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Tipos textuais

Existem cinco tipos textuais, isto é, narrativo, descritivo, argumentativo, expositivo e injuntivo. Alguns textos podem apresentar características de mais de um tipo textual.

Esquema ilustrativo com os tipos textuais e suas principais características. Existem cinco tipos de texto.

Os tipos textuais são cinco: narrativo, descritivo, argumentativo, expositivo e injuntivo. O narrativo é um texto que conta uma história e, por isso, apresenta personagens, narrador ou narradora, tempo e lugar. A descrição de pessoas, objetos, ambientes ou paisagens é característica do tipo descritivo. Textos que expressam argumentos ou opiniões são argumentativos. Expor informações é típico do texto expositivo. Já o injuntivo traz instruções ou orientações.

Leia também: Como fazer um bom texto?

Resumo sobre os tipos textuais

  • Existem cinco tipos de texto:
    • Narrativo: apresenta personagens, narrador ou narradora, enredo, espaço e tempo.
    • Descritivo: apresenta descrição de pessoa, objeto, ambiente ou paisagem.
    • Argumentativo: apresenta a defesa de uma ou mais ideias.
    • Expositivo: apresenta informações, sem argumentos ou opiniões.
    • Injuntivo: apresenta instrução, explicação ou orientação.

Videoaula sobre os tipos textuais

O que são tipos textuais?

Talvez você ache que texto é tudo igual. Mas não é! E o que faz um texto ser diferente do outro são as suas características. Portanto, existem cinco tipos de texto. Isso mesmo! Cada um dos tipos de texto apresenta características específicas. Você vai conhecer essas características a seguir.

Os 5 tipos textuais

1. Texto narrativo

A narração apresenta estes elementos:

  • narrador ou narradora;
  • personagens;
  • tempo;
  • enredo ou trama;
  • espaço ou lugar.

Exemplo de texto do tipo narrativo:

Cacau é uma menina muito inteligente e curiosa. Ela nasceu em 2015, no interior do Rio de Janeiro. Está com nove anos de idade e gosta de ler livros de ficção científica. Hoje, Cacau acordou às nove da manhã, pois está de férias. Ao olhar pela janela do seu quarto, no segundo andar, viu homens altos, de terno preto, na casa do vizinho da frente. Eles conduziram o vizinho até um carro preto e partiram. Mas quando Cacau contou o ocorrido para sua mãe, dona Josefa olhou espantada para a filha e falou:

— De onde você tirou isso, menina? A casa da frente está vazia faz um ano. De que vizinho você está falando?

Para saber mais sobre o tipo textual narrativo e suas características, clique aqui.

2. Texto descritivo

A descrição consiste em apresentar características de pessoas, objetos, ambientes ou paisagens. Como exemplo, veja a descrição da Cacau:

Cacau é uma menina de baixa estatura. Tem cabelo preto e cacheado. Sua pele é escura. Os olhos de Cacau são grandes e muito pretos. Ela usa óculos. Seu nariz é pequeno. Ela tem lábios finos e usa aparelho dentário. Seu nome é Carlota, mas todos a chamam de Cacau. Gosta de roupas coloridas e chamativas, e ama usar bermudas. A voz da Cacau é rouca, e sua risada é contagiante.

Para saber mais sobre o tipo textual descritivo e suas características, clique aqui.

3. Texto argumentativo

A argumentação é a defesa de uma ou mais ideias. Um texto argumentativo procura convencer a leitora e o leitor. Por isso, apresenta um ou mais argumentos:

A criança é livre para expressar opiniões, as quais devem ser respeitadas. O artigo 19 da Declaração Universal dos Direitos Humanos diz que todo ser humano tem direito à liberdade de opinião e expressão. Portanto, a criança, como ser humano que é, possui tal direito, o qual não é exclusividade dos adultos.

