Qual matéria está procurando ?

Português

Português

Gênero, Número e Grau

Gênero, número e grau representam as flexões das classes gramaticais. Para conhecer um pouco mais sobre elas é só clicar aqui!

Basta você recorrer à sua gramática que tão logo encontrará algumas palavrinhas, tais como: gênero, número e grau. Ora, é simples, elas representam as flexões daquelas classes gramaticais das quais já temos conhecimento. Flexões quer dizer mudanças. Mas como elas se dão?

Pois é exatamente sobre esse assunto que vamos tratar a partir de agora, ou seja, conhecermos um pouco mais acerca do significado das três palavrinhas: gênero, número e grau. Disposto (a), então?


Gênero, número e grau e as classes gramaticais

Gênero

Várias são as palavras da língua portuguesa que podem ser expressas tanto na forma masculina quanto na forma feminina, como por exemplo:

garoto – garota
cão – cadela...

Há aquelas também que apenas um artigo demarca o masculino e o feminino, como é o caso de:

o artista – a artista...

Lembra-se daquelas que usamos somente macho e fêmea? Vamos citar um exemplo?

jacaré macho – jacaré fêmea...

Pois bem, estamos tratando do gênero das palavras, ou seja, do masculino e do feminino.

Número

Como você sabe, muitas delas podem ser pronunciadas no singular, mas também podem ser pluralizadas, como é o caso de:

menino – meninos
livro – livros

Algumas, basta acrescentarmos o “s”, como essas do exemplo, outras temos que acrescentar a terminação “-ães”, como é o que ocorre em pães; em outras, a terminação “-ões”, como em balões, e por aí vai.

Como pôde perceber, a flexão de número diz respeito ao singular e ao plural.

Grau

Grande, pequeno, mais, menos, tão, quanto... todas essa palavras pertencem a uma flexão: a de grau, relativa ao aumentativo e ao diminutivo, como também à intensidade em que pode ser expressa uma determinada palavra. Quando falamos em intensidade, podemos pensar em tamanho mesmo, ou seja: existe o grande, assim como existe o pequeno. Existe uma qualidade mais inferior, assim como existe aquela considerada superior. Por isso temos:

Casa – casarão – casebre

Mais alto – menos alto – tão alto quanto...

Assim, por meio de tudo o que aprendemos, vale a pena retomar alguns conceitos: gênero, número e grau são as flexões que recebem as palavras, entre elas os substantivos, os adjetivos, os numerais, entre outras classes.


Por Vânia Duarte
Graduada em Letras

Gênero, número e grau representam as flexões das classes gramaticais Gênero, número e grau representam as flexões das classes gramaticais
Por Escola Kids

Você pode se interessar também

Português

Classes gramaticais

Português

Substantivos

Português

Vogal temática

Português

Pronomes

Últimos artigos

Animais onívoros

Animais onívoros são aqueles que podem alimentar-se de algas ou plantas e também de outros animais. Porcos e baratas são exemplos de animais onívoros.

Réveillon e Ano-Novo

O Réveillon e o Ano-Novo são datas comemorativas de final e início de ano e remetem a comemorações diferentes.

Revolução Praieira

A Revolução Praieira foi a última revolução provincial que aconteceu no Brasil durante o período monárquico e abalou Pernambuco, de 1848 a 1850.

Napoleão Bonaparte

Napoleão Bonaparte foi um dos grandes nomes da história francesa, sendo um general que expandiu os ideais da Revolução Francesa pelo continente europeu.