Qual matéria está procurando ?

Ciências

Ciências

Leptospirose

Entenda o que é leptospirose e por que essa doença é tão preocupante em épocas de chuvas.

Os roedores são grandes transmissores da Leptospirose Os roedores são grandes transmissores da Leptospirose

A leptospirose é uma doença causada por bactérias do gênero Leptospira, que apresentam forma espiralada e são flexíveis. Transmitida pelo contato com urina de animais infectados, bem como com água ou solo contaminado pela bactéria, essa doença é causa de constante preocupação em épocas de chuvas.

Normalmente os roedores, principalmente os ratos-de-esgoto, são os grandes vilões quando se fala em leptospirose, uma vez que são os principais transmissores da doença. Porém, existem outros animais em que a bactéria pode se instalar, entre eles os suínos, bovinos e até mesmo cães.

Para entrar no nosso corpo, a bactéria utiliza lesões na pele e mucosas, entretanto, ela também pode penetrar na pele sem que haja lesão, isso ocorre quando ficamos expostos por muito tempo à água contaminada.

A doença manifesta-se de maneira diferente em cada pessoa e pode ser dividida em duas fases: a precoce (leptospirêmica) e a tardia (imune). Na fase precoce, geralmente os sintomas são febre, dores de cabeça, dor muscular, dor nas articulações, náusea, vômitos, diarreia, sensibilidade à luz, dilatação dos vasos sanguíneos dos olhos, entre outros. Normalmente a leptospirose nessa fase regride em, no máximo, uma semana. Além disso, em razão de seus sintomas não serem muito específicos, dificilmente a doença é diagnosticada corretamente.


As bactérias do gênero Leptospira são as causadoras da leptospirose

Na fase tardia da doença, as manifestações clínicas são mais graves, sendo comum o surgimento de três sintomas principais: icterícia, insuficiência renal e hemorragias (geralmente pulmonares). Esses sintomas constituem a chamada Síndrome de Weil. Vale ressaltar que a hemorragia pulmonar é uma importante característica a ser observada para diagnóstico de leptospirose na fase tardia. Esse quadro geralmente surge antes da icterícia e insuficiência renal, sendo extremamente grave. Em alguns casos, a doença pode levar à morte.

O tratamento baseia-se na administração de antibióticos e hidratação do paciente. Quando a doença causa insuficiência renal, a hemodiálise pode ser necessária. Vale lembrar que o médico orientará o tratamento adequado em cada caso.

A leptospirose é uma doença de grande incidência no Brasil, principalmente em locais com saneamento básico precário e grande quantidade de roedores. Vale lembrar que, em regiões onde existem muitas enchentes, o problema torna-se mais grave, pois a população acaba ficando constantemente em contato com água que pode estar contaminada.

Para diminuir os casos dessa enfermidade, é de fundamental importância a realização de maiores investimentos em saneamento básico, principalmente no que diz respeito à coleta de lixo e à drenagem da água das chuvas. Além disso, é importante que a população tenha conhecimento das formas de contágio para que evite situações de risco, como se expor à água de enchentes e enxurradas.


Por Ma. Vanessa dos Santos

Por Escola Kids

Você pode se interessar também

Ciências

Bactérias

Ciências

Doenças causadas por bactérias

Ciências

Febres hemorrágicas

Ciências

Saneamento básico

Últimos artigos

Milagre econômico brasileiro

Milagre econômico brasileiro foi um período da Ditadura Militar no qual a economia brasileira apresentou grande crescimento e importantes obras públicas foram realizadas.

Manto terrestre

O manto terrestre é uma camada, constituída pelo magma, muito dinâmica da Terra. Situado entre a crosta e o núcleo, ocupa aproximadamente 84% do volume total do planeta.

Altitude

A altitude é a distância vertical entre um ponto na superfície da Terra e o nível do mar, sendo uma medida importante para a caracterização do relevo de uma área.

Área do cubo

A área do cubo é a medida da superfície desse poliedro. A área da base, a área lateral e a área total do cubo estão relacionadas à área do quadrado.