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Verbos

Os verbos constituem uma classe gramatical que é responsável por expressar uma ação, um estado, um desejo ou um acontecimento, ou até um fenômeno natural, por isso essa classe é fundamental à nossa comunicação.

Os verbos flexionam-se em tempo, modo, número e pessoa, o que torna seu estudo complexo. Embora sejam muitos os elementos que constituem essa classe de palavras, a dedicação para estudá-la é necessária para alcançar a norma padrão de nossa língua.

Leia também: Complementos verbais: objeto direto, indireto e agente da passiva

Estrutura verbal

Os verbos são palavras responsáveis por indicar ação, estado e fenômenos da natureza.

Os verbos são classificados em

As vogais “a”, “e” e “i” são chamadas de vogais temáticas.

A estrutura dos verbos consiste em um radical, que é a parte que geralmente mantém-se fixa (no caso dos verbos regulares); a vogal temática, que mostra a conjugação da qual  o verbo faz parte, conforme apresentamos anteriormente; e as desinências, que marcam gramaticalmente o tempo, modo, número e pessoa.

A estrutura básica baseia-se em: radical + vogal temática + desinência. A tabela a seguir apresenta alguns verbos segmentados, a fim de ilustrar melhor essa explicação.

 

Radical

Vogal temática

Desinência

Brincar

Brinc-

-a-

-r

Brincamos

Brinc-

-a-

-mos

Correr

Corr-

-e-

-r

Correram

Corr-

-e-

-ram

Partir

Part-

-i-

-r

Partiremos

Part-

-i-

-remos

 

O verbo sofre flexões, ou seja, é modificado de acordo com o contexto em que está inserido, mudando o tempo, o modo, o número (plural ou singular) e a pessoa (1ª, 2ª ou 3ª pessoa), a fim de adequar-se gramaticalmente ao restante do ambiente em que se encontra, trazendo a concordância verbal. Para saber mais sobre esse tema, leia: estrutura dos verbos.

Classificação dos verbos

Embora na seção anterior os exemplos apresentados tenham utilizado verbos com a estrutura regular, com o radical sendo sempre mantido e as desinências específicas, isso não abarca a totalidade dos verbos existentes na nossa língua. Na língua portuguesa, há outras classificações verbais quanto à estrutura.

  • Verbos regulares

São os que apresentam um padrão estabelecido, como pudemos observar na seção anterior, em que o radical é mantido e as desinências já são predeterminadas, uma vez que se repetem nas flexões de diferentes verbos. É importante ressaltar que cada conjugação (1ª, 2ª e 3ª) possui seu próprio padrão, já que elas apresentam suas vogais temáticas específicas.

Outros exemplos dessa classificação poderão ser observados na seção seguinte.

  • Verbos irregulares

A mudança que ocorre nesses verbos não segue um padrão. Muitas vezes, as desinências e vogais temáticas são diferentes do padrão e, em alguns casos, até o radical fica diferente. Temos, como exemplo, os verbos fazer e saber flexionados no presente e no pretérito perfeito do modo indicativo, respectivamente. Veja:

 

Fazer

Eu

Faço

Fiz

Tu

Fazes

Fizeste

Ele/Ela

Faz

Fez

Nós

Fazemos

Fizemos

Vós

Fazeis

Fizestes

Eles/Elas

Fazem

Fizeram

 

 

Saber

Eu

Sei

Soube

Tu

Sabes

Soubeste

Ele/Ela

Sabe

Soube

Nós

Sabemos

Soubemos

Vós

Sabeis

Soubestes

Eles/Elas

Sabem

Souberam

 

É possível perceber que, no presente, os radicais dos verbos não foram mantidos nas flexões de 1ª pessoa singular e que, no pretérito perfeito, as flexões de todas as pessoas possuem essa característica.

  • Verbos anômalos

São verbos que apresentam mudança profunda na sua forma quando são flexionados. Temos, como exemplo, os verbos ser e ir, no presente e no pretérito perfeito do modo indicativo, respectivamente. Observe:

 

Ser

Eu

Sou

Fui

Tu

És

Foste

Ele/Ela

É

Foi

Nós

Somos

Fomos

Vós

Sois

Fostes

Eles/Elas

São

Foram

 

 

Ir

Eu

Vou

Fui

Tu

Vais

Foste

Ele/Ela

Vai

Foi

Nós

Vamos

Fomos

Vós

Ides

Fostes

Eles/Elas

Vão

Foram

 

Observa-se que nos dois exemplos os radicais não aparecem em nenhuma das flexões. Além disso, as flexões do pretérito perfeito são iguais para ambos os verbos, o que só é possível por não possuírem padrões predeterminados.

