Qual matéria está procurando ?

Ciências

Ciências

Saneamento básico

Você sabe o que é Saneamento básico? E para que ele serve? Clique e entenda!

Aparência de uma cidade limpa Aparência de uma cidade limpa

Saneamento básico é o conjunto de cuidados que se tem com a água, o esgoto e o lixo. Esses cuidados são fundamentais na manutenção da saúde e do bem-estar da população. Afinal, todos nós gostamos de um ambiente saudável, limpo e organizado.

Como é bom viver em uma cidade limpa
Como é bom viver em uma cidade limpa

Infelizmente, as cidades ainda têm muito que fazer para oferecer às pessoas um ambiente limpo e saudável. Em vários bairros, não há saneamento básico e as pessoas convivem com esgoto e lixo a céu aberto, na porta de suas casas, sem nenhum tipo de tratamento. Nessas condições, a proliferação de doenças é inevitável, assim como a contaminação dessas pessoas.

Criança em meio ao lixo
Criança em meio ao lixo

Todas as casas precisam ter rede de esgoto. Essa rede é composta de canos subterrâneos que levam todo o esgoto das casas, indústrias e escolas para as estações de tratamento. No esgoto existe todo tipo de lixo, fezes, urina e muita sujeira misturada. Nas estações de tratamento, esse esgoto é tratado antes de ser jogado em rios, mares ou lagos. Em alguns lugares, onde não há rede de esgoto, é necessário construir fossas. Elas devem ser construídas longe de poços artesianos e cisternas.

Em toda cidade tem que haver uma estação de tratamento de água e esgoto
Em toda cidade tem que haver uma estação de tratamento de água e esgoto

Todo o lixo que produzimos em casa deve ser separado em lixo orgânico e lixo reciclável. O lixo que você não mandar para a reciclagem, para ser reaproveitado como plástico, papel, vidro, metal, será levado para os aterros sanitários ou lixões.

Coleta do lixo que será levado para aterros ou lixões
Coleta do lixo que será levado para aterros ou lixões

A falta de saneamento básico leva à contaminação de várias doenças, como hepatite, leptospirose, cólera, doenças de pele, diarreia, tifo, febre amarela, viroses, amarelão, esquistossomose, dentre outras.

Vivendo em um ambiente saudável, nos desenvolvemos e aprendemos mais e temos uma qualidade de vida bem melhor.


Paula Louredo
Graduada em Biologia

Você pode se interessar também

Ciências

Lixão e seu impacto na natureza

Ciências

Tratamento do Esgoto

Não encontrou o
conteúdo ou matéria
que queria?

Mande seu questionamento, dúvidas ou sugestões para a equipe do Escola Kids que está pronta pra te ajudar.

Saiba mais

Últimos artigos

Protocolo de Kyoto

Protocolo de Kyoto é um tratado internacional criado em 1997 em Kyoto, no Japão. Seu principal objetivo é estabilizar as emissões de gases de efeito estufa na atmosfera.

Países desenvolvidos

Países desenvolvidos são nações que apresentam elevado grau de industrialização e alto desenvolvimento socioeconômico, com base em critérios como IDH e PIB.

Acordo de Paris

O Acordo de Paris representa um compromisso mundial cuja meta é não permitir que o aumento da temperatura média do planeta ultrapasse 2°C. Esse acordo foi assinado por 195 países.

Declaração Universal dos Direitos Humanos

A Declaração Universal dos Direitos Humanos é um documento que foi elaborado pela ONU em resposta a todas as atrocidades cometidas durante a Segunda Guerra Mundial.