Português

Como usar corretamente o pronome relativo “quem”?

Os pronomes relativos e a coesão textual: Clique e aprenda a usar corretamente o pronome relativo “quem”.

O pronome relativo quem deve ser empregado na oração para fazer referência a pessoas ou coisas personificadas

O emprego adequado dos pronomes relativos é muito importante para uma boa redação. Esses pequenos elementos cumprem uma função sintática significativa, pois, ao fazerem referência a um termo expresso anteriormente no texto, evitam a repetição e colaboram para a coesão textual.

Entre os principais pronomes, está o pronome “quem”, que na oração desempenhará o papel de pronome substantivo. Quer saber como utilizá-lo corretamente? O Escola Kids preparou um guia prático e fácil para você não errar mais. Vamos à leitura? Bons estudos!

Como usar corretamente o pronome relativo quem?

Dica 1 ► O pronome relativo “quem” deve ser empregado quando fizer referência a pessoas ou coisas personificadas e, na maioria das vezes, aparecerá precedido de preposição. Na oração seguinte, ele substituirá o termo antecedente (pessoas ou coisas personificadas), lembrando que essa oração será subordinada à primeira. Para que você entenda direitinho, observe o exemplo:

1. Ela encontrou a melhor amiga na escola. Gosta muito da amiga.

2. Ela encontrou a melhor amiga na escola, de quem gosta muito.

As orações “Ela encontrou a melhor amiga na escola. Gosta muito da amiga.” foram reunidas em um único período, “Ela encontrou a melhor amiga na escola, de quem gosta muito”, formando um período composto. O uso do pronome relativo “quem” evitou a repetição do substantivo “amiga”, por isso dizemos que ele atuou na oração como um pronome substantivo, além de ter colaborado bastante para a coesão textual ao eliminar a repetição desnecessária de palavras.

Dica 2 Quando for precedido de uma preposição, o que acontece na maioria das vezes, o pronome relativo “quem” exercerá função de objeto direto preposicionado. Veja só:

A menina que vi ontem no parque de diversões estuda na minha escola.

Substitua o pronome relativo “que”, um objeto direto, pelo pronome “quem”:

A menina a quem vi ontem no parque de diversões estuda na minha escola.

Dica 3 Quando não for precedido de uma preposição, o pronome relativo “quem” exercerá a função de sujeito da oração, tendo o mesmo valor que os seguintes pronomes: o que, a que, os que, as que, aquele que, aquela que, aqueles que, aquelas que. Observe:

Foi ela a que me falou sobre a festa. Foi ela quem me falou sobre a festa.

Dica 4 ► Existem situações nas quais o pronome relativo “quem” surgirá na oração com emprego absoluto, ou seja, sem fazer referência a um antecendente. Nessas ocasiões ele será considerado como do gênero masculino e flexionado numericamente no singular. Lembre-se também de que você não deverá empregar a vírgula entre o “quem” e o segundo verbo com o qual o pronome concordará. Observe os exemplos:

Quem avisa amigo é. (Errado: Quem avisa, amigo é).

Quem acredita sempre alcança. (Errado: Quem acredita, sempre alcança).

Quem viver verá. (Errado: Quem viver, verá).


Por Luana Castro
Graduada em Letras

Por Luana Castro Alves Perez

Versão completa