Eva Furnari é uma famosa escritora brasileira. Seus livros são divertidos e apresentam personagens mais complexos. O livro Felpo Filva é uma de suas obras mais conhecidas.
Eva Furnari é uma famosa escritora brasileira. Ela nasceu na cidade de Roma, na Itália, no dia 15 de novembro de 1942. Cerca de dois anos depois, ela e sua família se mudaram para o Brasil. Mais tarde, a escritora fez faculdade de Arquitetura e Urbanismo, além de trabalhar como professora de artes no museu Lasar Segall.
As obras da autora são engraçadas, surpreendentes e apresentam personagens mais realistas e complexos. Eva Furnari também faz as ilustrações de suas obras infantis, e seu desenho é bem detalhista. Uma de suas obras mais famosas é Felpo Filva. Nessa história, um coelho poeta e solitário acaba fazendo amizade com uma coelha bastante crítica.
Leia também: Ana Maria Machado — outra famosa autora brasileira de livros infantis
Eva Furnari é uma famosa escritora da literatura brasileira.
Ela nasceu em 1948, na cidade de Roma, na Itália.
Além de escritora, também é ilustradora e foi professora de artes.
Seus livros são divertidos e apresentam personagens mais realistas.
O livro Felpo Filva é uma de suas obras mais famosas.
A escritora Eva Furnari nasceu na cidade de Roma, na Itália, no dia 15 de novembro de 1948. Ela passou a morar no Brasil no ano de 1950, em companhia de seus pais. Quando era criança, tinha dificuldade de enxergar de perto. Isso tem um nome, é hipermetropia; mas, só mais tarde, os pais dela perceberam sua dificuldade.
Por causa da hipermetropia, a menina não conseguia ler livros, e tinha mais interesse em desenhar. O tempo passou e chegou a hora de Eva escolher uma faculdade. Então, ela estudou Arquitetura e Urbanismo na Universidade de São Paulo. Também trabalhou no museu Lasar Segall, como professora de artes, durante cinco anos, de 1974 a 1979.
No ano de 1980, passou a trabalhar na editora Ática e publicou seus primeiros quatro livros, para a coleção Peixe Vivo. A seguir, os títulos desses livros:
Cabra-cega;
De vez em quando;
Esconde-esconde;
Todo dia.
Além disso, no ano de 1981, Eva Furnari começou a publicar uma tirinha toda semana no jornal Folha de São Paulo. Era uma tirinha para crianças, e uma de suas personagens principais era a Bruxinha. Durante quatro anos, ela publicou tirinhas nesse jornal. Além disso, também fazia ilustrações para livros infantis de outros autores.
A partir de 1990, passou a se dedicar ainda mais à escrita e à ilustração de seus livros infantis. Com o tempo, os livros da autora foram traduzidos e publicados em países como México e Itália. Eva Furnari ganhou vários prêmios. Assim, o trabalho com a escrita e com a ilustração é a principal ocupação dessa artista brasileira.
Veja também: Qual é o livro mais famoso de Ruth Rocha?
Literatura infantil de caráter narrativo.
Histórias engraçadas e surpreendentes.
Traços de poesia na narrativa.
Ilustrações cheias de detalhes.
Elementos intertextuais.
Situações que provocam estranhamento.
Personagens mais complexos, mais realistas.
Presença de uma variedade de gêneros textuais.
Diálogo do narrador com a criança que está lendo o livro.
A bruxa Zelda e os 80 docinhos
A Bruxinha e o Godofredo
A Bruxinha e o Gregório
Adivinhe se puder
Amendoim
A menina da árvore
A menina e o dragão
Anjinho
Assim assado
Bruxinha atrapalhada
Bruxinha e Frederico
Bruxinha Zuzu
Bruxinha Zuzu e gato Miú
Cabra-cega
Caça-fumaça
Cacoete
Catarina e Josefina
Cocô de passarinho
Daufonsinho
De vez em quando
Esconde-esconde
Felpo Filva
Filó e Marieta
Loló Barnabé
Luas
Marilu
Mundrackz
Não confunda
Nós
O amigo da Bruxinha
O circo da lua
O feitiço do sapo
Oito a comer biscoito ou dez a comer pastéis
Operação Risoto
O problema do Clóvis
O que é, o que é?
