Qual matéria está procurando ?

Histórias e contos infantis

Histórias e contos infantis

Iara

Confira aqui a lenda da Iara, personagem do folclore brasileiro!

A Iara é uma personagem do folclore brasileiro. É uma sereia, pois da cintura para baixo ela é um peixe, e da cintura para cima tem o corpo de mulher.

É uma personagem que vive no fundo do rio Amazonas, e seu nome é de origem indígena, significando “aquela que vive na água”.

Conta a lenda que Iara é considerada a mãe d’água, e que a mesma encanta os pescadores por sua beleza. É morena, índia, com cabelos castanhos e longos, cobrindo seus seios, que ficam à mostra.


Linda sereia que atrai os pescadores

Como toda lenda, a história da Iara também tem seu lado fantasioso, inventado pelos homens.

Nas noites de lua cheia ela torna-se conquistadora, atraindo os pescadores, exibindo-se para eles, desvendando seu corpo de sereia. Também usa do seu canto para deixá-los meio hipnotizados. Dessa forma, faz com que eles a acompanhem até o fundo do rio.

Dizem que a Iara atrai os homens para se casar com eles, mas os mesmos morrem nas profundezas do rio.

Os índios acreditam tanto nessa lenda que ao entardecer evitam ficar próximos às margens dos rios.

Por Jussara de Barros
Pedagoga
Equipe Escola Kids

Mãe D\'agua Mãe D\'agua
Por Jussara de Barros

Você pode se interessar também

Para Pintar

Caipora

Histórias e contos infantis

Negrinho do Pastoreio

Para Pintar

Negrinho do Pastoreio

Histórias e contos infantis

O Boto

Últimos artigos

Período Helenístico

Período Helenístico foi iniciado com a conquista da Grécia pelos macedônicos e ficou marcado pela difusão da cultura grega a partir do reinado de Alexandre, o Grande.

Império Carolíngio

Império Carolíngio foi a continuidade do Reino dos Francos sob o controle da Dinastia Carolíngia, iniciada por Pepino, o Breve em meados do século VII.

Civilização Micênica

Civilização Micênica foi uma das grandes civilizações do período de formação do povo grego, conhecida por suas grandes cidades fortificadas e pelo seu bom comércio.

Peste de Atenas

Peste de Atenas foi uma epidemia que atingiu essa cidade grega em 430-427 a.C., bem no início da Guerra do Peloponeso, causando milhares de mortes.