Os verbos têm a função de expressar ações, estados e fenômenos da natureza e, para cumprir esse propósito, utiliza-se de categorias, como tempo e modo.
Os verbos constituem uma classe gramatical que é responsável por expressar uma ação, um estado, um desejo ou um acontecimento, ou até um fenômeno natural, por isso essa classe é fundamental à nossa comunicação.
Os verbos flexionam-se em tempo, modo, número e pessoa, o que torna seu estudo complexo. Embora sejam muitos os elementos que constituem essa classe de palavras, a dedicação para estudá-la é necessária para alcançar a norma padrão de nossa língua.
Leia também: Complementos verbais: objeto direto, indireto e agente da passiva
Os verbos são classificados em
Verbos de 1ª conjugação: terminados em -ar;
Verbos de 2ª conjugação: terminados em -er;
Verbos de 3ª conjugação: terminados em -ir e em -or.
As vogais “a”, “e” e “i” são chamadas de vogais temáticas.
A estrutura dos verbos consiste em um radical, que é a parte que geralmente mantém-se fixa (no caso dos verbos regulares); a vogal temática, que mostra a conjugação da qual o verbo faz parte, conforme apresentamos anteriormente; e as desinências, que marcam gramaticalmente o tempo, modo, número e pessoa.
A estrutura básica baseia-se em: radical + vogal temática + desinência. A tabela a seguir apresenta alguns verbos segmentados, a fim de ilustrar melhor essa explicação.
|
Radical |
Vogal temática |
Desinência |
Brincar |
Brinc- |
-a- |
-r |
Brincamos |
Brinc- |
-a- |
-mos |
Correr |
Corr- |
-e- |
-r |
Correram |
Corr- |
-e- |
-ram |
Partir |
Part- |
-i- |
-r |
Partiremos |
Part- |
-i- |
-remos |
O verbo sofre flexões, ou seja, é modificado de acordo com o contexto em que está inserido, mudando o tempo, o modo, o número (plural ou singular) e a pessoa (1ª, 2ª ou 3ª pessoa), a fim de adequar-se gramaticalmente ao restante do ambiente em que se encontra, trazendo a concordância verbal. Para saber mais sobre esse tema, leia: estrutura dos verbos.
Embora na seção anterior os exemplos apresentados tenham utilizado verbos com a estrutura regular, com o radical sendo sempre mantido e as desinências específicas, isso não abarca a totalidade dos verbos existentes na nossa língua. Na língua portuguesa, há outras classificações verbais quanto à estrutura.
São os que apresentam um padrão estabelecido, como pudemos observar na seção anterior, em que o radical é mantido e as desinências já são predeterminadas, uma vez que se repetem nas flexões de diferentes verbos. É importante ressaltar que cada conjugação (1ª, 2ª e 3ª) possui seu próprio padrão, já que elas apresentam suas vogais temáticas específicas.
Outros exemplos dessa classificação poderão ser observados na seção seguinte.
A mudança que ocorre nesses verbos não segue um padrão. Muitas vezes, as desinências e vogais temáticas são diferentes do padrão e, em alguns casos, até o radical fica diferente. Temos, como exemplo, os verbos fazer e saber flexionados no presente e no pretérito perfeito do modo indicativo, respectivamente. Veja:
|
Fazer |
|
Eu |
Faço |
Fiz |
Tu |
Fazes |
Fizeste |
Ele/Ela |
Faz |
Fez |
Nós |
Fazemos |
Fizemos |
Vós |
Fazeis |
Fizestes |
Eles/Elas |
Fazem |
Fizeram |
|
Saber |
|
Eu |
Sei |
Soube |
Tu |
Sabes |
Soubeste |
Ele/Ela |
Sabe |
Soube |
Nós |
Sabemos |
Soubemos |
Vós |
Sabeis |
Soubestes |
Eles/Elas |
Sabem |
Souberam |
É possível perceber que, no presente, os radicais dos verbos não foram mantidos nas flexões de 1ª pessoa singular e que, no pretérito perfeito, as flexões de todas as pessoas possuem essa característica.
São verbos que apresentam mudança profunda na sua forma quando são flexionados. Temos, como exemplo, os verbos ser e ir, no presente e no pretérito perfeito do modo indicativo, respectivamente. Observe:
|
Ser |
|
Eu |
Sou |
Fui |
Tu |
És |
Foste |
Ele/Ela |
É |
Foi |
Nós |
Somos |
Fomos |
Vós |
Sois |
Fostes |
Eles/Elas |
São |
Foram |
|
Ir |
|
Eu |
Vou |
Fui |
Tu |
Vais |
Foste |
Ele/Ela |
Vai |
Foi |
Nós |
Vamos |
Fomos |
Vós |
Ides |
Fostes |
Eles/Elas |
Vão |
Foram |
Observa-se que nos dois exemplos os radicais não aparecem em nenhuma das flexões. Além disso, as flexões do pretérito perfeito são iguais para ambos os verbos, o que só é possível por não possuírem padrões predeterminados.
