Qual matéria está procurando ?

Português

Português

Estruturas dos verbos

Clique aqui e aprenda as características da estrutura dos verbos!

Os verbos compõem-se de elementos específicos Os verbos compõem-se de elementos específicos

Nas aulas de Língua Portuguesa você estuda sobre os verbos, tanto na fala quanto na escrita... e aprende como eles são utilizados, não é mesmo? E as ações que desenvolvemos a todo momento, tais como, correr, andar, pular, brincar, estudar... todas elas representam os verbos.

     

Mas, afinal, você teve curiosidade em saber quais os elementos que os constituem? Nossa! como a língua que falamos é rica em detalhes, a cada dia que passa temos a oportunidade de conhecer um pouquinho mais sobre eles, e é o que faremos a partir de agora. Pois bem, você conhecerá que elementos são esses, é só ficar bem atento(a).
É tudo muito simples, pois são apenas três. A todos eles (os três) podemos dar o nome de morfemas. Observe:

* Radical – representa um morfema muito importante, pois nele está o significado essencial do verbo. Vamos ver alguns exemplos?

ESTUD –AR
PUL – AR
CANT- AR
ESCREV – ER
PART- IR


Sabe essas partes que estão sombreadas? Então, são exatamente elas que representam o radical, um pedacinho da palavra que permanece sempre do mesmo jeito.

* Vogal temática – podemos dizer que ela é apenas uma pequenina letra que faz a ligação entre o radical e o morfema que ainda não conhecemos – as desinências. Na Língua Portuguesa há três tipos de vogais temáticas, são elas:

A – caracteriza os verbos pertencentes à primeira conjugação:

CANT – A - R
ESTUD – A – R


Olha ela aqui, bem destacada!!!

E – caracteriza os verbos da segunda conjugação:

CORR – E – R
VEND – E - R


I – caracteriza aqueles que pertencem à terceira conjugação:

SORR – I – R
PART – I – R


Desinências – são os morfemas que se juntam tanto ao radical quanto à vogal temática para indicar as flexões do verbo, pois, como você sabe, ele é flexionado em número, tempo, pessoa e modo. Dessa forma, há dois tipos de desinências: as desinências número-pessoais e as desinências modo-temporais. Vamos conhecê-las em um instante:

CANTÁSSEMOS -
 
 CANTÁ   representa a ligação feita entre o radical e a vogal temática. Essa ligação é denominada de tema.

-SSE
representa a desinência modo-temporal – essa terminação indica que o verbo se encontra no pretérito imperfeito (que é o tempo) do subjuntivo (que é o modo).

-MOS
representa a desinência número-pessoal – essa terminação indica que o verbo se refere à primeira pessoa do plural, ou seja, se nós cantássemos.

Percebeu como é fácil?


Por Vânia Duarte
Graduada emLetras

Por Amarolina Ribeiro

Você pode se interessar também

Português

Classificação dos verbos

Português

Estrutura e formação das palavras

Português

Formas Rizotônicas e Arrizotônicas

Português

Locuções verbais

Últimos artigos

Aspas

As aspas são sinais gráficos usados para destacar palavras ou expressões. São muito comuns para marcar a mudança da fala ou para indicar expressões que precisam de destaque.

Eva Furnari

Eva Furnari é uma famosa escritora brasileira. Seus livros são divertidos e apresentam personagens mais complexos. O livro Felpo Filva é uma de suas obras mais conhecidas.

Reticências

As reticências são um sinal de pontuação que funciona como uma pequena pausa, usado para criar um efeito especial de hesitação ou de suspense na fala ou na narração.

Brasil Império

O Brasil Império foi o período em que o Brasil foi governado por uma monarquia constitucional. Nesse período, o Brasil teve dois imperadores: Dom Pedro I e Dom Pedro II.