Qual matéria está procurando ?

Português

Português

A persistirem ou ao persistirem?

Saiba mais sobre sintaxe através de uma interessante dúvida linguística: a persistirem ou ao persistirem? Clique e aprenda!

 Ao persistirem os sintomas, procure orientação médica”.

Você que assiste à televisão ou ouve rádio, certamente já ouviu essa frase. Sempre que algum medicamento é anunciado, em seguida aparece uma tela azul com os famosos dizeres em branco, alertando o consumidor de que ele deve procurar um médico caso os sintomas não sejam eliminados.

O que você provavelmente não sabia é que, por detrás da famosa oração, existe uma interessante consideração linguística. Afinal, qual é a forma correta: a persistirem ou ao persistirem? Bom, nessa história não existe certo ou errado, visto que as duas formas podem ser utilizadas, desde que fiquemos atento ao significado que cada uma delas pode apresentar.

Na forma “A persistirem os sintomas”, encontramos a preposição “a” introduzindo uma oração que expressa ideia de condição, portanto, uma oração condicional. Posso, então, substituir a preposição “a” por outra equivalente, no caso “se”, sem que haja nenhum prejuízo de significado. “Se persistirem os sintomas, procure um médico”. Também posso substituir pelo termo “caso”, “Caso persistam os sintomas, procure um médico”.

Na outra forma possível, “Ao persistirem os sintomas”, há uma alteração de sentido significativa. O verbo “persistirem”, no modo infinitivo, quando introduzido por “ao”, constitui uma oração temporal, que pode ser substituída pelo advérbio de tempo “quando”. Observe então a diferença entre as construções:

Se persistirem os sintomas, procure o médico.

Quando persistirem os sintomas, procure o médico.

O ideal seria que a advertência fosse “Se persistirem os sintomas”, pois ela representa de maneira mais clara e objetiva o sentido do enunciado. Isso certamente deixará a frase mais compreensível para muitos consumidores!


Por Luana Castro
Graduada em Letras 

Dúvidas linguísticas são muito comuns entre os falantes da língua portuguesa. Elas podem nascer até mesmo de um simples anúncio publicitário! Dúvidas linguísticas são muito comuns entre os falantes da língua portuguesa. Elas podem nascer até mesmo de um simples anúncio publicitário!
Por Escola Kids

Você pode se interessar também

Português

Advérbios

Português

Companhia ou compania?

Português

Há pouco ou a pouco?

Português

Preposição

Últimos artigos

Cuca

Cuca é um ser do folclore brasileiro e apresentada como uma velha má que sequestra crianças. Por meio de Monteiro Lobato, a forma de jacaré da cuca se popularizou.

Animais herbívoros

Os animais herbívoros se alimentam de algas e/ou vegetais e, portanto, ocupam sempre o nível de consumidores primários na cadeia alimentar.

Realismo no Brasil

Realismo foi um estilo de época do século XIX. No Brasil, Machado de Assis é seu maior representante.

Código de Hamurábi

Código de Hamurábi — código de leis tradicionais na Mesopotâmia — foi compilado por Hamurábi, rei da Babilônia, no século XVIII a.C.