Qual matéria está procurando ?

Histórias e contos infantis

Histórias e contos infantis

O Boto

Você já ouviu falar do Boto Rosa? Clique aqui e conheça sua lenda!

Lenda folclórica Lenda folclórica

Os personagens folclóricos não existem, pois são histórias inventadas pelo povo.

O Boto Rosa é um personagem do folclore do Brasil, que vive nas regiões do Amazonas, sendo um mamífero que costuma virar as canoas que viajam à noite, para capturar as moças.

Outra forma utilizada pelo mamífero é que nas noites de lua cheia ele sai das águas do rio Amazonas, transformando-se em um lindo rapaz. Com sua beleza, fala sedutora, educação e meiguice engana as moças, jogando seus encantamentos, conseguindo levá-las para o fundo do rio.


O mamífero namorador

O Boto Rosa é considerado muito fértil, e leva as moças para engravidá-las. Quando uma pessoa não sabe quem é seu pai, diz que é filho do Boto.

Em noites de festas populares da região do Amazonas, as mães são alertadas para que cuidem de suas filhas, fazendo com que não acreditem nos rapazes que se aproximam querendo namorar, pois pode ser o Boto Rosa disfarçado de homem.

Conta a lenda que sempre que uma moça é tida como desaparecida, dizem que a mesma foi capturada pelo mamífero.

Talvez por isso o Boto seja uma das espécies animais em extinção, pois sempre que são avistados, são mortos, para não roubarem mais as moças.

Por Jussara de Barros
Pedagoga
Escola Kids

Por Jussara de Barros

Você pode se interessar também

Histórias e contos infantis

Boitatá

Para Pintar

Boitatá - A Cobra de Fogo

Para Pintar

Boto-cor-de-rosa

Histórias e contos infantis

Caipora

Últimos artigos

Hipérbole

A hipérbole é uma figura de linguagem que usa, de propósito, o exagero nas expressões para dar ênfase ao discurso. Ela é classificada como figura de pensamento.

Período Neolítico

Período Neolítico é um dos períodos da Pré-História, profundamente marcado pela sedentarização do humano, uma consequência do desenvolvimento da agricultura.

Predatismo

Predatismo ou predação é uma relação ecológica estabelecida entre indivíduos de espécies diferentes, na qual um organismo serve de alimento para outro.

Amensalismo

Amensalismo é uma relação ecológica em que uma das espécies envolvidas inibe o crescimento ou a reprodução de outra. Um exemplo dessa interação é a maré vermelha.