O segredo do violinista
Os problemas da família Gorgonzola
Pandolfo Bereba
Por um fio
Quer brincar?
Ritinha bonitinha
Rumboldo
Sorumbática
Tartufo
Todo dia
Traquinagens e estripulias
Travadinhas
Truks
Umbigo indiscreto
Violeta e Roxo
Você troca?
Zig zag
Zuza e Arquimedes
Felpo Filva é um livro que conta a história de um coelho solitário. Não tinha amigos, vivia no mundo da Lua e era um famoso poeta. Felpo tinha uma orelha mais curta do que a outra e, na infância, era motivo de zombaria na escola. Mais velho, o coelho escritor decidiu escrever a história de sua triste vida.
Estava contando tudinho, contou até que foi forçado a usar um aparelho chamado Sticorelia para esticar sua orelha curta. Enquanto escrevia, teve que parar para atender ao carteiro. O coelho escritor recebia muitas cartas, mas não lia nenhuma. Contudo, ao ver um envelope lilás, decidiu ler a carta que estava dentro. A leitora Charlô criticava um de seus poemas.
A crítica deixou o coelho muito nervoso, pois ele não estava acostumado com pessoas que diziam mal de seus poemas. Charlô achava Felpo muito pessimista. Ela continuou enviando cartas para ele, criticava e reescrevia seus poemas. Então, Felpo resolveu se defender e escreveu uma carta-resposta para Charlô.
A partir daí, passaram a trocar cartas. E os dois tinham muito assunto! Ao se encontrarem pela primeira vez, riram muito. A partir de então, o coelho poeta saiu da toca várias vezes e foi visitar a coelha Charlô. Até que um dia Charlô pediu Felpo em casamento. Será que ele aceitou se casar com a coelha Charlô?
Eva Furnari é uma das principais escritoras brasileiras de livros infantis. Suas histórias são engraçadas mas também provocam estranhamento e reflexão, já que seus personagens são mais realistas. No início de sua carreira de autora, ela se destacou ao publicar livros cuja narrativa apresentava apenas ilustrações. A autora estimula seus leitores não só a ler como também a apreciar a arte do desenho.
Prêmio Jabuti
Prêmio FNLIJ
IBBY Honour List
Prêmio Adolfo Aizen
APCA
Prêmio Abril de Ilustração
Além disso, Eva Furnari foi homenageada, em 2021, durante a 33a edição do troféu HQMIX (considerado o Oscar dos quadrinhos do Brasil).
Saiba mais: 30 livros infantis que você precisa conhecer
As frases que você vai ler agora foram retiradas do livro Não confunda, de Eva Furnari:
“Não confunda feioso amarelado com medroso esverdeado.”
“Não confunda picolé salgado com jacaré mimado.”
Fontes
EDITORA MODERNA. Eva Furnari: como nasce uma escritora? Disponível em: https://www.moderna.com.br/autoresexclusivos/eva-furnari/eva-furnari-biografia.htm.
FURNARI, Eva. Não confunda. São Paulo: Moderna, 2011.
SANTOS, Jaqueline Oliveira dos. “Assim assado”: a imaginação humorística e as representações de crianças leitoras na literatura infantil de Eva Furnari. 2023. Tese (Doutorado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2023.
SITE EVA FURNARI. A escritora. Disponível em: http://www.evafurnari.com.br/pt/a-escritora/.
SITE EVA FURNARI. Os prêmios. Disponível em: http://www.evafurnari.com.br/pt/os-premios/.