Esses verbos não podem ser flexionados em todas as pessoa s do discurso, por isso não são verbos regulares e nem irregulares. É o caso do verbo falir e colorir, que estão conjugados a seguir no presente do modo indicativo.
|
Falir |
Colorir |
Eu |
- |
- |
Tu |
- |
Colores |
Ele/Ela |
- |
Colore |
Nós |
Falimos |
Colorimos |
Vós |
Falis |
Coloris |
Eles/Elas |
- |
Colorem |
Esses verbos possuem mais de uma forma aceita pela norma padrão a depender do contexto. Como exemplos verbos abundantes, temos:
Pagar → pagado e pago
Ganhar → ganhado e ganho
Suspender → suspendido e suspenso
Incluir → incluído e incluso
Expelir → expelido e expulso
Corrigir → corrigido e correto
Os verbos são flexionados em modos verbais e tempos verbais. Existem três modos verbais que são aplicados em contextos diferentes e, nos modos indicativo e subjuntivo, pode-se observar a presença de diferentes tempos verbais que indicam o momento em que a ação ocorreu.
Esse modo expressa a certeza de que a ação ocorreu, ocorre ou ocorrerá, portanto, os verbos conjugados no modo indicativo exprimem possibilidades reais de a ação ocorrer.
Indica algo que acontece no momento da fala, hábitos e verdades universais.
|
Brincar |
Correr |
Partir |
Eu |
Brinco |
Corro |
Parto |
Tu |
Brincas |
Corres |
Partes |
Ele/Ela |
Brinca |
Corre |
Parte |
Nós |
Brincamos |
Corremos |
Partimos |
Vós |
Brincais |
Correis |
Partis |
Eles/Elas |
Brincam |
Correm |
Partem |
Indica ações iniciadas e concluídas em um momento anterior ao da fala.
|
Brincar |
Correr |
Partir |
Eu |
Brinquei |
Corri |
Parti |
Tu |
Brincaste |
Correste |
Partiste |
Ele/Ela |
Brincou |
Correu |
Partiu |
Nós |
Brincamos |
Corremos |
Partimos |
Vós |
Brincastes |
Correstes |
Partistes |
Eles/Elas |
Brincaram |
Correram |
Partiram |
Indicar algo que acontecia em momento anterior ao da fala, mas que deixou de acontecer ou hábitos passados.
|
Brincar |
Correr |
Partir |
Eu |
Brincava |
Corria |
Partia |
Tu |
Brincavas |
Corrias |
Partias |
Ele/Ela |
Brincava |
Corria |
Partia |
Nós |
Brincávamos |
Corríamos |
Partíamos |
Vós |
Brincáveis |
Corríeis |
Partíeis |
Eles/Elas |
Brincavam |
Corriam |
Partiam |
Indicar uma ação que ocorreu antes de outra ação já ocorrida no passado.
|
Brincar |
Correr |
Partir |
Eu |
Brincara |
Correra |
Partira |
Tu |
Brincaras |
Correras |
Partiras |
Ele/Ela |
Brincara |
Correra |
Partira |
Nós |
Brincáramos |
Corrêramos |
Partíramos |
Vós |
Brincáreis |
Corrêreis |
Partíreis |
Eles/Elas |
Brincaram |
Correram |
Partiram |
Indicar uma ação que acontecerá em momento posterior ao da fala.
|
Brincar |
Correr |
Partir |
Eu |
Brincarei |
Correrei |
Partirei |
Tu |
Brincarás |
Correrás |
Partirás |
Ele/Ela |
Brincará |
Correrá |
Partirá |
Nós |
Brincaremos |
Correremos |
Partiremos |
Vós |
Brincareis |
Correreis |
Partireis |
Eles/Elas |
Brincarão |
Correrão |
Partirão |
Indica uma ação que poderia acontecer, mas que dependendo de uma condição. É o único tempo do modo indicativo que não expressa uma certeza.
|
Brincar |
Correr |
Partir |
Eu |
Brincaria |
Correria |
Partiria |
Tu |
Brincarias |
Correrias |
Partirias |
Ele/Ela |
Brincaria |
Correria |
Partiria |
Nós |
Brincaríamos |
Correríamos |
Partiríamos |
Vós |
Brincaríeis |
Correríeis |
Partiríeis |
Eles/Elas |
Brincariam |
Correriam |
Partiriam |
Esse modo indica menos certezas de que a ação ocorresse ou ocorra, portanto, os verbos conjugados no modo subjuntivo exprimem dúvidas acerca das possibilidades de a ação ocorrer. São suposições, hipóteses.
