Qual matéria está procurando ?

Português

Português

Acento Circunflexo

Você já teve dúvidas quanto ao uso do acento circunflexo? Não se desespere, aprenda agora sobre sua utilização.

Muitos brasileiros reclamam dos acentos que algumas palavras solicitam, mas você sabia que, quando eles foram “criados”, o objetivo era ajudar? Alguns podem pensar: “grande ajuda!” No entanto, imagine se os acentos não existissem, como saberíamos qual seria a correta pronúncia das palavras?

Em português, diferentemente do que muitos imaginam, a maioria das palavras não recebe acento, sendo este usado exatamente para demonstrar que aquela palavra recebe pronúncia diferente. Ficou com dúvida? Acompanhe a explicação:

  • A maioria das palavras em português é paroxítona (a sílaba tônica é a penúltima) e é terminada em -a, -e, -o, -em, -ens,  por isso, as paroxítonas com essas terminações não recebem acento, já as oxítonas (sílaba tônica na última) com as mesmas terminações precisam receber acento, exatamente para marcar a pronúncia, ou seja, determinar onde está a sílaba tônica. Pelo mesmo motivo, ou seja, para definir a sílaba tônica, todas as palavras proparoxítonas (sílaba tônica na antepenúltima sílaba) recebem acento gráfico.

Percebeu a importância do acento? Ele é fundamental para determinar a sílaba tônica, mas essa não é sua única função, pois ele também é usado para indicar a forma que as vogais devem ser pronunciadas, ou seja, com som aberto ou fechado. Por isso, existem dois acentos gráficos em português, o agudo e o circunflexo. Hoje, vamos descobrir um pouco mais sobre este último acento: o circunflexo.

O nome circunflexo é difícil, por isso é comum os professores chamarem-no de chapeuzinho (^).  Ele é usado sobre as vogais -a, -e, -o para marcar que a pronúncia da vogal deve ser fechada. Um exemplo clássico para definir a diferença de pronúncia são as palavras: vovô e vovó. Quando o circunflexo é usado, ele faz com que o som da vogal seja emitido de forma fechada. Percebeu a diferença?

As regras de acentuação para as palavras, cujas vogais precisam do acento circunflexo, são as mesmas, ou seja, serão definidas pela tonicidade, ou seja, é necessário classificá-las em oxítonas, paroxítonas e proparoxítonas. É preciso atentar também para as modificações que ocorreram na nova ortografia, pois, também influenciaram as palavras que recebem acento circunflexo.

A seguir algumas palavras que utilizam o acento circunflexo. Atenção à pronúncia!

Bênção

Convênio

Complô

Âmago

Pântano

Câmara

A partir de agora, atenção à pronúncia dos circunflexos!


Por Mayra Pavan
Graduada em Letras

O acento circunflexo é popularmente conhecido por chapeuzinho e, além de indicar a tonicidade, indica também que o som da vogal é fechado O acento circunflexo é popularmente conhecido por chapeuzinho e, além de indicar a tonicidade, indica também que o som da vogal é fechado
Por Escola Kids

Você pode se interessar também

Português

Acento Agudo

Português

Acento tônico e acento gráfico

Português

Acentos diferenciais na Nova Reforma Ortográfica

Português

As vezes ou às vezes?

Últimos artigos

Cuca

Cuca é um ser do folclore brasileiro e apresentada como uma velha má que sequestra crianças. Por meio de Monteiro Lobato, a forma de jacaré da cuca se popularizou.

Animais herbívoros

Os animais herbívoros se alimentam de algas e/ou vegetais e, portanto, ocupam sempre o nível de consumidores primários na cadeia alimentar.

Realismo no Brasil

Realismo foi um estilo de época do século XIX. No Brasil, Machado de Assis é seu maior representante.

Código de Hamurábi

Código de Hamurábi — código de leis tradicionais na Mesopotâmia — foi compilado por Hamurábi, rei da Babilônia, no século XVIII a.C.