Qual matéria está procurando ?

Histórias e contos infantis

Histórias e contos infantis

Tutu

Tutu, no folclore brasileiro, é reconhecido como um monstro disforme que é muito associado com o bicho-papão, o monstro devorador de crianças.

O tutu é um monstro do folclore brasileiro que é disforme e muito associado com o bicho-papão. Monstro Tutu.

Tutu é nome de um monstro que está presente no folclore brasileiro e que aparece sobretudo nas canções de ninar. A aparição do tutu nessas canções se dá com o intuito de assustar as crianças e forçá-las a dormir. Esse monstro é associado com o bicho-papão e é conhecido por diferentes nomes, como tutu-do-mato ou tutu-marambaia.

Acesse também: Saci-pererê, o ser mais conhecido do folclore brasileiro

Monstro tutu

No folclore brasileiro, o tutu é identificado como um monstro, mas suas características físicas são desconhecidas. Tradicionalmente, ele aparece em canções de ninar (cantadas para as crianças na hora de dormir). Essas canções mostram uma associação do desse ser do folclore com outro monstro bastante conhecido: o bicho-papão.

Quando falamos do bicho-papão, estamos falando de um monstro que é conhecido por ser um devorador de crianças. Assim, a lenda do tutu era utilizada para assustar as crianças, principalmente para forçá-las a ficarem quietas e dormirem. Esse tipo de costume foi trazido para o Brasil pelos europeus.

Acredita-se também que a lenda do tutu possua algum tipo de influência da cultura africana, uma vez que o nome desse monstro deriva de quitutu, uma palavra originária do quimbundo, um idioma presente na região de Angola. A tradução para a palavra é “papão”, o que reforça a associação do tutu com o bicho-papão.

Entre as canções de ninar com referência ao tutu que existem, pode ser usada como exemplo a seguinte:

Calai, menino, calai,

Calai, que lá vem tutu,

Que no mato tem um bicho

Chamado Carrapatu.|1|

Acesse também: Iara, lenda muito popular do folclore brasileiro

Outros detalhes

A lenda do tutu, assim como qualquer lenda no folclore brasileiro, tem muitas variações regionais, ou seja, ela pode sofrer mudanças de acordo com a região do Brasil. Essas variações já podem ser identificadas no próprio nome do monstro.

Os diferentes nomes pelos quais o tutu pode ser conhecido, segundo o folclorista e antropólogo Luís da Câmara Cascudo, são os seguintes:

  • Tutu-zambê

  • Cambê

  • Zambeta

  • Tutu-marambaia

  • Marabá

  • Tutu-do-mato

As descrições do tutu apresentam-no como um ser que sempre briga e é muito forte. No estado da Bahia, o tutu foi relacionado na cultura popular com o porco-do-mato, por conta de uma pequena confusão linguística. Isso se deveu ao fato que, nesse estado, o porco-do-mato é conhecido como caititu, termo bem parecido como tutu.

Outras histórias apontam diferentes características a esse monstro, como o possível fato de ter apenas uma perna ou de não ter cabeça. Por fim, a lenda do tutu o apresenta como essencialmente mau.

Nota

|1| CÂMARA CASCUDO, Luís da. Geografia dos mitos brasileiros. São Paulo: Global, 2012.

Por Daniel Neves Silva

Você pode se interessar também

Histórias e contos infantis

Boitatá

Histórias e contos infantis

Cuca

Histórias e contos infantis

Curupira

Histórias e contos infantis

Lobisomem

Últimos artigos

Ciclo do Café

O ciclo do café foi o ciclo econômico em que o café predominou na economia brasileira. Iniciou em meados do século XIX, estendendo-se até metade do século XX.

Arte rupestre

A arte rupestre são as obras de arte produzidas pelos hominídeos na Pré-História, destacando-se as pinturas e as gravuras.

Semana Santa

A Semana Santa é uma tradição cristã que tem relação com a Páscoa. Essa semana acompanha os últimos dias da vida de Jesus até a sua ressurreição.

Milagre econômico brasileiro

Milagre econômico brasileiro foi um período da Ditadura Militar no qual a economia brasileira apresentou grande crescimento e importantes obras públicas foram realizadas.