Qual matéria está procurando ?

Português

Português

Período composto por Coordenação e por Subordinação

Entre o período composto por coordenação e por subordinação há algumas diferenças. Não deixe de conhecê-las, clicando aqui!

por Escola Kids
No período composto por coordenação as orações são independentes, e no período composto por subordinação elas são dependentes entre si No período composto por coordenação as orações são independentes, e no período composto por subordinação elas são dependentes entre si

Você se lembra de quando estudamos sobre frases, orações e períodos? Pois bem, em se tratando desses últimos, vamos recordá-los?

Por que período? Ora, porque nele pode haver mais de um verbo, por isso é chamado de composto. Vamos então verificar alguns exemplos:

Papai chegou e saiu.
Gostaria de ir, mas não posso.
Patrícia é uma boa menina, pois é muito educada.


Convidamos você a realizar uma tarefinha: retirar o termo que se encontra sublinhado e fazer com que as orações se tornem duas. Quer uma ajudazinha? Então vamos lá!

Há diferenças entre o período composto por coordenação e por subordinação
Há diferenças entre o período composto por coordenação e por subordinação

Papai chegou. Papai saiu.
(Eu) gostaria de ir. (Eu) não posso.
Patrícia é uma boa menina. Patrícia é muito educada

Pois bem, como você pôde perceber, a presença daquele elemento que as ligou, o qual recebe o nome de conjunção, é importante, mas se retirado o sentido não fica prejudicado, pois ele apenas conecta as orações.

Dessa forma, saiba que estamos falando do período composto por coordenação, pois nele as orações são independentes entre si.  

Vejamos outro exemplo:

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Iremos ao cinema, se não chover.

Convido-o (a) novamente a refletir. Agora, analisando somente a oração que aparece depois da vírgula, ou seja: se não chover.

Que estranho, não? Se alguém lhe disser isso, ficará no mínimo em dúvida. 
 
Saiba que estamos falando do período composto por subordinação, pois as orações agora estabelecem uma relação de dependência entre si. Vamos analisá-lo:

Iremos ao cinema, se não chover.

Temos que a primeira oração – iremos ao cinema, possui um sentido completo.

Já a segunda – se não chover, apresenta-se totalmente dependente da primeira, ou seja, ela não possui sentido por si só.


Percebeu a diferença entre os dois períodos?


Por Vânia Duarte
Graduada em Letras

Você pode se interessar também

Português

A vírgula nas orações coordenadas

Português

Orações subordinadas adverbais

Português

Vírgula nas orações subordinadas

Português

Conceito de frase, oração e período

Últimos artigos

Cangurus

Cangurus são animais marsupiais que se destacam por possuírem pernas traseiras fortes, que conseguem garantir saltos a grandes distâncias.

Operadores argumentativos

Operadores argumentativos são expressões que ligam orações, períodos ou até mesmo parágrafos, conforme a intenção do autor.

Catar

Catar ou Qatar é um emirado localizado no Oriente Médio. O Catar é considerado um país com uma das maiores economias do planeta.

Tráfico negreiro

O tráfico negreiro começou a ser direcionado para o Brasil a partir da década de 1540 e trouxe milhões de escravos para atender à demanda por trabalhadores na colonização.