Orações coordenadas são aquelas que não dependem de outras orações para fazer sentido. Se houver conectivos entre elas, são chamadas de sindéticas; se não, de assindéticas.
Orações coordenadas são aquelas que não dependem de nenhuma outra oração para fazer sentido. Em vez disso, elas podem aparecer isoladas. Podem ser ligadas a outras orações coordenadas por meio de conjunções, estabelecendo relação de adição, oposição, alternativa, conclusão ou explicação.
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As orações coordenadas são aquelas que não dependem de outras orações para fazer sentido, ou seja, são independentes, pois fazem sentido mesmo se estiverem isoladas.
Lembre-se de que oração é toda unidade sintática que apresenta um predicado e, por consequência, um verbo. Logo, unidades diferentes com predicados diferentes (ou seja, verbos diferentes) são orações diferentes.
Há dois tipos de orações coordenadas: as assindéticas e as sindéticas.
As orações coordenadas assindéticas são orações independentes entre si e que, apesar de estarem justapostas (ou seja, uma ao lado da outra), não são ligadas entre si por nenhum conectivo, isto é, nenhuma conjunção.
Veja alguns exemplos de orações coordenadas assindéticas e note que não há nenhuma palavra que liga uma à outra:
oração coordenada 1 + oração coordenada 2
“Estivemos lá, foi muito legal!”
“Eu sempre quis conhecê-la, ela é a minha heroína!”
“Não temos mais esse produto, volte outro dia.”
As orações coordenadas sindéticas são orações independentes entre si, mas ligadas umas às outras por conectivos, conjunções que ligam uma oração à outra. Ao ligar orações diferentes, essas conjunções criam sentido entre elas.
Baseados no sentido estabelecido entre as orações, há cinco tipos de orações coordenadas sindéticas:
São aquelas que têm sentido de adição entre si, ou seja, elas se complementam, somam ou reforçam as ideias entre elas.
“Estava muito empolgada para apresentar o trabalho e conseguiu uma bela promoção.”
“Não acordei cedo nem cheguei lá no horário...”
São aquelas que têm sentido de oposição entre si.
“Éramos muito próximos, mas eu mudei de escola.”
“Eu ouvia muito rock antes e parei de ouvir há alguns anos.”
São aquelas que marcam uma escolha entre diferentes alternativas ou a negação de duas alternativas.
“Ou vamos para o passeio, ou ficamos em casa.”
“Nem visitei minha avó, nem saí com meus amigos.”
São aquelas que estabelecem relação de conclusão entre si.
“Cheguei mais cedo, então almocei antes.”
“Eu fiquei doente, portanto, não pude comparecer.”
São aquelas que estabelecem relação de explicação uma em relação à outra.
“Entendo de signo, porque meu namorado vive falando sobre isso.”
“Desisti do curso, pois fiquei sem dinheiro.”
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As orações coordenadas não dependem de nenhuma outra oração para fazer sentido. As orações subordinadas dependem de outra oração para fazer sentido. Assim, as orações subordinadas precisam estar ligadas a uma oração principal, com a qual se estabelece sentido.
“Eu sei cantar bem, mas continuo fazendo aulas de canto.”
No exemplo acima, se isolarmos as duas orações, elas continuam fazendo sentido:
“Eu sei cantar bem. Eu continuo fazendo aulas de canto.”
“Apesar de saber cantar bem, eu continuei fazendo aulas de canto.”
No exemplo acima, a oração subordinada “Apesar de saber cantar bem” não tem sentido completo, dependendo de outra para fazer sentido (nesse caso, da oração principal “eu continuei fazendo aulas de canto”).
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Questão 1
Assinale a alternativa que apresenta uma oração coordenada adversativa.
A) Eu ganhei um presente, porque fui um bom menino.
B) Vou para a praia ou vou ficar em casa nas férias.
C) Eu já tenho um cachorro, mas ainda quero ter mais um.
D) Eu guardei dinheiro e comprei um brinquedo novo.
Respostas
Alternativa C. Há relação adversativa (de oposição) entre as duas orações, o que é visto pelo uso da conjunção “mas”.
Questão 2
Assinale a alternativa que apresenta uma oração subordinada.
A) Gosto de brincar de pega-pega, mas também gosto de ler.
B) Eu soube que você passou de ano!
C) Eu tinha uma pipa e ganhei uma boneca.
D) Vou estudar e ficar muito inteligente.
Resposta
Na alternativa B, há uma oração subordinada: “que você passou de ano” é uma oração subordinada à oração principal “Eu soube”.