Qual matéria está procurando ?

Histórias e contos infantis

Histórias e contos infantis

Iara

Confira aqui a lenda da Iara, personagem do folclore brasileiro!

A Iara é uma personagem do folclore brasileiro. É uma sereia, pois da cintura para baixo ela é um peixe, e da cintura para cima tem o corpo de mulher.

É uma personagem que vive no fundo do rio Amazonas, e seu nome é de origem indígena, significando “aquela que vive na água”.

Conta a lenda que Iara é considerada a mãe d’água, e que a mesma encanta os pescadores por sua beleza. É morena, índia, com cabelos castanhos e longos, cobrindo seus seios, que ficam à mostra.


Linda sereia que atrai os pescadores

Como toda lenda, a história da Iara também tem seu lado fantasioso, inventado pelos homens.

Nas noites de lua cheia ela torna-se conquistadora, atraindo os pescadores, exibindo-se para eles, desvendando seu corpo de sereia. Também usa do seu canto para deixá-los meio hipnotizados. Dessa forma, faz com que eles a acompanhem até o fundo do rio.

Dizem que a Iara atrai os homens para se casar com eles, mas os mesmos morrem nas profundezas do rio.

Os índios acreditam tanto nessa lenda que ao entardecer evitam ficar próximos às margens dos rios.

Por Jussara de Barros
Pedagoga
Equipe Escola Kids

Mãe D\'agua Mãe D\'agua
Por Jussara de Barros

Você pode se interessar também

Histórias e contos infantis

Mula sem cabeça

Histórias e contos infantis

Boitatá

Histórias e contos infantis

O Boto

Para Pintar

Mula sem Cabeça

Últimos artigos

Lobisomem

O lobisomem é um homem amaldiçoado com a condição de se transformar em um ser violento, que é metade homem e metade lobo, todas as noites de lua cheia.

Sarampo

O sarampo é uma virose que pode desencadear complicações e até mesmo a morte. Causa febre, manchas no corpo e mal-estar.

Bicho-preguiça

Bicho-preguiça, também conhecido apenas por preguiça, é um animal vertebrado, mamífero, pertence à superordem Xenarthra, e habita desde a América Central até a América do Sul.

USMCA

A nova atualização do acordo trilateral entre Estados Unidos, México e Canadá foi chamada de USMCA. Esse acordo representa uma modernização da zona de livre comércio.