4. Texto expositivo

A exposição é um texto que apenas expõe ideias, ou seja, é um texto que informa, sem argumentar:

Dá-se o nome de lixo aos restos da atividade humana que se tornam inúteis, indesejáveis e descartáveis com o tempo. O lixo pode ser gerado em trabalhos domésticos, atividades industriais, hospitalares, agrícolas e até mesmo por causa de avanços tecnológicos, que tornam um produto obsoleto, como é o caso dos smartphones e tevês descartados anualmente.

SANTOS, Vanessa Sardinha dos. 15 curiosidades sobre o lixo. Disponível em: https://escolakids.uol.com.br/ciencias/15-curiosidades-sobre-lixo.htm.

5. Texto injuntivo

A injunção é caracterizada pela instrução, orientação, explicação ou aconselhamento. Nesse tipo de texto, é bastante comum a presença de verbos no imperativo, isto é, que expressam ordem.

Por exemplo, uma receita de brigadeiro é um texto do tipo injuntivo:

Coloque, em uma panela, leite condensado, chocolate em pó e manteiga. Misture tudo e leve ao fogo baixo. É preciso mexer o tempo todo, até a mistura se desprender do fundo da panela. Quando isso acontecer, retire-a do fogo e coloque a mistura em um prato untado com manteiga. Quando esfriar, use as mãos limpas para fazer bolinhas, que devem ser passadas no granulado.

Mas atenção! Só faça isso em companhia de uma pessoa adulta. Afinal, mexer com fogo é algo perigoso.

Leia também: Como fazer um bom texto?

Como identificar o tipo textual?

TIPO TEXTUAL

COMO IDENTIFICAR?

Narrativo

O texto tem um ou mais personagens? Tem um narrador ou narradora? Tem uma trama, ou seja, conta uma história? A história acontece em determinado lugar e tempo? Se a resposta for “sim” para essas perguntas, você está diante de um texto do tipo narrativo.

Descritivo

O texto descreve (aponta características de) uma pessoa, objeto, ambiente ou paisagem? Se a resposta for “sim”, o texto que você está lendo é do tipo descritivo.

Argumentativo

O texto está defendendo uma ou mais ideias? Apresenta o ponto de vista ou opinião do autor ou da autora? Se a resposta for “sim” para qualquer uma dessas perguntas, o texto é do tipo argumentativo.

Expositivo

O texto traz informações sobre determinado assunto? Ele só traz informações, sem expressar opinião ou argumentos do autor ou da autora? Se a resposta for “sim” para as duas perguntas, o texto é do tipo expositivo.

Injuntivo

O texto traz uma instrução? Ele ensina ou explica como fazer algo? Ele apresenta verbos no imperativo ou expressões que têm o intuito de convencer a leitora e o leitor? Se a resposta for “sim” para essas perguntas, você pode considerar o texto como sendo do tipo injuntivo.

Diferenças entre tipos textuais e gêneros textuais

Como vimos acima, os tipos textuais são apenas cinco! E qualquer texto que você for ler pode ser classificado como um desses tipos. Às vezes, o texto pode apresentar características de mais de um tipo. Por exemplo, um conto tem características do tipo narrativo, mas também pode ter características do descritivo (descrição de personagens e lugares), argumentativo (expressão de opinião), expositivo (informações sobre determinado assunto).

Já os gêneros textuais não apresentam um número limitado como os tipos textuais. Existem vários gêneros textuais, e cada um deles apresenta características próprias. Além disso, os gêneros textuais estão associados a uma função. Por exemplo, o gênero receita de bolo tem o objetivo de ensinar a fazer bolo, o gênero piada tem o objetivo de fazer rir, e assim por diante.

Cada gênero de texto pode ser associado a um tipo textual. A receita de bolo, por exemplo, é do tipo injuntivo. A piada é do tipo narrativo. Outros gêneros textuais são carta, notícia, reportagem, relatório, diário, tirinha, charge, bula de remédio etc. Cada um desses gêneros tem características próprias e um objetivo, ou seja, uma função comunicativa. Para saber mais sobre os gêneros textuais, clique aqui.

