Português

Últimos artigos

Conto fantástico

O conto fantástico é uma pequena narrativa que apresenta fatos ou personagens sobrenaturais e absurdos. No conto fantástico, ocorrem coisas que contrariam a razão.

Leia mais

“Mecher” ou “mexer”?

O verbo “mexer” é escrito com a letra X em todas as conjugações, apesar de muita gente confundir a escrita de “CH” com “X”. A palavra “mecher” não existe.

Leia mais

Palavras proparoxítonas

Palavras proparoxítonas são palavras que possuem sílaba tônica na antepenúltima sílaba. Elas sempre são acentuadas graficamente na língua portuguesa.

Leia mais

Palavras paroxítonas

As palavras paroxítonas são as que têm a sílaba tônica na penúltima sílaba, de modo que esta é pronunciada mais forte do que as outras sílabas.

Leia mais

Polissíndeto

O polissíndeto é uma figura de linguagem que repete conjunções para gerar um efeito estilístico, geralmente de ênfase ou de intensificação. É muito usado em poemas e músicas.

Leia mais

Antítese

A antítese é uma figura de linguagem que ocorre quando há uma oposição entre palavras e frases em um texto para reforçar uma ideia.

Leia mais

Anáfora

A anáfora é uma figura de linguagem usada para fazer referência a algo já dito. Essa referência pode ser feita pelo uso de sinônimos, de pronomes ou de uma parte do termo.

Leia mais

Substantivo comum

O substantivo comum dá nome a algo genérico. Já o substantivo próprio indica um nome próprio, uma coisa específica. Existe também o substantivo comum de dois gêneros.

Leia mais

Parênteses ( )

Os parênteses ( ) são um sinal de pontuação usado para isolar um enunciado que intercala outro enunciado, servindo de complemento ou explicação, mas não sendo essencial.

Leia mais

Jeito ou geito?

É comum ficar na dúvida se o certo é escrever “jeito” ou “jeito”, mas “jeito” é escrito com “j” e não com “g”. Alguns sinônimos de “jeito” são “modo”, “vocação” e “cautela”.

Leia mais

Ponto e vírgula (;)

O ponto e vírgula é um sinal de pontuação que indica uma pausa mais longa que a pausa da vírgula, mas sem interromper o enunciado, como o ponto.

Leia mais

Encontro vocálico

O encontro vocálico ocorre quando uma vogal e uma semivogal aparecem uma depois da outra em uma palavra. Há três tipos de encontro vocálico: o ditongo, o tritongo e o hiato.

Leia mais

Hipérbole

A hipérbole é uma figura de linguagem que usa, de propósito, o exagero nas expressões para dar ênfase ao discurso. Ela é classificada como figura de pensamento.

Leia mais

Metáfora

A metáfora é uma figura de linguagem que usamos para comparar diferentes ideias por meio de algumas semelhanças entre elas. Isso é feito com o uso de linguagem figurada.

Leia mais

Realismo no Brasil

Realismo foi um estilo de época do século XIX. No Brasil, Machado de Assis é seu maior representante.

Leia mais

Versão completa