Qual matéria está procurando ?

Português

Português

Discordância gráfica e irregularidade verbal

Não devemos confundir discordância gráfica com irregularidade verbal. Saiba o porquê, clicando aqui!

Diferenças entre discordância gráfica e irregularidade verbal Diferenças entre discordância gráfica e irregularidade verbal

Antes de entrarmos no assunto, que juntinhos iremos discutir, convidamos você, querido (a) usuário (a), a acessar dois importantes textos: “Classificação dos verbos” e “Conjugação de alguns verbos irregulares”.

Agora você se lembrou do que já havíamos conversado, não é mesmo? Novamente perguntamos: por que será que alguns verbos, quando expressos na forma original, são grafados de uma forma; e quando conjugados há a mudança de algumas letrinhas? Será que se trata de uma discordância gráfica ou de uma irregularidade verbal?

Para descobrirmos a verdade, vamos analisar o que nos afirmam dois importantes autores da gramática que estudamos na escola, Celso Cunha e Lindley Cintra¹:

* Alguns verbos referentes à primeira conjugação, cujos radicais terminam em “-ç”, “-c” e “-g”, mudam essas letras, respectivamente, para “-qu”, “-c”, e “-gu”, sempre que o “-e” lhes seguir. Que tal conhecer alguns exemplos?

ficar – fiquei
justiçar – justicei
chegar – cheguei

* Os verbos referentes à segunda e terceira conjugações, cujos radicais terminam em “-c”, “-g” e “-gu”, mudam tais letras para, respectivamente, “-ç”, “-j” e “-g”. Vamos a mais alguns deles?

vencer – venço – vença
tanger – tanjo – tanja
erguer – ergo – erga
restringir – restrinjo – restrinja
extinguir – extingo – extinga

Como você pôde perceber, algumas mudanças ocorreram em função do que nos propõem as regras relacionadas à própria ortografia, fato que nos permite afirmar que se tratam de acomodações gráficas, não de irregularidades verbais. Gostou da descoberta? 


¹CUNHA, Celso; LINDLEY CINTRA, Luís. Nova gramática do português contemporâneo. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1985.


Por Vânia Duarte
Graduada em Letras

Por Escola Kids

Você pode se interessar também

Português

Aprendendo a escrever corretamente

Português

Classificação dos verbos

Português

Conjugação de alguns verbos irregulares

Português

Verbos

Últimos artigos

Cerebelo

Cerebelo é uma parte do encéfalo e está relacionado, entre outras funções, com a manutenção do nosso equilíbrio, postura e ajuste dos movimentos corporais.

Tríplice Aliança

Tríplice Aliança foi um acordo militar assinado, em maio de 1882, por Alemanha, Áustria-Hungria e Itália, que procuravam se proteger de França e Rússia principalmente.

Raposa

Raposa é um nome popular usado para se referir a alguns representantes da família Canidae, a mesma família dos cães e lobos. São animais onívoros e geralmente solitários.

Aranha-armadeira

Aranha-armadeira pode ser encontrada em todo território brasileiro. Recebe essa denominação devido à posição que assume quando se sente ameaçada.