Qual matéria está procurando ?

Português

Português

Classificação dos verbos

A classificação dos verbos encontra-se relacionada às características apresentadas pelos verbos, as quais os fazem se classificar como regulares, irregulares, a

A classificação dos verbos se dá de formas distintas A classificação dos verbos se dá de formas distintas

Muito já aprendemos sobre os verbos. Mas, como você sabe, eles são constituídos por distintos aspectos, razão pela qual vamos conhecendo-os pouco a pouco, para que, assim, no final, possamos estar cada vez mais craques no assunto, concorda?

Sendo assim, o assunto do qual iremos tratar se refere às distintas classificações que os verbos recebem, levando em consideração algumas características apresentadas por eles. Por esse motivo, eles podem se classificar como regulares, irregulares, anômalos, defectivos e abundantes. Vamos conhecê-los, então?

Verbos regulares

São aqueles que não apresentam nenhuma alteração no radical no momento em que são conjugados. Caso tenha alguma dúvida a respeito do que seja o radical, relembre um pouco mais por meio do texto: vamos conhecer as estruturas dos verbos .

Alguns exemplos que representam esses verbos são: cantar, vender e partir. Vamos conjugá-los no presente do modo indicativo?




Verbos irregulares

São aqueles que apresentam alterações, tanto no radical quanto nas terminações. Representando esses verbos temos os verbos “medir” e “fazer”. Que tal conjugá-los?



Verbos Anômalos

São aqueles que, durante a conjugação, apresentam profundas alterações no radical, como é o caso dos verbos “ir” e “ser”. Vamos realizar mais uma tarefa de conjugá-los? Desta vez em tempos distintos, referentes ao modo indicativo:



Verbos defectivos

São aqueles que apresentam, entre outros aspectos, algumas formas que são idênticas a outros verbos, como é o caso do verbo falir, que se fosse conjugado nas primeiras pessoas do singular, e na terceira pessoa do plural, poderia ser confundido com o verbo falar. Para comprovarmos, é só conjugá-lo:

Eu - #
Tu - #
Ele - #
Nós falimos
Vós falis
Eles - #

Verbos abundantes

São aqueles que apresentam duas formas, representadas pelo particípio regular e irregular. Para relembrá-los, basta ver o texto: conhecendo um pouco mais os verbos abundantes . Como exemplos podemos citar o caso dos verbos “entregar”, expresso pelas formas “entregado e entregue”, como também “salvar”, expresso pelas formas “salvado e salvo”.


Por Vânia Duarte
Graduada em Letras
Equipe Escola Kids
 

Por Escola Kids

Você pode se interessar também

Português

Discordância gráfica e irregularidade verbal

Português

Estruturas dos verbos

Português

Formas Rizotônicas e Arrizotônicas

Português

Modos verbais

Últimos artigos

Esportes olímpicos

Os esportes olímpicos são os esportes praticados em uma edição de Jogos Olímpicos. Essa escolha é responsabilidade do COI, instituição que organiza as Olimpíadas.

Bloqueio Continental

O Bloqueio Continental foi um embargo estabelecido por Napoleão Bonaparte que proibiu o comércio com os ingleses no continente europeu. Esteve em vigor entre 1806 e 1814.

Folclore brasileiro

O folclore brasileiro é o rico conjunto de manifestações de nossa cultura. Mitos, lendas, danças, músicas, brincadeiras e festas populares fazem parte dele.

El Niño

O El Niño é um fenômeno descrito pelo aquecimento anormal das águas do Oceano Pacífico, provocando chuvas volumosas no Sul do Brasil e secas severas no Norte e no Nordeste.