Qual matéria está procurando ?

Português

Português

Orações subordinadas

Leia este artigo para conhecer as orações subordinadas, as quais estabelecem relação de dependência sintática com outras orações do período composto.

As orações subordinadas são aquelas que estabelecem relação de dependência sintática com outras orações As orações subordinadas são aquelas que estabelecem relação de dependência sintática com outras orações

Como você já sabe, os períodos são enunciados organizados em orações (cada verbo, uma oração). Eles podem ser simples, ou seja, formados por apenas uma oração, ou podem ser compostos, ou seja, formados por duas ou mais orações. As orações do período composto podem relacionar-se por meio de dois processos sintáticos diferentes: a coordenação e a subordinação.

O processo de subordinação ocorre quando um termo atua como determinante de outro termo, como quando os complementos verbais atuam como determinantes de um verbo, integrando sua significação. De maneira geral, os termos subordinados da oração são os objetos direto e indireto, os adjuntos adnominais (subordinados aos substantivos) e adverbiais (subordinados aos verbos).

A subordinação ocorre sempre no período composto quando as orações desempenham funções sintáticas em outras, atuando como determinantes de outras orações.

Observe o exemplo:

Marcos notou que alguma coisa errada estava ocorrendo.
(1ª oração - principal)                       (2ª oração - subordinada)

O período é composto, já que apresenta duas orações (dois verbos: notar e estar). A primeira oração, como podemos perceber, é organizada em torno do verbo transitivo direto “notou”; a segunda oração é organizada em torno da locução verbal “estava ocorrendo” e atua como objeto direto do verbo da primeira oração. Dessa forma, a partir da relação de dependência sintática entre as orações, podemos dizer que o período é composto por subordinação, pois existe um processo sintático que relaciona as orações que o compõem. As conjunções que ligam as orações subordinadas são chamadas de conjunções subordinativas (que).

Diferentemente dos períodos compostos por coordenação, cujos termos das orações são sintaticamente equivalentes e relacionam-se entre si, as orações subordinadas exercem funções diversas com relação à oração principal.

Tipos de orações subordinadas

De acordo com as funções sintáticas que exercem, as orações subordinadas são classificadas em:

Por Luciana Kuchenbecker Araújo

Você pode se interessar também

Português

Conceito de frase, oração e período

Português

Conjunções

Português

Operadores argumentativos

Português

Orações coordenadas

Últimos artigos

Aspas

As aspas são sinais gráficos usados para destacar palavras ou expressões. São muito comuns para marcar a mudança da fala ou para indicar expressões que precisam de destaque.

Eva Furnari

Eva Furnari é uma famosa escritora brasileira. Seus livros são divertidos e apresentam personagens mais complexos. O livro Felpo Filva é uma de suas obras mais conhecidas.

Reticências

As reticências são um sinal de pontuação que funciona como uma pequena pausa, usado para criar um efeito especial de hesitação ou de suspense na fala ou na narração.

Brasil Império

O Brasil Império foi o período em que o Brasil foi governado por uma monarquia constitucional. Nesse período, o Brasil teve dois imperadores: Dom Pedro I e Dom Pedro II.