Qual matéria está procurando ?

Ciências

Ciências

Reprodução das plantas | Ensino Fundamental I

A reprodução das plantas acontece de forma natural e, assim como todos os seres vivos, elas passam por ciclos de transformação: nascem, crescem, reproduzem-se e morrem. É importante compreender que as plantas se reproduzem de duas formas diferentes:

  • reprodução sexuada;

  • reprodução assexuada.

Para compreender melhor como acontece a reprodução das plantas, é importante entender que cada planta usa uma forma de se reproduzir, respeitando sua espécie.

Leia também: É perigoso dormir com plantas no quarto?

As plantas se reproduzem de formas distintas de acordo com a sua espécie.

Como ocorre a reprodução sexuada?

A reprodução sexuada acontece quando o gameta feminino une-se ao gameta masculino. O gameta nada mais é do que as células reprodutivas das plantas.

A maior parte das plantas possui um conjunto de estruturas reprodutivas masculinas chamado androceu e um conjunto de estruturas reprodutivas femininas chamado gineceu. No androceu, encontramos o grão de pólen, que é onde estão as células reprodutivas masculinas dos vegetais. Já no gineceu está o ovário, que armazena os óvulos, e esses possuem as células reprodutivas femininas. Quando os grãos de pólen chegam até o gineceu, alcançando o óvulo, acontece a fecundação.

Para compreendermos melhor, vamos usar a samambaia como exemplo. Em determinadas épocas, a samambaia produz um soro, que são uns pontinhos escuros na planta. Esse soro indica que ela está pronta para a reprodução. Em cada soro surgem vários esporos, que, ao amadurecerem, fazem o soro se abrir. Em seguida, os esporos caem no solo úmido e passam a germinar, dando origem ao protalo, que é uma plantinha em forma de coração. O protalo, que possui os gametas, dá origem a uma nova samambaia.

As abelhas oferecem uma grande ajuda nesse tipo de reprodução, pois o pólen, que fica no androceu, é levado por elas para o gineceu da mesma planta ou de plantas diferentes, permitindo assim a fecundação.

Abelhas transportando o grão de pólen.

E a reprodução assexuada?

Na reprodução assexuada, a planta não precisa de outro gameta para se reproduzir. Para esse tipo de reprodução, são retiradas partes da planta para se obter novas plantas, o que é conhecido como clone. Sendo assim, o que realmente é utilizado nesse tipo de reprodução é o material genético da planta.

A reprodução assexuada pode acontecer de cinco maneiras diferentes:

1º - Brotamento: o corpo da planta pode desenvolve brotos, que, em determinado momento, separam-se e originam uma nova planta.

2º - Divisão binária: a célula divide-se em duas células-filhas.

3º - Fragmentação: a planta divide-se em fragmentos, dando origem a novas plantas idênticas.

4º - Partenogênese: o gameta feminino desenvolve-se mesmo se não for fecundado.

5º - Esporulação: a planta reproduz-se por meio de esporos. Assim, uma nova planta surge se houver condições ambientais favoráveis.

A reprodução assexuada é mais comum em algas, fungos e bactérias.

Mas como as plantas se reproduzem se não saem do lugar?

Para isso elas precisam da ajuda do vento ou dos animais, como o beija-flor, que levam de um lado para outro o pólen, e assim a reprodução vai acontecendo. Isso acontece porque a natureza está em equilíbrio e é necessário respeitar a forma como a natureza rege suas ações.

Veja também: Como o corpo da planta transporta substâncias?

Atividades

1 - Marque com V para verdadeiro e F para falso.

a) ( ) As plantas reproduzem-se de três formas diferentes: reprodução sexuada, fotossíntese e reprodução assexuada.

b) ( ) No interior da planta, existe a estrutura reprodutiva feminina chamada gineceu e a estrutura reprodutiva masculina chamada androceu.

c) ( ) Na reprodução assexuada, a planta não precisa de outro gameta para reproduzir-se.

Resolução

a) F - As plantas reproduzem-se apenas de duas maneiras: sexuada e assexuada.

b) V

c) V

Por Daviane Nunes

Você pode se interessar também

Geografia

A Vegetação

Ciências

Adaptações dos caules

Ciências

Agentes polinizadores

Ciências

Angiospermas

Últimos artigos

Pau-brasil

Pau-brasil foi o primeiro artigo que os portugueses exploraram durante a colonização. Era uma madeira conhecida por permitir a fabricação de um corante avermelhado.

Deuses gregos

Os deuses gregos formavam o chamado panteão da religião dos gregos. Na crença grega, eram imortais, mas tinham forma humana e sentimentos comuns aos dos humanos.

Macacos

Macacos são animais mamíferos da ordem dos primatas que, geralmente, são encontrados vivendo em grupos, os quais apresentam comportamento social.

Tutu

Tutu, no folclore brasileiro, é reconhecido como um monstro disforme que é muito associado com o bicho-papão, o monstro devorador de crianças.