Qual matéria está procurando ?

Ciências

Ciências

Água Potável

A água potável passa por processos de tratamentos, clique e confira!

por Escola Kids
A água potável não possui cor, gosto nem cheiro. A água potável não possui cor, gosto nem cheiro.

A água é uma substância indispensável para a vida. Quando a quantidade de água do nosso organismo fica baixa, podemos apresentar um quadro de desidratação. Alguns de seus sintomas são: fraqueza, aceleração do coração e ressecamento da pele, deixando a pessoa debilitada.

Água potável é o nome dado àquela água que não tem cheiro (inodora); não tem cor (incolor) e não tem gosto (insípida). Para o consumo, ela deve possuir essas qualidades, e se apresentar preferencialmente fresca, ou com temperatura agradável.

Dependendo de onde seja extraída, a água potável pode ser consumida imediatamente, sem passar por processos de tratamento. No entanto, se seu manancial ou fonte não forem limpos e seguros, não podemos ingeri-la, pois ela pode provocar intoxicações ou problemas de saúde, como diarreias e vômitos, causados por micro-organismos.

Considerando a importância da qualidade da água para as nossas vidas, foram criadas as ETAs: sigla de “estações de tratamento de água”. Lá, a água é captada de rios e represas, e passa por filtros, eliminando partículas sólidas. Depois, é tratada com produtos químicos, matando micro-organismos que podem causar doenças.

Em muitas casas, a água já vem tratada. No entanto, como nem todas as caixas-d’água são corretamente limpas, é interessante que ela seja filtrada, antes de ser ingerida. Outras famílias preferem, ainda, comprar garrafões de água mineral, para que ela seja utilizada para beber e preparar alimentos.


Infelizmente, nem todas as casas são abastecidas por água tratada. Nessa situação, ela precisa ser filtrada, seja com filtro de barro ou coador, limpos. Depois, é necessário que seja tratada.

Existem duas formas de fazer isso, com auxílio de um adulto:

- Colocar duas gotas de água sanitária para cada litro de água já filtrada;

- Ferver a água já filtrada por quinze minutos e, depois, agitá-la, para que seu gosto não fique desagradável.
 


Cumprindo essas etapas, também é importante armazenar a água em um local limpo. Depois, ela pode ser ingerida à vontade, sem problemas!

Na realidade, seria bom que todas as casas recebessem água tratada, já que muitas pessoas não conhecem esses procedimentos explicados no texto. Por isso, é muito importante que os governantes cuidem da população, dando-lhe boas condições de vida.

Por Mariana Araguaia
Bióloga, especialista em Educação Ambiental
Equipe Escola Kids

Você pode se interessar também

Ciências

Separação de misturas

Ciências

Estados Físicos da Água e suas Mudanças

Ciências

Importância da água para o nosso corpo

Ciências

A Água

Não encontrou o
conteúdo ou matéria
que queria?

Mande seu questionamento, dúvidas ou sugestões para a equipe do Escola Kids que está pronta pra te ajudar.

Saiba mais

Últimos artigos

Protocolo de Kyoto

Protocolo de Kyoto é um tratado internacional criado em 1997 em Kyoto, no Japão. Seu principal objetivo é estabilizar as emissões de gases de efeito estufa na atmosfera.

Países desenvolvidos

Países desenvolvidos são nações que apresentam elevado grau de industrialização e alto desenvolvimento socioeconômico, com base em critérios como IDH e PIB.

Acordo de Paris

O Acordo de Paris representa um compromisso mundial cuja meta é não permitir que o aumento da temperatura média do planeta ultrapasse 2°C. Esse acordo foi assinado por 195 países.

Declaração Universal dos Direitos Humanos

A Declaração Universal dos Direitos Humanos é um documento que foi elaborado pela ONU em resposta a todas as atrocidades cometidas durante a Segunda Guerra Mundial.