Importância das bactérias

Clique aqui e descubra a importância das bactérias para o homem e o meio ambiente.

As bactérias são organismos microscópicos que apresentam apenas uma célula e não possuem núcleo delimitado por membrana (seres procarióticos). São organismos extremamente bem-sucedidos, sendo encontrados nos mais variados ambientes.

Normalmente as pessoas associam as bactérias a doenças, uma vez que existem várias espécies causadoras de infecções graves. Entre as bactérias patogênicas, podemos citar o Streptococcus pyogenes, relacionada com a amigdalite, Mycobacterium tuberculosis, que causa a tuberculose, Mycobacterium leprae, causadora da hanseníase, e Clostridium tetani, que provoca o tétano.

Vale destacar, no entanto, que as bactérias não provocam apenas danos, sendo responsáveis por vários benefícios aos seres humanos e ao meio ambiente. Para a natureza, as bactérias são importantes porque atuam, juntamente aos fungos, na decomposição. Esse processo é importante porque esses organismos transformam matéria orgânica em produtos inorgânicos, que são aproveitados por outros seres.

Além do processo de decomposição, as bactérias são importantes para o meio por participarem do ciclo do nitrogênio, elemento essencial para os seres vivos que é encontrado principalmente na atmosfera, mas de uma forma que não pode ser absorvido. As bactérias disponibilizam o nitrogênio para as plantas e para o solo para que ele possa ser assim utilizado.

A toxina botulínica é utilizada para amenizar as rugas

As bactérias também são encontradas na natureza em associação mutualística com outros organismos. A Escherichia coli, por exemplo, vive normalmente em nosso intestino grosso e atua na produção de vitamina K e algumas vitaminas do Complexo B. Vale destacar, em contrapartida, que algumas bactérias E. coli provocam doenças em humanos.

As bactérias também podem ser usadas economicamente pelo homem, como é o caso da Lactobacillus bulgaris e da Streptococcus thermophilus, usadas na produção de iogurte. Além disso, elas são usadas na produção de vacinas, antibióticos e até mesmo de hormônios, como é o caso da insulina. No que diz respeito ao campo estético, as bactérias são usadas para diminuir rugas de expressão por meio do uso da toxina botulínica. As bactérias atualmente estão sendo usadas também na despoluição de ambientes e no controle biológico de pragas, sendo inseridas para matar insetos sem causar poluição.

Percebemos, portanto, que as bactérias são organismos extremamente importantes em todos os campos da nossa vida e que esses pequenos seres são essenciais para a nossa sobrevivência e de outros seres. Lembre-se: Todas as formas de vida são importantes, até mesmo as microscópicas!

Aproveite para conferir a nossa videoaula sobre o assunto:

A E. coli  é encontrada no intestino e não causa danos à saúde A E. coli é encontrada no intestino e não causa danos à saúde

Ferrugem causa tétano?

Superbactérias

Do que é feito o iogurte?

Reino Monera

Sistema respiratório | Ensino Fundamental I

O sistema respiratório é responsável pela oxigenação das células. Para que isso aconteça, é necessário que o ar passe por diversos órgãos.

Sistema Urinário | Ensino Fundamental I

O sistema urinário é o responsável por eliminar as excretas do organismo, isto é, tudo aquilo de que nosso corpo não precisa mais.

8 de setembro — Dia Internacional da Alfabetização

O Dia Internacional da Alfabetização é uma data que busca conscientizar sobre os vários problemas que envolvem a alfabetização no Brasil e no mundo.

Idade Antiga

Idade Antiga é um dos períodos da história humana, de acordo com a periodização que predomina atualmente na disciplina. Trata sobre as civilizações antigas.