Tem dúvidas em encontrar o acento tônico e o acento gráfico? Clique aqui e tire suas dúvidas!
Certamente que estes dois elementos (acento tônico e acento gráfico) não são assim tão desconhecidos para você, não é mesmo? Mas caso sejam, chegou o momento de aprendermos um pouco mais sobre o conceito de cada um deles e, assim, quando estivermos cursando as séries mais adiantadas, não teremos mais nenhuma dúvida em relação a este caso. Sabe por quê? Ah! porque saberemos fazer a distinção que há entre eles, sem nenhum problema!
Então, que tal começarmos nosso estudo? Vamos lá!!!
A melhor maneira de descobrirmos onde se encontra o acento tônico das palavras é dividindo as sílabas de modo bem devagarinho. Vamos tentar?
bo - la - ca- ne- ta - pin - cel – bom – bom...
As sílabas que estão grifadas foram aquelas que, ao serem pronunciadas, demonstraram toda sua força, toda sua intensidade. Assim sendo, matamos a charada: o acento tônico refere-se àquela sílaba que possui essa característica. Mas há um detalhe que você precisa saber: para realizarmos essa descoberta, nenhuma das sílabas precisa estar acentuada.
Sendo assim, o que acontecerá com aquelas que recebem acento? Ah! não se preocupe, falta muito pouco para descobrirmos, pois, como você sabe, há motivos especiais para acentuarmos algumas palavras, tais como:
ma – çã - au – to – mó – vel - lâm – pada...
A primeira palavra recebe acento porque é uma oxítona terminada em “a”;
A segunda é uma paroxítona terminada em “l”;
E, finalmente, chegamos à terceira – que é uma proparoxítona. E, como você sabe, as proparoxítonas são sortudas... todas elas são acentuadas.
Como pôde perceber, o acento gráfico está relacionado às regras de acentuação das quais já temos um pouquinho de conhecimento. Dessa forma, ele refere-se àquela sílaba que estiver acentuada.
Aproveite para conferir a nossa videoaula relacionada ao assunto: