Qual matéria está procurando ?

Português

Português

Crônica

Clique aqui e conheça as principais características de uma crônica!

Entre os mais variados tipos de textos com os quais convivemos diariamente, está a crônica.

Geralmente, nós a encontramos nos jornais, escritos e transmitidos pela televisão, na Internet e em revistas.

É um tipo de texto em que o autor desenvolve suas ideias baseando-se em fatos ocorridos no dia a dia, ou sobre qualquer outro assunto considerado comum em nosso meio, ligados à política, ao mundo artístico, esporte e à sociedade de uma forma geral.

Diferente de outros textos, ela não possui uma forma fixa. Razão pela qual é considerada bastante pessoal, construída de maneira livre. Isto não significa que a linguagem utilizada não deve ser clara, mas que há a possibilidade de o autor expor suas emoções, opinar e muitas vezes criticar sobre um determinado tema.

Analisaremos a seguir uma crônica de Moacyr Scliar, no objetivo de ampliarmos ainda mais os nossos conhecimentos:

Um pedido ao Papai Noel

As crianças veem o Papai Noel como um velhinho simpático, bonachão, que aparece uma vez por ano trazendo presentes. Um adulto, se acreditasse em Papai Noel, pensaria de outra maneira. Pensaria no Papai Noel como uma figura real, claro, porque adultos de há muito deixaram para trás a imaginação infantil. E isso geraria muitas perguntas. É casado, o Papai Noel? Se é casado, por que a mulher dele nunca aparece? E como será a mulher dele? Uma mulher simpática, bonachona, dadivosa, uma verdadeira Mamãe Noel, ou quem sabe é uma megera, sempre disposta a brigar com o marido e a acusá-lo (“Não me venha com essa história que você passou a noite entregando brinquedos, que eu não acredito”)? E filhos? Será que o Papai Noel tem filhos? E como será que esses filhos o veem? (...)

Como você percebeu, podemos identificar todos os elementos que acabamos de conhecer através desta crônica, não é verdade? Agora é bem provável que saiba reconhecê-los facilmente.

Por Vânia Duarte
Graduada em Letras


Aproveite para conferir nossas videoaulas relacionadas ao assunto:

A crônica é construída a partir de fatos do cotidiano A crônica é construída a partir de fatos do cotidiano
Por Vânia Maria do Nascimento Duarte

Você pode se interessar também

Português

Carlos Drummond de Andrade

Português

A Carta de Pero Vaz de Caminha é um texto literário?

Português

Textos jornalísticos

Português

Os diferentes tipos de texto

Últimos artigos

Lobisomem

O lobisomem é um homem amaldiçoado com a condição de se transformar em um ser violento, que é metade homem e metade lobo, todas as noites de lua cheia.

Sarampo

O sarampo é uma virose que pode desencadear complicações e até mesmo a morte. Causa febre, manchas no corpo e mal-estar.

Bicho-preguiça

Bicho-preguiça, também conhecido apenas por preguiça, é um animal vertebrado, mamífero, pertence à superordem Xenarthra, e habita desde a América Central até a América do Sul.

USMCA

A nova atualização do acordo trilateral entre Estados Unidos, México e Canadá foi chamada de USMCA. Esse acordo representa uma modernização da zona de livre comércio.