Qual matéria está procurando ?

Ciências

Ciências

A reprodução das plantas

A reprodução das plantas acontece, quase sempre, por meio da flor.

A reprodução de quase todas as plantas acontece por meio da flor, que possui, em seu interior, o órgão feminino chamado de gineceu e o órgão masculino chamado de androceu.

O androceu é composto pelos estames, que sustentam a bolsa onde se encontram os grãos de pólen. Nos grãos de pólen existem as células sexuais da planta.

O gineceu é composto pelo ovário, que produz e armazena os óvulos. Nos óvulos também existem as células sexuais da planta.

Quando os grãos de pólen chegam até o gineceu e alcançam o óvulo, ocorre a fecundação. O ovário irá se desenvolver e se transformar em fruto, enquanto que o óvulo se transformará em sementes. Assim, a flor murchará.


Animais que ajudam na polinização das flores

As plantas precisam de ajuda para que o grão de pólen que fica no androceu chegue até o gineceu. Uma das formas de ajuda que a natureza oferece são os insetos. Eles conseguem levar os grãos de pólen de uma flor para outra, ocorrendo o que chamamos de polinização. Beija-flores, o vento e a água também ajudam as flores na polinização.

Além disso, os animais também ajudam a espalhar as sementes das plantas. Ao se alimentarem de frutos, os animais podem deixar cair no solo alguma semente. Se houver condições adequadas para a germinação, uma nova planta nascerá.

Algumas plantas desenvolveram estruturas que ajudam a espalhar as suas sementes. É o caso dos frutos do dente-de-leão e do carrapicho.


Plantas que possuem estruturas para a disseminação de suas sementes


Paula Louredo
Graduada em Biologia

Esquema de uma flor mostrando os órgãos masculino e feminino Esquema de uma flor mostrando os órgãos masculino e feminino
Por Escola Kids

Você pode se interessar também

Ciências

Briófitas

Ciências

Tipos de frutos

Ciências

Cor das flores

Ciências

Agentes polinizadores

Últimos artigos

Período Helenístico

Período Helenístico foi iniciado com a conquista da Grécia pelos macedônicos e ficou marcado pela difusão da cultura grega a partir do reinado de Alexandre, o Grande.

Império Carolíngio

Império Carolíngio foi a continuidade do Reino dos Francos sob o controle da Dinastia Carolíngia, iniciada por Pepino, o Breve em meados do século VII.

Civilização Micênica

Civilização Micênica foi uma das grandes civilizações do período de formação do povo grego, conhecida por suas grandes cidades fortificadas e pelo seu bom comércio.

Peste de Atenas

Peste de Atenas foi uma epidemia que atingiu essa cidade grega em 430-427 a.C., bem no início da Guerra do Peloponeso, causando milhares de mortes.