Leia este artigo e saiba tudo a respeito das vogais temáticas, as quais ligam o radical às desinências formadores das palavras.
Estudar a respeito dos elementos formadores das palavras é bastante importante para que possamos compreender melhor o(s) significado(s) de cada uma delas. Os elementos formadores de palavras representam unidades mínimas de significação, as quais são chamadas de morfemas.
Aqui refletimos a respeito da vogal temática, elemento mórfico responsável por ligar o radical às desinências formadores das palavras, constituindo o “tema”.
Inicialmente, é conveniente relembrarmos quais são os elementos mórficos formadores das palavras da Língua Portuguesa:
Tema
Afixos (prefixos e sufixos)
Desinências (nominais e verbais)
Vogal temática (nominal e verbal)
Vogal e consoante de ligação
Vogal temática
As vogais temáticas A – E – I – O têm a função de ligar o radical às desinências formadores das palavras, constituindo o tema (tema = radical + vogal temática). As desinências são acrescentadas ao tema.
As vogais temáticas auxiliam na estruturação de alguns verbos (ações), chamadas de vogais temáticas verbais, e alguns substantivos (nomes), chamadas de vogais temáticas nominais.
Observe um exemplo de como as vogais temáticas auxiliam no processo de estrutura e formação das palavras:
VIAJAR
Radical: Viaj
Vogal temática: a
Afixo: r
Vogais temáticas verbais
As vogais -A, -E, -I, tematizam três grupos de conjugações verbais. A primeira conjugação verbal é marcada pela vogal temática -A, a segunda conjugação é marcada pela vogal temática -E, e a terceira conjugação é marcada pela vogal temática -I. Observe:
Primeira conjugação
dedicar
falar
amar
Segunda conjugação
saber
querer
descer
Terceira conjugação
abrir
polir
cair
Vogais temáticas nominais
Quando são átonas, as vogais -A, -E, -O são chamadas de nominais e ligam-se à desinência indicadora de plural (número do substantivo), como podemos observar nos exemplos: cereja-s, bolo-s, cheque-s.
De maneira geral, as vogais temáticas nominais localizam-se no final das palavras.
Dicas:
Palavras terminadas em vogais tônicas, como Pará, chulé, Jericó, não apresentam vogal temática.
As vogais temáticas não devem ser confundidas com as desinências indicadoras de gênero, pois alguns substantivos, como supermercado e escola, não sofrem flexão de gênero.
Por Ma. Luciana Kuchenbecker Araújo