  • Verbos defectivos

Esses verbos não podem ser flexionados em todas as pessoa                                                           s do discurso, por isso não são verbos regulares e nem irregulares. É o caso do verbo falir e colorir, que estão conjugados a seguir no presente do modo indicativo.

 

Falir

Colorir

Eu

-

-

Tu

-

Colores

Ele/Ela

-

Colore

Nós

Falimos

Colorimos

Vós

Falis

Coloris

Eles/Elas

-

Colorem

  • Verbos abundantes

Esses verbos possuem mais de uma forma aceita pela norma padrão a depender do contexto. Como exemplos verbos abundantes, temos:

  • Pagar → pagado e pago
  • Ganhar → ganhado e ganho
  • Suspender → suspendido e suspenso
  • Incluir → incluído e incluso
  • Expelir → expelido e expulso
  • Corrigir → corrigido e correto

Modos e tempos verbais

Os verbos são flexionados em modos verbais e tempos verbais. Existem três modos verbais que são aplicados em contextos diferentes e, nos modos indicativo e subjuntivo, pode-se observar a presença de diferentes tempos verbais que indicam o momento em que a ação ocorreu.

  • Indicativo

Esse modo expressa a certeza de que a ação ocorreu, ocorre ou ocorrerá, portanto, os verbos conjugados no modo indicativo exprimem possibilidades reais de a ação ocorrer.

  • Presente

Indica algo que acontece no momento da fala, hábitos e verdades universais.

 

Brincar

Correr

Partir

Eu

Brinco

Corro

Parto

Tu

Brincas

Corres

Partes

Ele/Ela

Brinca

Corre

Parte

Nós

Brincamos

Corremos

Partimos

Vós

Brincais

Correis

Partis

Eles/Elas

Brincam

Correm

Partem

  • Pretérito perfeito

Indica ações iniciadas e concluídas em um momento anterior ao da fala.

 

Brincar

Correr

Partir

Eu

Brinquei

Corri

Parti

Tu

Brincaste

Correste

Partiste

Ele/Ela

Brincou

Correu

Partiu

Nós

Brincamos

Corremos

Partimos

Vós

Brincastes

Correstes

Partistes

Eles/Elas

Brincaram

Correram

Partiram

  • Pretérito imperfeito

Indicar algo que acontecia em momento anterior ao da fala, mas que deixou de acontecer ou hábitos passados.

 

Brincar

Correr

Partir

Eu

Brincava

Corria

Partia

Tu

Brincavas

Corrias

Partias

Ele/Ela

Brincava

Corria

Partia

Nós

Brincávamos

Corríamos

Partíamos

Vós

Brincáveis

Corríeis

Partíeis

Eles/Elas

Brincavam

Corriam

Partiam

  • Pretérito-mais-que-perfeito

Indicar uma ação que ocorreu antes de outra ação já ocorrida no passado.

 

Brincar

Correr

Partir

Eu

Brincara

Correra

Partira

Tu

Brincaras

Correras

Partiras

Ele/Ela

Brincara

Correra

Partira

Nós

Brincáramos

Corrêramos

Partíramos

Vós

Brincáreis

Corrêreis

Partíreis

Eles/Elas

Brincaram

Correram

Partiram

  • Futuro do presente

Indicar uma ação que acontecerá em momento posterior ao da fala.

 

Brincar

Correr

Partir

Eu

Brincarei

Correrei

Partirei

Tu

Brincarás

Correrás

Partirás

Ele/Ela

Brincará

Correrá

Partirá

Nós

Brincaremos

Correremos

Partiremos

Vós

Brincareis

Correreis

Partireis

Eles/Elas

Brincarão

Correrão

Partirão

  • Futuro do Pretérito

Indica uma ação que poderia acontecer, mas que dependendo de uma condição. É o único tempo do modo indicativo que não expressa uma certeza.

 

Brincar

Correr

Partir

Eu

Brincaria

Correria

Partiria

Tu

Brincarias

Correrias

Partirias

Ele/Ela

Brincaria

Correria

Partiria

Nós

Brincaríamos

Correríamos

Partiríamos

Vós

Brincaríeis

Correríeis

Partiríeis

Eles/Elas

Brincariam

Correriam

Partiriam

  • Subjuntivo

Esse modo indica menos certezas de que a ação ocorresse ou ocorra, portanto, os verbos conjugados no modo subjuntivo exprimem dúvidas acerca das possibilidades de a ação ocorrer. São suposições, hipóteses.

  • Presente

Indica hipóteses e desejos ou ações que poderiam ocorrer.

