Qual matéria está procurando ?

Português

Português

Carta pessoal

A carta pessoal é um subgênero da carta que permite a comunicação direta entre duas pessoas e tem um tom mais íntimo. Pode ser escrita à mão ou ser impressa.

Mão escrevendo em uma folha de papel, em alusão a uma carta pessoal. A carta pessoal é um texto de tom mais íntimo que permite a comunicação entre duas pessoas.

A carta pessoal é um subgênero da carta. Ela nomeia as cartas de comunicação direta entre duas pessoas e tem um tom mais íntimo. Além disso, pode ser um texto curto ou longo, escrita à mão ou impressa e é tradicionalmente enviada pelos Correios. Ela segue uma estrutura rígida, principalmente no preenchimento do envelope.     

Leia também: Para que serve um cartão-postal?

Resumo sobre carta pessoal

  • É um subgênero da carta.
  • Permite a comunicação direta entre duas pessoas.
  • Pode ser curta ou ter várias páginas.
  • Segue a ordem de estrutura da carta:

- cabeçalho;

- saudação;

- texto;

- despedida;

- assinatura.

  • O envelope deve ser preenchido de acordo com as regras dos Correios, caso for entregue por essa instituição.

Videoaula sobre carta pessoal

Quais as características de uma carta pessoal?

A carta pessoal é um subgênero da carta que permite a comunicação direta entre duas pessoas. Ela pode ser um texto curto ou de várias páginas, escrita à mão ou impressa e é tradicionalmente enviada pelos Correios em um envelope. É um texto mais íntimo, direcionado a um receptor específico e, geralmente, conhecido. Sua linguagem pode ser mais formal ou mais informal, dependendo do objetivo e da relação entre os interlocutores.

Estrutura da carta pessoal

A estrutura da carta pessoal é relativamente fixa e possui elementos indispensáveis. O texto deve conter os seguintes elementos:

  • Cabeçalho: local (geralmente cidade) e data (dia, mês e ano).
  • Saudação: cumprimento ao destinatário, seguido de vírgula.
  • Texto: o assunto da carta. Não se define uma ordem específica das informações e o autor pode organizá-las da forma que achar melhor.
  • Despedida: usa-se expressões como “Com carinho”, “Atenciosamente”, “Abraços”, seguido de vírgula.
  • Assinatura

Veja também: Crônica — curto texto que registra e comenta fatos do dia a dia

Como escrever uma carta pessoal?

Para escrever uma carta pessoal, o autor deve pensar em dois elementos:

  • Assunto: quais são as informações principais, em que ordem aparecerão, como serão organizadas, se há pedidos a serem feitos etc.
  • Destinatário: para definir a linguagem da carta, o autor deve avaliar qual a sua relação com o receptor, se há hierarquia entre eles, se já tiveram outras comunicações, qual a seriedade do assunto e o objetivo da emissão.

-> Como é feito o envio de uma carta pessoal pelos Correios?

Depois de escrever a carta pessoal, o envelope deve ser preenchido da maneira correta.

  • Parte da frente (na qual fica o selo): informações do destinatário, ou seja, quem receberá a carta.
    • Nome do destinatário.
    • Tipo de logradouro (rua, avenida etc.), nome do logradouro, número, bairro, cidade, estado e CEP. 
Envelope usado para enviar uma carta pessoal.
As informações no envelope são essenciais para que a carta chegue ao destino correto.
  • Parte de trás: informações do remetente, ou seja, quem enviará a carta. Essas informações identificam o autor e podem ser usadas para devolver a carta se, por qualquer motivo, ela não pôde ser entregue.
    • Nome do remetente.
    • Tipo de logradouro (rua, avenida etc.), nome do logradouro, número e complemento.
    • Bairro.
    • CEP, localidade (cidade), sigla da unidade da federação (estado).|1|

Por último, a carta deve ser levada aos Correios para ser postada e enviada. O envelope de qualquer carta deve ser preenchido corretamente para que ela consiga alcançar o seu destino.

Exemplos de carta pessoal

Recife, 20 de abril de 1985

 

            Querida Ana,

 

            A exposição foi um sucesso! Fiquei nela durante três dias e vendi quase todas as minhas pinturas. Muito obrigada pelo apoio e por me incentivar a viajar até aqui. Chegarei a São Paulo no dia 15 do próximo mês, podemos nos encontrar para tomar um café e celebrar?

 

Ansiosa para te ver,

 

Beatriz.

 

Rio de Janeiro, 13 de dezembro de 1969

 

            Caro Gabriel,

 

            Sinto informar que não poderei passar o Natal e as festas junto da sua família. Um compromisso surgiu no trabalho e tomará todo o meu tempo até janeiro. Peço que me desculpe pelo imprevisto e aceite os presentes que enviei a você e seus filhos; eles devem chegar duas semanas depois desta carta. Obrigado pelo convite e pela amizade!

 

Com saudosos cumprimentos,

 

Josué Garcia.

Saiba mais: Funções da linguagem — como elas se relacionam com os diferentes tipos de texto

Qual a diferença entre carta pessoal e carta aberta?

Ambas são subgêneros da carta. A carta pessoal refere-se a comunicações entre duas pessoas, um autor e um destinatário, e tem um tom mais íntimo, podendo contar histórias, dar notícias, pedir informações etc. Já a carta aberta é escrita, geralmente, por uma pessoa pública ou uma instituição e publicada em jornais, revistas ou na internet.

O objetivo da carta aberta é atingir a população em geral para passar uma informação, esclarecer algum erro ou mostrar um posicionamento.

Nota

|1| CORREIOS. Guia Técnico: endereçamento de correspondências. Disponível em: https://www.correios.com.br/enviar/correspondencia/arquivos/nacional/guia-tecnico-de-enderecamento-de-correspondencias.pdf.

Por Luiza Pezzotti Pugles

Você pode se interessar também

Português

Carta aberta

Português

Carta com base em argumentos

Português

Carta do leitor

Português

Cartão-postal

Últimos artigos

Eva Furnari

Eva Furnari é uma famosa escritora brasileira. Seus livros são divertidos e apresentam personagens mais complexos. O livro Felpo Filva é uma de suas obras mais conhecidas.

Reticências

As reticências são um sinal de pontuação que funciona como uma pequena pausa, usado para criar um efeito especial de hesitação ou de suspense na fala ou na narração.

Brasil Império

O Brasil Império foi o período em que o Brasil foi governado por uma monarquia constitucional. Nesse período, o Brasil teve dois imperadores: Dom Pedro I e Dom Pedro II.

7 Maravilhas do Mundo Antigo

As 7 Maravilhas do Mundo Antigo eram obras arquitetônicas e artísticas extraordinárias que representavam o ápice da engenhosidade e da cultura das civilizações antigas.