Qual matéria está procurando ?

Ciências

Ciências

Água Potável

A água potável passa por processos de tratamentos, clique e confira!

A água é uma substância indispensável para a vida. Quando a quantidade de água do nosso organismo fica baixa, podemos apresentar um quadro de desidratação. Alguns de seus sintomas são: fraqueza, aceleração do coração e ressecamento da pele, deixando a pessoa debilitada.

Água potável é o nome dado àquela água que não tem cheiro (inodora); não tem cor (incolor) e não tem gosto (insípida). Para o consumo, ela deve possuir essas qualidades, e se apresentar preferencialmente fresca, ou com temperatura agradável.

Dependendo de onde seja extraída, a água potável pode ser consumida imediatamente, sem passar por processos de tratamento. No entanto, se seu manancial ou fonte não forem limpos e seguros, não podemos ingeri-la, pois ela pode provocar intoxicações ou problemas de saúde, como diarreias e vômitos, causados por micro-organismos.

Considerando a importância da qualidade da água para as nossas vidas, foram criadas as ETAs: sigla de “estações de tratamento de água”. Lá, a água é captada de rios e represas, e passa por filtros, eliminando partículas sólidas. Depois, é tratada com produtos químicos, matando micro-organismos que podem causar doenças.

Em muitas casas, a água já vem tratada. No entanto, como nem todas as caixas-d’água são corretamente limpas, é interessante que ela seja filtrada, antes de ser ingerida. Outras famílias preferem, ainda, comprar garrafões de água mineral, para que ela seja utilizada para beber e preparar alimentos.


Infelizmente, nem todas as casas são abastecidas por água tratada. Nessa situação, ela precisa ser filtrada, seja com filtro de barro ou coador, limpos. Depois, é necessário que seja tratada.

Existem duas formas de fazer isso, com auxílio de um adulto:

- Colocar duas gotas de água sanitária para cada litro de água já filtrada;

- Ferver a água já filtrada por quinze minutos e, depois, agitá-la, para que seu gosto não fique desagradável.
 


Cumprindo essas etapas, também é importante armazenar a água em um local limpo. Depois, ela pode ser ingerida à vontade, sem problemas!

Na realidade, seria bom que todas as casas recebessem água tratada, já que muitas pessoas não conhecem esses procedimentos explicados no texto. Por isso, é muito importante que os governantes cuidem da população, dando-lhe boas condições de vida.

Por Mariana Araguaia
Bióloga, especialista em Educação Ambiental
Equipe Escola Kids

A água potável não possui cor, gosto nem cheiro. A água potável não possui cor, gosto nem cheiro.
Por Mariana Araguaia

Você pode se interessar também

Geografia

As atividades que mais consomem água

Ciências

Ciclo da água

Ciências

Consumo consciente de água

Ciências

Estados físicos da água e suas mudanças

Últimos artigos

Cuca

Cuca é um ser do folclore brasileiro e apresentada como uma velha má que sequestra crianças. Por meio de Monteiro Lobato, a forma de jacaré da cuca se popularizou.

Animais herbívoros

Os animais herbívoros se alimentam de algas e/ou vegetais e, portanto, ocupam sempre o nível de consumidores primários na cadeia alimentar.

Realismo no Brasil

Realismo foi um estilo de época do século XIX. No Brasil, Machado de Assis é seu maior representante.

Código de Hamurábi

Código de Hamurábi — código de leis tradicionais na Mesopotâmia — foi compilado por Hamurábi, rei da Babilônia, no século XVIII a.C.