Qual matéria está procurando ?

Ciências

Ciências

Ferrugem causa tétano?

Ferrugem causa tétano? Descubra a verdade sobre esse questionamento! É só clicar!

Muitas pessoas pensam que objetos enferrujados causam tétano e que perfurações e cortes são preocupantes apenas nesses casos. Entretanto, o tétano não é causado pela ferrugem e não são apenas esses objetos desgastados com o tempo que carregam o agente etiológico da doença.


→ O que é o tétano?

O tétano é uma doença infecciosa causada pela toxina produzida por uma bactéria denominada de Clostridium tetani. A doença provoca tensão muscular, pode afetar músculos do pescoço e desencadear dificuldade de deglutição ou, ainda, afetar músculos do abdômen e diafragma, o que pode resultar em insuficiência respiratória. Essa doença pode causar a morte.


→ Como o tétano é transmitido?

A bactéria Clostridium tetani, que vive no intestino de animais, pode ser encontrada no solo, poeira e fezes. Ela produz esporos que, ao entrarem em contato com ferimentos, tecidos necrosados e tecidos queimados, podem provocar o desencadeamento da doença.

Existe ainda o tétano neonatal, também chamado de mal dos sete dias. Essa doença é transmitida logo após o nascimento e pode ser desencadeada pelo uso de objetos contaminados no momento do corte do cordão ou ainda por cobrir o coto com produtos pouco higiênicos.


→ Qual é a relação entre o tétano e a ferrugem?

Como vimos, a transmissão do tétano ocorre em virtude da penetração de esporos da bactéria em lesões. Qualquer objeto pode provocar a doença, desde que esteja contaminado. Entretanto, muitas pessoas associam a doença a objetos enferrujados, pois eles ficam muito tempo expostos e, portanto, mais sujeitos ao contato com o bacilo tetânico. Todavia, essa não é a única forma de transmissão, uma vez que a bactéria pode estar em diversos locais.


→ Como posso evitar o tétano e qual é o tratamento?

A vacinação contra o tétano é a única forma de prevenir a doença. Para que uma pessoa esteja imune, é necessário que pelo menos três doses de vacina sejam tomadas: a tríplice, a vacina dupla e uma dose de reforço a cada 10 anos. Caso adquira a doença, é necessário que o tratamento seja feito. Para isso, são utilizados antibióticos, alguns relaxantes musculares e imunoglobulinas (anticorpos).

CuriosidadeVocê sabia que o tétano já é conhecido há mais de 2000 anos?

Por Ma. Vanessa dos Santos

O prego enferrujado pode causar tétano? O prego enferrujado pode causar tétano?
Por Vanessa Sardinha dos Santos

Você pode se interessar também

Ciências

Importância das bactérias

Ciências

Soros e vacinas

Ciências

Bactérias

Ciências

Doenças causadas por bactérias

Últimos artigos

Lobisomem

O lobisomem é um homem amaldiçoado com a condição de se transformar em um ser violento, que é metade homem e metade lobo, todas as noites de lua cheia.

Sarampo

O sarampo é uma virose que pode desencadear complicações e até mesmo a morte. Causa febre, manchas no corpo e mal-estar.

Bicho-preguiça

Bicho-preguiça, também conhecido apenas por preguiça, é um animal vertebrado, mamífero, pertence à superordem Xenarthra, e habita desde a América Central até a América do Sul.

USMCA

A nova atualização do acordo trilateral entre Estados Unidos, México e Canadá foi chamada de USMCA. Esse acordo representa uma modernização da zona de livre comércio.