Qual matéria está procurando ?

Histórias

Histórias

Curupira

Clique aqui e conheças travessuras que o Curupira apronta nas florestas!

por Jussara de Barros
Boneco de Estevão Ribeiro Boneco de Estevão Ribeiro

O Curupira é um personagem do folclore brasileiro, que não existe, pois é uma história inventada pelo povo.

Dizem que o Curupira é um anão, com os pés virados para trás, cabelos de fogo e olhos arregalados, que mora na floresta e faz travessuras.

Esse anão fica bravo quando homens e caçadores aparecem em nossas matas para eliminar os animais e vender suas peles, destruir a vegetação, derrubar árvores, fazer queimadas, etc.

O Curupira não consegue ficar vendo tamanha destruição sem fazer nada. Com isso, apronta travessuras, pregando peças nesses homens. Ele solta assovios altos e finos, como uivos dos lobos; faz barulho chacoalhando galhos das plantas e atira pedras.


Pegadas no sentido contrário ao que anda

Contam as lendas que a maior travessura do Curupira é fazer com que os destruidores da natureza se percam nas florestas, não conseguindo mais sair.

Isso acontece porque o Curupira tem os pés voltados para trás e os caçadores seguem seu rastro indo para o lado contrário.

Por seus bem feitos à fauna e flora do Brasil, o anão é considerado o protetor das florestas.

Por Jussara de Barros
Pedagoga
Equipe Escola Kids

Você pode se interessar também

Histórias

Negrinho do Pastoreio

Histórias

Caipora

Histórias

Vitória-régia

Histórias

Boitatá

Não encontrou o
conteúdo ou matéria
que queria?

Mande seu questionamento, dúvidas ou sugestões para a equipe do Escola Kids que está pronta pra te ajudar.

Saiba mais

Últimos artigos

Protocolo de Kyoto

Protocolo de Kyoto é um tratado internacional criado em 1997 em Kyoto, no Japão. Seu principal objetivo é estabilizar as emissões de gases de efeito estufa na atmosfera.

Países desenvolvidos

Países desenvolvidos são nações que apresentam elevado grau de industrialização e alto desenvolvimento socioeconômico, com base em critérios como IDH e PIB.

Acordo de Paris

O Acordo de Paris representa um compromisso mundial cuja meta é não permitir que o aumento da temperatura média do planeta ultrapasse 2°C. Esse acordo foi assinado por 195 países.

Declaração Universal dos Direitos Humanos

A Declaração Universal dos Direitos Humanos é um documento que foi elaborado pela ONU em resposta a todas as atrocidades cometidas durante a Segunda Guerra Mundial.