Qual matéria está procurando ?

Português

Português

Orações subordinadas

Leia este artigo para conhecer as orações subordinadas, as quais estabelecem relação de dependência sintática com outras orações do período composto.

Como você já sabe, os períodos são enunciados organizados em orações (cada verbo, uma oração). Eles podem ser simples, ou seja, formados por apenas uma oração, ou podem ser compostos, ou seja, formados por duas ou mais orações. As orações do período composto podem relacionar-se por meio de dois processos sintáticos diferentes: a coordenação e a subordinação.

O processo de subordinação ocorre quando um termo atua como determinante de outro termo, como quando os complementos verbais atuam como determinantes de um verbo, integrando sua significação. De maneira geral, os termos subordinados da oração são os objetos direto e indireto, os adjuntos adnominais (subordinados aos substantivos) e adverbiais (subordinados aos verbos).

A subordinação ocorre sempre no período composto quando as orações desempenham funções sintáticas em outras, atuando como determinantes de outras orações.

Observe o exemplo:

Marcos notou que alguma coisa errada estava ocorrendo.
(1ª oração - principal)                       (2ª oração - subordinada)

O período é composto, já que apresenta duas orações (dois verbos: notar e estar). A primeira oração, como podemos perceber, é organizada em torno do verbo transitivo direto “notou”; a segunda oração é organizada em torno da locução verbal “estava ocorrendo” e atua como objeto direto do verbo da primeira oração. Dessa forma, a partir da relação de dependência sintática entre as orações, podemos dizer que o período é composto por subordinação, pois existe um processo sintático que relaciona as orações que o compõem. As conjunções que ligam as orações subordinadas são chamadas de conjunções subordinativas (que).

Diferentemente dos períodos compostos por coordenação, cujos termos das orações são sintaticamente equivalentes e relacionam-se entre si, as orações subordinadas exercem funções diversas com relação à oração principal.

Tipos de orações subordinadas

De acordo com as funções sintáticas que exercem, as orações subordinadas são classificadas em:

As orações subordinadas são aquelas que estabelecem relação de dependência sintática com outras orações As orações subordinadas são aquelas que estabelecem relação de dependência sintática com outras orações
Por Luciana Kuchenbecker Araújo

Você pode se interessar também

Português

Conceito de frase, oração e período

Português

Conjunções

Português

Operadores argumentativos

Português

Orações coordenadas

Últimos artigos

Pau-brasil

Pau-brasil foi o primeiro artigo que os portugueses exploraram durante a colonização. Era uma madeira conhecida por permitir a fabricação de um corante avermelhado.

Deuses gregos

Os deuses gregos formavam o chamado panteão da religião dos gregos. Na crença grega, eram imortais, mas tinham forma humana e sentimentos comuns aos dos humanos.

Macacos

Macacos são animais mamíferos da ordem dos primatas que, geralmente, são encontrados vivendo em grupos, os quais apresentam comportamento social.

Tutu

Tutu, no folclore brasileiro, é reconhecido como um monstro disforme que é muito associado com o bicho-papão, o monstro devorador de crianças.