Qual matéria está procurando ?

Histórias e contos infantis

Histórias e contos infantis

Caipora

Caipora é o protetor dos animais de pele, couro ou chifre. A sua missão é assustar os caçadores que matam esses animais de forma cruel e predatória.

Caipora é um personagem do folclore, representado tanto por uma mulher, índia, como por um homem matuto, baixo, que aparece montado em um caititu ou porco-do-mato. Antes era conhecido como Caiçara, entidade que protegia as caças.

As características principais do Caipora são: ser anão, ter cabelos vermelhos, orelhas pontudas e dentes esverdeados.

Conta a lenda que o Caipora é protetor dos animais de pele, couro ou chifre, como porcos, tamanduás, cobras, tatus, veados, etc.

Em sua missão, assusta os caçadores que matam esses animais de forma cruel e predatória. Muitas fêmeas são mortas quando estão prenhas e esses homens, insensíveis, não têm a mínima compaixão por esses animais.


Combate os maus tratos contra animais

Caipora é muito danado, prega peças nos homens que chegam às matas, mal intencionados, querendo matar animais. Vendo isso, Caipora solta uivos e gritos, assombrando-os.

Outra forma de defender os bichos é espantando-os para longe dos caçadores ou ressuscitando os que foram mortos.

Caipora fica furioso e lança seu barulho, persegue os caçadores, bate em seus cachorros, até que os mesmos fujam da floresta, deixando a arma jogada ao chão.

Porém  Caipora não é totalmente correto, pois gosta de fumo e bebida. Com isso, alguns caçadores levam esses presentinhos para ele em troca de uma boa caçada. Mas a caça deve acontecer sem maltratar o animal, nem matar uma fêmea que espera um filhote.

Por Jussara de Barros
Pedagoga

Defensor dos Animais Defensor dos Animais
Por Escola Kids

Você pode se interessar também

Histórias e contos infantis

O Boto

Para Pintar

Caipora

Histórias e contos infantis

Vitória-régia

Para Pintar

Vitória Régia

Últimos artigos

Dízima periódica

Uma dízima periódica é um número que possui sua parte decimal infinita e periódica

Período Helenístico

Período Helenístico foi iniciado com a conquista da Grécia pelos macedônicos e ficou marcado pela difusão da cultura grega a partir do reinado de Alexandre, o Grande.

Império Carolíngio

Império Carolíngio foi a continuidade do Reino dos Francos sob o controle da Dinastia Carolíngia, iniciada por Pepino, o Breve em meados do século VII.

Civilização Micênica

Civilização Micênica foi uma das grandes civilizações do período de formação do povo grego, conhecida por suas grandes cidades fortificadas e pelo seu bom comércio.