Qual matéria está procurando ?

Português

Português

Acento Agudo

Saiba mais sobre esse importante recurso: o acento agudo.

O acento agudo é muito importante para as palavras, pois indica onde está a sílaba tônica, ou seja, a sílaba mais forte. Por isso, não deve ser omitido no momento da escrita nem no momento da fala, pois pode prejudicar a comunicação.

Os acentos foram criados para ajudar o falante na escrita e, principalmente, em relação à pronúncia das palavras. Muitas delas possuem a mesma terminação, não é mesmo? Sabia, sabiá, jacaré, coqueluche, cajá, arma, coco, cocô e tantas outras são exemplos de palavras que terminam da mesma forma. Como saber quando serão acentuadas? Nesse caso, é preciso considerar dois fatores:

  1. A tonicidade das palavras, ou seja, a sílaba tônica de cada uma;
  2. A terminação das palavras.

A partir da tonicidade, as palavras são classificadas como: oxítonas (a última sílaba é a tônica), paroxítona (a penúltima é a tônica) e proparoxítona (a antepenúltima é a tônica). De acordo com cada terminação, haverá uma regra de acentuação.

Os acentos só podem ser utilizados em cima das vogais, nunca das consoantes. Em Português, existem dois acentos: o circunflexo e o agudo.  A seguir, destacaremos o uso do acento agudo.

O acento agudo indica, além da tonicidade, a forma com que a vogal deve ser pronunciada, no caso das vogais a, e, o com acento agudo, a pronúncia deve ser aberta. Veja os exemplos: café, abricó, carcará.

A presença do acento agudo indica com facilidade a sílaba tônica de cada palavra, entretanto, não são todas as palavras que receberão acento gráfico, para isso, é preciso considerar algumas regras, que são chamadas de regras de acentuação.

Para facilitar na hora de estudar, as regras foram divididas em dois grupos:

  1. Regras gerais: acentuação dos monossílabos tônicos, das oxítonas, das paroxítonas e das proparoxítonas;
  2.  Regras complementares: acentuação dos ditongos abertos, dos hiatos e de alguns verbos. Com a reforma ortográfica, o acento agudo deixou de ser usado em alguns casos, vale a pena conferir. 

Acompanhe, a seguir, uma explicação mais ampla acerca das regras gerais e complementares que devem ser usadas na hora da acentuação das palavras:

  • Regras gerais:
  1. Proparoxítonas: todas são acentuadas. Exemplos: lâmpada, cálice.
  2. Oxítonas: acentuam-se as terminadas em: -a(s), -e(s), -o(s), -em, ens. Exemplos: cajá, café, paletó, também, parabéns.
  3. Paroxítonas: recebem acento quando terminadas em: -i (s), u(s), um, uns, l, r, x, n. Além dessas terminações, também são acentuadas quando terminam em ditongo oral seguido ou não de s (vogal e semivogal na mesma sílaba, sem a presença do til ou das consoantes que podem indicar nasalização, m e n) ou terminadas em: -ã, -ãs, -ão, -ãos. Exemplos: táxi, vírus, álbum, tórax, relógio, lápis, revólver, órgãos, órfão.
  4. Monossílabos tônicos: quando terminados em –a, -e, -o. Exemplos: lá, fé, dó.
  • Regras Complementares:
  1. Os ditongos abertos nas paroxítonas não são acentuados. Ex.: colmeia, assembleia. Entretanto, nas oxítonas, o acento agudo existe. Ex.: herói, troféu.
  2. As vogais i e u, quando sozinhas na sílaba ou seguidas de s, recebem acento agudo, mas se vierem após ditongo, não recebem. Ex. feiura, Laís, saída.
  3. Os verbos arguir e redarguir não recebem acento agudo, mas na pronúncia é como se fossem acentuados. Ex.: arguo (na pronúncia: argúo).

Preste atenção na terminação das palavras para acentuá-las e quando houver necessidade de acento, se o som da vogal for aberto, não tenha dúvidas: use o acento agudo.


Por Mayra Pavan
Gr aduada em Letras

O acento agudo é fundamental para indicar a sílaba tônica das palavras O acento agudo é fundamental para indicar a sílaba tônica das palavras
Por Escola Kids

Você pode se interessar também

Português

Uso do Til

Português

As vezes ou às vezes?

Português

Acento Circunflexo

Português

As novas regras ortográficas da Língua Portuguesa

Últimos artigos

Lobisomem

O lobisomem é um homem amaldiçoado com a condição de se transformar em um ser violento, que é metade homem e metade lobo, todas as noites de lua cheia.

Sarampo

O sarampo é uma virose que pode desencadear complicações e até mesmo a morte. Causa febre, manchas no corpo e mal-estar.

Bicho-preguiça

Bicho-preguiça, também conhecido apenas por preguiça, é um animal vertebrado, mamífero, pertence à superordem Xenarthra, e habita desde a América Central até a América do Sul.

USMCA

A nova atualização do acordo trilateral entre Estados Unidos, México e Canadá foi chamada de USMCA. Esse acordo representa uma modernização da zona de livre comércio.