Qual matéria está procurando ?

Histórias

Histórias

Mula sem Cabeça

Clique aqui e conheça a história folclórica da mula sem cabeça!

por Amanda Gonçalves Ribeiro
a Mula destrói tudo que vê pela frente a Mula destrói tudo que vê pela frente

Essa lenda conta a história de mulheres que fizeram maldades e foram transformadas em uma mula, que no lugar da cabeça tem uma chama de fogo.

Dizem que a lenda se originou com os povos da Península Ibérica, e veio para a América através dos portugueses, nossos colonizadores, e pelos espanhóis.

Aqui, nas regiões nordeste e sudeste, a lenda é preservada até os dias de hoje.

Sabemos que as lendas são histórias inventadas pelo homem, e por isso elas apresentam elementos que não são verdadeiros.

A Mula sem Cabeça é uma mulher que mora nas proximidades de uma igreja, que se apaixona pelo padre, sendo castigada com um corpo de mula e cabeça de fogo.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)


Mula sem Cabeça corre desenfreada pelas florestas

Conta a lenda que a transformação acontece entre quinta e sexta-feira, pela madrugada, onde a Mula sai desesperada, correndo pelos campos. Quando se cansa volta a ser mulher, mas aparece cheia de arranhões e machucados.

Essa lenda folclórica também existe na Argentina, tendo o nome de Mula Anima, e no México, como Malora.

Da mesma forma, lá a história conta que a Mula sem Cabeça destrói tudo que vê pela frente, pisoteando até pessoas com suas patas, em ferraduras de aço ou prata. Durante a sua fuga, relincha muito alto, misturando os gritos de mulher com o rincho de uma mula brava.

Por Jussara de Barros
Pedagoga
Equipe Escola Kids

Você pode se interessar também

Para Pintar

Saci-Pererê

Para Pintar

Boitatá - A Cobra de Fogo

Para Pintar

Iara

Histórias

Negrinho do Pastoreio

Últimos artigos

Brócolis

O brócolis é uma hortaliça que apresenta várias substâncias que são benéficas aos seres humanos, sendo, portanto, um alimento saudável.

Tubarão

O tubarão é um animal do grupo dos peixes cartilaginosos conhecido, principalmente, por sua característica agressiva, entretanto, nem todas as espécies são assim.

Jiboia

A jiboia é uma serpente robusta, encontrada em diferentes tipos de vegetação, que faz parte da família das serpentes que matam suas presas por constrição.

Rio São Francisco

Conhecido carinhosamente como “Velho Chico”, o Rio São Francisco é o maior rio totalmente brasileiro e de extrema importância para a Região Nordeste do país.