Exercícios sobre tipos textuais

Questão 1

Leia o texto a seguir:

Minha irmã e eu fomos ao parque de diversões. Era domingo à noite, e estava muito calor. O parque ficava perto de nossa casa, então fomos a pé mesmo. Eu queria andar na roda-gigante, mas Nélida, minha irmã, queria era o trem-fantasma. Minha irmã não é fácil de convencer, é meio autoritária, e eu acabo sempre obedecendo às suas vontades. Perto do trem-fantasma, estava um palhaço assustador. Ele era muito alto e magro. Tinha uma enorme cabeleira branca. A boca era muito vermelha e enorme, o rosto estava todo pintado de branco. Seus dentes eram grandes e muito amarelos. Seu sorriso sinistro me fez estremecer. Segurei a mão de Nélida e desmaiei.

O texto apresenta características dos seguintes tipos textuais:

A) Narrativo e descritivo.

B) Argumentativo e injuntivo.

C) Expositivo e injuntivo.

D) Narrativo e expositivo.

E) Descritivo e argumentativo.

Resolução:

Alternativa A.

O texto conta uma história, que ocorre em um parque de diversões, e apresenta personagens. Um desses personagens é um palhaço, o qual é descrito pelo narrador. Dessa forma, o texto possui características de dois tipos textuais, ou seja, narrativo e descritivo.

Questão 2

Leia o texto a seguir:

A água é feita de moléculas com dois átomos de hidrogênio ligados a um átomo de oxigênio, ou seja, H2O. Já a água do mar possui muitas substâncias químicas misturadas a ela, que podem depois passar por transformações e separar seus componentes, como o sal de cozinha. Se você quiser saber como isso é feito, leia o texto Separação de misturas.

FOGAÇA, Jennifer. A química está em toda parte. Disponível em: https://escolakids.uol.com.br/ciencias/a-quimica-esta-em-toda-parte.htm.

O texto apresenta características dos seguintes tipos textuais:

A) Narrativo e descritivo.

B) Argumentativo e injuntivo.

C) Expositivo e injuntivo.

D) Narrativo e expositivo.

E) Descritivo e argumentativo.

Resolução:

Alternativa C.

O texto traz informações sobre a água, de forma que possui características expositivas. Mas, no final, quando diz para você ler o texto Separação de misturas, ele assume um caráter injuntivo, já que dá uma instrução para leitoras e leitores.

Questão 3

Qual das frases abaixo é do tipo argumentativo?

A) Júlio foi até o supermercado e comprou doce de leite.

B) A bola era grande, redonda, vermelha, com pintas brancas.

C) A liberdade de expressão irrestrita fortalece a democracia.

D) Cidadãos e cidadãs do Brasil têm direitos e deveres.

E) Após atualização, reinicie o seu tablet para continuar.

Resolução:

Alternativa C.

Tipo narrativo: “Júlio foi até o supermercado e comprou doce de leite” (narra um acontecimento). Tipo descritivo: “A bola era grande, redonda, vermelha, com pintas brancas” (características de um objeto). Tipo argumentativo: “A liberdade de expressão irrestrita fortalece a democracia” (defesa de uma ideia ou opinião). Tipo expositivo: “Cidadãos e cidadãs do Brasil têm direitos e deveres” (informação, pois é um fato e não uma opinião). Tipo injuntivo: “Após atualização, reinicie o seu tablet para continuar” (instrução).

Fontes

ABAURRE, Maria Luiza M.; ABAURRE, Maria Bernadete M.; PONTARA, Marcela. Português: contexto, interlocução e sentido. 3. ed. São Paulo: Moderna, 2016. v. 1-2.

KOCH, Ingedore Villaça; ELIAS, Vanda Maria. Ler e compreender: os sentidos do texto. 3. ed. São Paulo: Contexto, 2010.

Por Warley Souza

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