Qual matéria está procurando ?

Português

Português

Formas Rizotônicas e Arrizotônicas

As formas rizotônicas são aquelas em que o acento tônico se encontra no radical e as arrizotônicas são aquelas em que o acento se encontra nas terminações. Conh

Nas formas rizotônicas, o acento tônico se encontra no radical; e nas arrizotônicas, o acento cai nas terminações Nas formas rizotônicas, o acento tônico se encontra no radical; e nas arrizotônicas, o acento cai nas terminações

Adivinhe do que falaremos hoje! Não vale errar, hein!

Caso você tenha dito que era sobre os verbos... você acaba de acertar! O prêmio dessa descoberta? Ah! Não sabe? Ora, não há nada melhor que ampliar seu conhecimento sobre todos aqueles aspectos que dizem respeito à língua que falamos, pois assim você não corre o risco de cometer falha alguma, concorda? Essa é a gratificação que desejamos lhe dar, sempre. Dessa forma, você conhecerá a partir de agora um pouco mais sobre as formas rizotônicas e as formas arrizotônicas.

Certamente que você se lembra das características relativas ao acento tônico, não é verdade? Caso tenha se esquecido de algum detalhe, basta recorrer ao texto “Acento tônico e acento gráfico – qual a diferença entre eles”? (). Depois de ter feito isso, saiba que as formas rizotônicas são aquelas em que o acento tônico, ou seja, aquele pronunciado com mais intensidade, situa-se no radical. Você não se lembra do radical?

É simples, radical é aquele pedacinho da palavra que nunca muda. Vamos conhecer alguns exemplos de verbos em que podemos constatar tudo que falamos, apoiando-nos no verbo “falar”, conjugado no presente do indicativo e no presente do subjuntivo:


Conhecer os aspectos de nossa língua amplia nossa competência, tanto na fala quanto na escrita


As formas rizotônicas somente se dão nas pessoas do singular e na terceira do plural

Pela tabela, percebemos que o acento tônico se manifestou em todas as pessoas gramaticais no radical – expresso por “fal-”. Então, grave para sempre: somente existem oito formas rizotônicas: eu, tu, ele e eles, tanto do presente do indicativo quanto do presente do subjuntivo.

Agora conheceremos as formas arrizotônicas, que são aquelas em que o acento tônico ocorre fora do radical, ou seja, nas terminações. Aproveitando o exemplo do verbo “falar”, vejamos mais uma vez: 


As formas arrizotônicas se manifestam nas terminações 

Percebeu como é simples? Nas rizotônicas, o acento se encontra no radical; e nas arrizotônicas, ele se encontra fora dele (nas terminações).


Por Vânia Duarte
Graduada em Letras

Por Escola Kids

Você pode se interessar também

Português

Acento tônico e acento gráfico

Português

Classificação dos verbos

Português

Conjugação de alguns verbos irregulares

Português

Estruturas dos verbos

Últimos artigos

Brincadeiras juninas

As brincadeiras juninas são uma das partes mais divertidas da Festa Junina. A seguir, você verá dicas de 15 dessas brincadeiras!

Sedentarização

A sedentarização foi o processo por meio do qual os humanos abandonaram o nomadismo, fixando-se em uma localidade.

Comidas de Festa Junina

Algumas comidas de Festa Junina são: a pamonha, o milho cozido, o milho assado, a canjica, o curau, o arroz-doce, a paçoca, o mané pelado, o pé de moleque e o bolo de milho.

Lixiviação

Lixiviação é um processo de degradação do solo que consiste na retirada de seus nutrientes pela percolação da água, o que reduz sua fertilidade e pode levar à desertificação.