diferentes versões tornam muito difícil precisar a origem da lenda. Existe a possibilidade de que lendas parecidas tenham surgido em diferentes locais e em diferentes contextos.

No caso do Brasil, a lenda do bicho-papão é originária da Península Ibérica, sendo trazida para cá pelos colonizadores portugueses. Lendas sobre bicho-papão eram comuns na Península Ibérica, constando em Portugal, na Catalunha, na Galiza, entre outros lugares. A lenda do bicho-papão não era exclusividade da Península Ibérica, e ele é encontrado em diversos outros locais:

  • Na Inglaterra, é conhecido como boogeyman.

  • Em Espanha, Portugal, Brasil, Argentina, Uruguai, entre outros países americanos, pode ser conhecido como o homem do saco ou hombre del saco.

  • Em países como Egito, Chipre, Síria e Líbano, é conhecido como babau.

  • Na Alemanha, é conhecido como Butzmann.

  • No Azerbaijão, é conhecido como div.

  • Em alguns países dos Bálcãs, como Croácia, Bósnia e Sérvia, é conhecido como babaroga.

Leia mais: Qual foi a influência da cultura africana na cultura brasileira?

Qual é a música do bicho-papão?

Na cultura brasileira, existem diversas canções que fazem referência ao bicho-papão. Em geral, são canções de ninar, usadas para fazer as crianças dormirem, e tinham o elemento do medo como um fator para garantir a obediência das crianças. Essas canções também foram influenciadas pela cultura portuguesa.

Esta primeira canção é tradicional na cultura portuguesa:

Vai-te papão, vai-te embora
de cima desse telhado,
deixa dormir o menino
um soninho descansado.

No Brasil, existe esta variação:

Nana neném
Que a cuca vem pegar
Papai foi na roça
Mamãe, no cafezal
Bicho-papão
Sai de cima do telhado
E deixa este menino
Dormir sossegado

Semelhanças e diferenças entre o bicho-papão e a cuca

O bicho-papão e a cuca são dois seres míticos presentes no folclore brasileiro e marcados por terem um papel semelhante: os dois são figuras horrendas que ficam à espreita para capturar crianças desobedientes. A lenda da cuca pode ser uma manifestação da lenda do bicho-papão em uma versão feminina. Além disso, a lenda da cuca, assim como a do bicho-papão, teve origem na Península Ibérica, sendo trazida ao Brasil pelos portugueses.

A lenda da cuca no Brasil também foi um recurso para amedrontar as crianças desobedientes, e canções eram cantadas com menção a ela, assim como ocorre com o bicho-papão. Vejamos o exemplo:

Nana, neném
Que a cuca vem pegar
Papai foi na roça
Mamãe foi trabalhar

Podemos perceber, portanto, que a grande diferença entre as duas figuras é mesmo o gênero de cada uma. A cuca é uma figura feminina, enquanto o bicho-papão é uma figura masculina. Além disso, a cuca é descrita com a aparência de uma bruxa horrenda e velha, enquanto o bicho-papão é um monstro unicamente.

As muitas semelhanças existentes entre a cuca e o bicho-papão se explicam por sua origem em comum, provavelmente da Península Ibérica. Se quiser saber mais sobre a cuca, leia nosso texto.

Outras lendas do folclore brasileiro

O folclore brasileiro é rico, e diversos outros personagens estão presentes nele, tais como:

Fontes

CÂMARA CASCUDO, Luís da. Dicionário do folclore brasileiro. São Paulo: Ediouro, s/d.

CÂMARA CASCUDO, Luís da. Geografia dos mitos brasileiros. São Paulo: Global, 2012.

Por Daniel Neves Silva

Você pode se interessar também

Datas Comemorativas

22 de agosto - Dia do Folclore

Histórias e contos infantis

Boitatá

Para pintar

Boitatá - A Cobra de Fogo - Para pintar

Para pintar

Mula sem Cabeça - Para pintar

Últimos artigos

Eva Furnari

Eva Furnari é uma famosa escritora brasileira. Seus livros são divertidos e apresentam personagens mais complexos. O livro Felpo Filva é uma de suas obras mais conhecidas.

Reticências

As reticências são um sinal de pontuação que funciona como uma pequena pausa, usado para criar um efeito especial de hesitação ou de suspense na fala ou na narração.

Brasil Império

O Brasil Império foi o período em que o Brasil foi governado por uma monarquia constitucional. Nesse período, o Brasil teve dois imperadores: Dom Pedro I e Dom Pedro II.

7 Maravilhas do Mundo Antigo

As 7 Maravilhas do Mundo Antigo eram obras arquitetônicas e artísticas extraordinárias que representavam o ápice da engenhosidade e da cultura das civilizações antigas.