Qual matéria está procurando ?

Ciências

Ciências

Ferrugem causa tétano?

Ferrugem causa tétano? Descubra a verdade sobre esse questionamento! É só clicar!

O prego enferrujado pode causar tétano? O prego enferrujado pode causar tétano?

Muitas pessoas pensam que objetos enferrujados causam tétano e que perfurações e cortes são preocupantes apenas nesses casos. Entretanto, o tétano não é causado pela ferrugem e não são apenas esses objetos desgastados com o tempo que carregam o agente etiológico da doença.


→ O que é o tétano?

O tétano é uma doença infecciosa causada pela toxina produzida por uma bactéria denominada de Clostridium tetani. A doença provoca tensão muscular, pode afetar músculos do pescoço e desencadear dificuldade de deglutição ou, ainda, afetar músculos do abdômen e diafragma, o que pode resultar em insuficiência respiratória. Essa doença pode causar a morte.


→ Como o tétano é transmitido?

A bactéria Clostridium tetani, que vive no intestino de animais, pode ser encontrada no solo, poeira e fezes. Ela produz esporos que, ao entrarem em contato com ferimentos, tecidos necrosados e tecidos queimados, podem provocar o desencadeamento da doença.

Existe ainda o tétano neonatal, também chamado de mal dos sete dias. Essa doença é transmitida logo após o nascimento e pode ser desencadeada pelo uso de objetos contaminados no momento do corte do cordão ou ainda por cobrir o coto com produtos pouco higiênicos.


→ Qual é a relação entre o tétano e a ferrugem?

Como vimos, a transmissão do tétano ocorre em virtude da penetração de esporos da bactéria em lesões. Qualquer objeto pode provocar a doença, desde que esteja contaminado. Entretanto, muitas pessoas associam a doença a objetos enferrujados, pois eles ficam muito tempo expostos e, portanto, mais sujeitos ao contato com o bacilo tetânico. Todavia, essa não é a única forma de transmissão, uma vez que a bactéria pode estar em diversos locais.


→ Como posso evitar o tétano e qual é o tratamento?

A vacinação contra o tétano é a única forma de prevenir a doença. Para que uma pessoa esteja imune, é necessário que pelo menos três doses de vacina sejam tomadas: a tríplice, a vacina dupla e uma dose de reforço a cada 10 anos. Caso adquira a doença, é necessário que o tratamento seja feito. Para isso, são utilizados antibióticos, alguns relaxantes musculares e imunoglobulinas (anticorpos).

CuriosidadeVocê sabia que o tétano já é conhecido há mais de 2000 anos?

Por Ma. Vanessa dos Santos

Por Vanessa Sardinha dos Santos

Você pode se interessar também

Ciências

Bactérias

Ciências

Doenças causadas por bactérias

Ciências

Importância das bactérias

Ciências

Soros e vacinas

Últimos artigos

Ponto e vírgula (;)

O ponto e vírgula é um sinal de pontuação que indica uma pausa mais longa que a pausa da vírgula, mas sem interromper o enunciado, como o ponto.

Alvéolos pulmonares

Alvéolos pulmonares são estruturas que lembram pequenas bolsas e são onde ocorrem as trocas gasosas. São os responsáveis pelo aspecto esponjoso do pulmão.

Cerebelo

Cerebelo é uma parte do encéfalo e está relacionado, entre outras funções, com a manutenção do nosso equilíbrio, postura e ajuste dos movimentos corporais.

Tríplice Aliança

Tríplice Aliança foi um acordo militar assinado, em maio de 1882, por Alemanha, Áustria-Hungria e Itália, que procuravam se proteger de França e Rússia principalmente.