 

Brincar

Correr

Partir

Eu

Brinque

Corra

Parta

Tu

Brinques

Corras

Partas

Ele/Ela

Brinque

Corra

Parta

Nós

Brinquemos

Corramos

Partamos

Vós

Brinqueis

Corrais

Partais

Eles/Elas

Brinquem

Corram

Partam

  • Pretérito imperfeito

Indica possibilidades e desejos, mas que possui uma condição para que ocorra.

 

Brincar

Correr

Partir

Eu

Brincasse

Corresse

Partisse

Tu

Brincasses

Corresses

Partisses

Ele/Ela

Brincasse

Corresse

Partisse

Nós

Brincássemos

Corrêssemos

Partíssemos

Vós

Brincásseis

Corrêsseis

Partísseis

Eles/Elas

Brincassem

Corressem

Partissem

  • Futuro do Subjuntivo

Indica a possibilidade de algo ocorrer no momento posterior ao da fala.

 

Brincar

Correr

Partir

Eu

Brincar

Correr

Partir

Tu

Brincares

Correres

Partires

Ele/Ela

Brincar

Correr

Partir

Nós

Brincarmos

Corrermos

Partirmos

Vós

Brincardes

Correrdes

Partirdes

Eles/Elas

Brincarem

Correrem

Partirem

  • Imperativo

Esse modo tem a função específica de dirigir uma ordem, uma sugestão ou um pedido a outra pessoa, podendo ser afirmativo ou negativo. Por isso, esse modo não possui conjugação em primeira pessoa do singular, ou seja, para o sujeito “eu” e convencionalmente há a substituição de “ele/ela” por “você” e “eles/elas” por “vocês”.

  • Afirmativo

 

Brincar

Correr

Partir

Eu

-

-

-

Tu

Brinca

Corre

Parte

Você

Brinques

Corra

Parta

Nós

Brinquemos

Corramos

Partamos

Vós

Brincais

Correi

Parti

Vocês

Brinquem

Corram

Partam

  • Negativo

 

Brincar

Correr

Partir

Eu

-

-

-

Tu

Não brinques

Não corras

Não partas

Você

Não brinque

Não corra

Não parta

Nós

Não brinquemos

Não corramos

Não partamos

Vós

Não brinqueis

Não corrais

Não partais

Vocês

Não brinquem

Não corram

Não partam


Acesse também: Flexão de modo dos verbos

Formas nominais dos verbos

São as formas dos verbos que não possuem flexões, ou seja, são invariáveis, não apresentando marcas de tempo nem de modo. Os verbos nessa modalidade desempenham tanto função de verbos como de nomes. Cada forma nominal indica algo sobre a ação do verbo. São elas:

  • Infinitivo

  • Não indicam o tempo em que a ação ocorre, apenas a ação em si.
  • Terminam com –r, como “brincar”, “correr” e “partir”.
  • Podem ser usados como substantivo em alguns contextos.

Exemplo: Eles adoram brincar.

  • Gerúndio

  • Indicam que a ação está em curso, acontecendo.
  • Terminam com –ndo, como “brincando”, “correndo” e “partindo”.

Exemplo: Ela estava correndo.

  • Particípio

  • Indicam uma ação que já acabou ou foi concluída.
  • Os verbos regulares terminam em -do, como “brincado”, “corrido” e “partido”.
  • Podem ser usados como adjetivos em alguns contextos.

Exemplo: O brinquedo foi partido ao meio.

Locução verbal

Às vezes, dois ou mais verbos juntam-se para criar um único sentido. É o que chamamos de locução verbal. Nesses casos, um verbo tem função de verbo auxiliar, que traz as informações gramaticais a partir da flexão, enquanto o outro tem função de verbo principal, que traz a semântica, o sentido. Veja alguns exemplos:

  • Eu havia brincado com ela.
    (verbo auxiliar “haver” + verbo principal “brincar”)
  • Queria correr toda manhã.
    (verbo auxiliar “querer” + verbo principal “correr”)
  • Vamos partir bem cedo amanhã.
    (verbo auxiliar “ir” + verbo principal “partir”)

Saiba mais: Locução adverbial: funções, usos, exemplos

Vozes verbais

As vozes verbais indicam a relação do sujeito com a ação expressa pelo verbo. Podem ser divididas em:

Voz ativa: quando o sujeito executa a ação.
Exemplo: O menino leu o livro.

Voz passiva: quando o sujeito sofre a ação executada.
Exemplo: O livro foi lido pelo menino.

Voz reflexiva: quando o sujeito executa e sofre a ação executada ao mesmo tempo.
Exemplo: O menino penteou-se de manhã. 

Por Guilherme Viana

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