Indica hipóteses e desejos ou ações que poderiam ocorrer.
|
Brincar |
Correr |
Partir |
Eu |
Brinque |
Corra |
Parta |
Tu |
Brinques |
Corras |
Partas |
Ele/Ela |
Brinque |
Corra |
Parta |
Nós |
Brinquemos |
Corramos |
Partamos |
Vós |
Brinqueis |
Corrais |
Partais |
Eles/Elas |
Brinquem |
Corram |
Partam |
Indica possibilidades e desejos, mas que possui uma condição para que ocorra.
|
Brincar |
Correr |
Partir |
Eu |
Brincasse |
Corresse |
Partisse |
Tu |
Brincasses |
Corresses |
Partisses |
Ele/Ela |
Brincasse |
Corresse |
Partisse |
Nós |
Brincássemos |
Corrêssemos |
Partíssemos |
Vós |
Brincásseis |
Corrêsseis |
Partísseis |
Eles/Elas |
Brincassem |
Corressem |
Partissem |
Indica a possibilidade de algo ocorrer no momento posterior ao da fala.
|
Brincar |
Correr |
Partir |
Eu |
Brincar |
Correr |
Partir |
Tu |
Brincares |
Correres |
Partires |
Ele/Ela |
Brincar |
Correr |
Partir |
Nós |
Brincarmos |
Corrermos |
Partirmos |
Vós |
Brincardes |
Correrdes |
Partirdes |
Eles/Elas |
Brincarem |
Correrem |
Partirem |
Esse modo tem a função específica de dirigir uma ordem, uma sugestão ou um pedido a outra pessoa, podendo ser afirmativo ou negativo. Por isso, esse modo não possui conjugação em primeira pessoa do singular, ou seja, para o sujeito “eu” e convencionalmente há a substituição de “ele/ela” por “você” e “eles/elas” por “vocês”.
|
Brincar |
Correr |
Partir |
Eu |
- |
- |
- |
Tu |
Brinca |
Corre |
Parte |
Você |
Brinques |
Corra |
Parta |
Nós |
Brinquemos |
Corramos |
Partamos |
Vós |
Brincais |
Correi |
Parti |
Vocês |
Brinquem |
Corram |
Partam |
|
Brincar |
Correr |
Partir |
Eu |
- |
- |
- |
Tu |
Não brinques |
Não corras |
Não partas |
Você |
Não brinque |
Não corra |
Não parta |
Nós |
Não brinquemos |
Não corramos |
Não partamos |
Vós |
Não brinqueis |
Não corrais |
Não partais |
Vocês |
Não brinquem |
Não corram |
Não partam |
Acesse também: Flexão de modo dos verbos
São as formas dos verbos que não possuem flexões, ou seja, são invariáveis, não apresentando marcas de tempo nem de modo. Os verbos nessa modalidade desempenham tanto função de verbos como de nomes. Cada forma nominal indica algo sobre a ação do verbo. São elas:
Não indicam o tempo em que a ação ocorre, apenas a ação em si.
Terminam com –r, como “brincar”, “correr” e “partir”.
Podem ser usados como substantivo em alguns contextos.
Exemplo: Eles adoram brincar.
Indicam que a ação está em curso, acontecendo.
Terminam com –ndo, como “brincando”, “correndo” e “partindo”.
Exemplo: Ela estava correndo.
Indicam uma ação que já acabou ou foi concluída.
Os verbos regulares terminam em -do, como “brincado”, “corrido” e “partido”.
Podem ser usados como adjetivos em alguns contextos.
Exemplo: O brinquedo foi partido ao meio.
Às vezes, dois ou mais verbos juntam-se para criar um único sentido. É o que chamamos de locução verbal. Nesses casos, um verbo tem função de verbo auxiliar, que traz as informações gramaticais a partir da flexão, enquanto o outro tem função de verbo principal, que traz a semântica, o sentido. Veja alguns exemplos:
Eu havia brincado com ela.
(verbo auxiliar “haver” + verbo principal “brincar”)
Queria correr toda manhã.
(verbo auxiliar “querer” + verbo principal “correr”)
Vamos partir bem cedo amanhã.
(verbo auxiliar “ir” + verbo principal “partir”)
Saiba mais: Locução adverbial: funções, usos, exemplos
As vozes verbais indicam a relação do sujeito com a ação expressa pelo verbo. Podem ser divididas em:
Voz ativa: quando o sujeito executa a ação.
Exemplo: O menino leu o livro.
Voz passiva: quando o sujeito sofre a ação executada.
Exemplo: O livro foi lido pelo menino.
Voz reflexiva: quando o sujeito executa e sofre a ação executada ao mesmo tempo.
Exemplo: O menino penteou-se de manhã.