Qual matéria está procurando ?

Histórias

Histórias

Curupira

O Curupira é um anão, com os pés virados para trás, cabelos de fogo e olhos arregalados, que mora na floresta e faz travessuras. Ele é considerado o protetor das florestas.

por Jussara de Barros
Boneco de Estevão Ribeiro Boneco de Estevão Ribeiro

O Curupira é um personagem do folclore brasileiro, que não existe, pois é uma história inventada pelo povo.

Dizem que o Curupira é um anão, com os pés virados para trás, cabelos de fogo e olhos arregalados, que mora na floresta e faz travessuras.

Esse anão fica bravo quando homens e caçadores aparecem em nossas matas para eliminar os animais e vender suas peles, destruir a vegetação, derrubar árvores, fazer queimadas, etc.

O Curupira não consegue ficar vendo tamanha destruição sem fazer nada. Com isso, apronta travessuras, pregando peças nesses homens. Ele solta assovios altos e finos, como uivos dos lobos; faz barulho chacoalhando galhos das plantas e atira pedras.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)


Pegadas no sentido contrário ao que anda

Contam as lendas que a maior travessura do Curupira é fazer com que os destruidores da natureza se percam nas florestas, não conseguindo mais sair.

Isso acontece porque o Curupira tem os pés voltados para trás e os caçadores seguem seu rastro indo para o lado contrário.

Por seus bem feitos à fauna e flora do Brasil, o anão é considerado o protetor das florestas.

Por Jussara de Barros
Pedagoga
Equipe Escola Kids

Você pode se interessar também

Histórias

O Boto

Histórias

Negrinho do Pastoreio

Histórias

Boitatá

Histórias

Vitória-régia

Últimos artigos

Superbactérias

Superbactérias ou bactérias multirresistentes é o nome dado às bactérias que são resistentes a vários antibióticos, fato que dificulta o tratamento de infecções.

Coala

O coala é um animal australiano que pertence à ordem Diprotodontia, a mesma ordem em que estão presentes os wallabies e cangurus.

Corrida espacial

A corrida espacial foi uma disputa realizada entre americanos e soviéticos, entre 1957 e 1975, na qual procuravam realizar grandes avanços na exploração espacial.

Sputnik, o primeiro satélite artificial da Terra

Os soviéticos foram os responsáveis por lançar o primeiro satélite artificial que orbitou a Terra em 1957. Esse feito deu início à conhecida corrida espacial.