Qual matéria está procurando ?

Português

Português

Descrição

Descrição, descrevendo uma coisa, descrição oral, descrição escrita, o que é descrição, características da descrição, descrevendo um animal, descrevendo uma pes

Crianças Abraçadas Crianças Abraçadas

Chamamos de descrição um estilo de definir alguma coisa ou pessoa, dando em detalhes suas características.

Assim, podemos dizer que a descrição é um retrato de alguma coisa, que pode ser feito oralmente (através da fala) ou por escrito.


Podemos descrever uma paisagem

Para que um texto seja descritivo, ele deve conter algumas características fundamentais.

Se for uma pessoa, dizemos seu nome, a cidade onde nasceu, local onde mora, o que faz (estuda, trabalha, pratica esportes, etc.), o seu jeito (alegre, extrovertida, calma, irritada, séria, etc.), como é (características físicas – cor do cabelo, olhos, pele, altura), o que gosta de fazer, e várias outras coisas, que dá ao leitor condição de imaginar essa pessoa.

Da mesma forma se for um animal, definimos suas características próprias, se é de porte grande ou pequeno; se tem pelos, pele ou penas; se é feroz ou dócil; selvagem ou doméstico; carnívoro ou herbívoro; local onde vive; etc.

Em caso de objetos e coisas, a exposição fica somente por conta das características físicas.

Quando vamos a um restaurante, pedimos o cardápio. O cardápio é a descrição dos pratos que são servidos nesse restaurante. Nele, aparecem os ingredientes principais: tipo de carne (branca ou vermelha), os acompanhamentos (outros pratos), os recheios, etc. Dessa forma, podemos escolher os pratos que mais nos agradam.


O urso em habitat natural fica alegre

Exemplo: Ao visitar o zoológico vi um urso enorme, de pelo marrom, dentes grandes, que caminhava de um lado para o outro da jaula. O animal parecia nervoso, talvez com fome, pois soltava uns bramidos tão altos e fortes, que me deixou muito assustada. Olhei para sua vasilha de comida e água e as mesmas estavam vazias. Fiquei com muita pena do animal, em seguida ele se deitou no chão, com cara de triste. Deve estar sofrendo, pois está vivendo preso, fora do seu habitat natural.

 

Por Jussara de Barros
Pedagoga
 


Aproveite para conferir nossa videoaula relacionada ao assunto:

Por Jussara de Barros

Você pode se interessar também

Português

A Carta de Pero Vaz de Caminha é um texto literário?

Últimos artigos

Revolta da Armada

Revolta da Armada foi um levante armado organizado por membros da Marinha, em 1893. Esse movimento se deu pela forte oposição da Marinha a Floriano Peixoto.

Símbolos nacionais

Símbolos nacionais são quatro símbolos que, por determinação da nossa lei, representam a nação brasileira.

Guerra do Contestado

Guerra do Contestado foi um conflito que se estendeu de 1912 a 1916 e mesclou insatisfação social com messianismo religioso.

Encontro vocálico

O encontro vocálico ocorre quando uma vogal e uma semivogal aparecem uma depois da outra em uma palavra. Há três tipos de encontro vocálico: o ditongo, o tritongo e o hiato.