Qual matéria está procurando ?

Português

Português

Conjunções coordenativas adversativas

Neste artigo você vai conhecer as conjunções coordenativas adversativas e aperfeiçoar seus conhecimentos sobre morfologia da Língua Portuguesa.

Aprender sobre as conjunções é muito importante, sabe por quê? Porque as conjunções são as palavras que conectam as orações, estabelecendo entre elas relação de dependência (subordinação) ou não (coordenação).

As conjunções coordenativas, como o próprio nome revela, são aquelas que coordenam orações independentes sintaticamente. As conjunções coordenativas adversativas representam um dos cinco grupos de conjunções coordenativas, a saber: Aditivas, Adversativas, Alternativas, Conclusivas e Explicativas.

Conjunções coordenativas adversativas:

As conjunções adversativas são aquelas que exprimem relações de contraste/oposição de ideias entre uma oração e outra. Algumas dessas conjunções são:

  • Mas – Gosto de arroz branco, mas prefiro integral.

  • Porém – Chegamos cedo, porém muito cansados.

  • Todavia – Os soldados lutaram com garra, todavia, não venceram a batalha.

  • Contudo – Eu avisei, contudo, você não me ouviu.

  • No entanto – Comprei 1 litro de veneno, no entanto, não foi o suficiente.

  • Entretanto – Há dois meses estou malhando, entretanto, não vi resultado algum.

  • Não obstante – Estamos a mil quilômetros de distância um do outro, não obstante, vejo-nos mais próximos.

     

Por Ma. Luciana Kuchenbecker Araújo

As conjunções coordenativas adversativas exprimem relação de contraste/oposição As conjunções coordenativas adversativas exprimem relação de contraste/oposição
Por Luciana Kuchenbecker Araújo

Você pode se interessar também

Português

Conceito de frase, oração e período

Português

Conjunções subordinativas

Português

Orações coordenadas

Últimos artigos

Pau-brasil

Pau-brasil foi o primeiro artigo que os portugueses exploraram durante a colonização. Era uma madeira conhecida por permitir a fabricação de um corante avermelhado.

Deuses gregos

Os deuses gregos formavam o chamado panteão da religião dos gregos. Na crença grega, eram imortais, mas tinham forma humana e sentimentos comuns aos dos humanos.

Macacos

Macacos são animais mamíferos da ordem dos primatas que, geralmente, são encontrados vivendo em grupos, os quais apresentam comportamento social.

Tutu

Tutu, no folclore brasileiro, é reconhecido como um monstro disforme que é muito associado com o bicho-papão, o monstro devorador de crianças.