Qual matéria está procurando ?

Histórias e contos infantis

Histórias e contos infantis

O Boto

Você já ouviu falar do Boto Rosa? Clique aqui e conheça sua lenda!

Lenda folclórica Lenda folclórica

Os personagens folclóricos não existem, pois são histórias inventadas pelo povo.

O Boto Rosa é um personagem do folclore do Brasil, que vive nas regiões do Amazonas, sendo um mamífero que costuma virar as canoas que viajam à noite, para capturar as moças.

Outra forma utilizada pelo mamífero é que nas noites de lua cheia ele sai das águas do rio Amazonas, transformando-se em um lindo rapaz. Com sua beleza, fala sedutora, educação e meiguice engana as moças, jogando seus encantamentos, conseguindo levá-las para o fundo do rio.


O mamífero namorador

O Boto Rosa é considerado muito fértil, e leva as moças para engravidá-las. Quando uma pessoa não sabe quem é seu pai, diz que é filho do Boto.

Em noites de festas populares da região do Amazonas, as mães são alertadas para que cuidem de suas filhas, fazendo com que não acreditem nos rapazes que se aproximam querendo namorar, pois pode ser o Boto Rosa disfarçado de homem.

Conta a lenda que sempre que uma moça é tida como desaparecida, dizem que a mesma foi capturada pelo mamífero.

Talvez por isso o Boto seja uma das espécies animais em extinção, pois sempre que são avistados, são mortos, para não roubarem mais as moças.

Por Jussara de Barros
Pedagoga
Escola Kids

Por Jussara de Barros

Você pode se interessar também

Histórias e contos infantis

Boitatá

Para Pintar

Boitatá - A Cobra de Fogo

Para Pintar

Boto-cor-de-rosa

Histórias e contos infantis

Caipora

Últimos artigos

Alvéolos pulmonares

Alvéolos pulmonares são estruturas que lembram pequenas bolsas e são onde ocorrem as trocas gasosas. São os responsáveis pelo aspecto esponjoso do pulmão.

Cerebelo

Cerebelo é uma parte do encéfalo e está relacionado, entre outras funções, com a manutenção do nosso equilíbrio, postura e ajuste dos movimentos corporais.

Tríplice Aliança

Tríplice Aliança foi um acordo militar assinado, em maio de 1882, por Alemanha, Áustria-Hungria e Itália, que procuravam se proteger de França e Rússia principalmente.

Raposa

Raposa é um nome popular usado para se referir a alguns representantes da família Canidae, a mesma família dos cães e lobos. São animais onívoros e geralmente solitários.