Qual matéria está procurando ?

Português

Português

Carta do leitor

A carta do leitor é um texto que informa a opinião do leitor sobre uma matéria publicada anteriormente em um jornal ou revista. Pode conter sugestões ou críticas, por exemplo.

Mulher segurando uma revista aberta, em alusão à carta do leitor. A carta do leitor é publicada em jornais e revistas, em formato físico ou digital.

A carta do leitor é um subgênero da carta feito para ser publicado em jornais e revistas e expressar a opinião de um leitor sobre uma matéria anteriormente publicada. Ela pode concordar, discordar, elogiar, sugerir mudanças etc. É um texto objetivo e que deve, no geral, seguir as normas gramaticais. Muitas vezes, é seguido de uma resposta do jornal ou da revista.

Leia também: Reportagem — principais características do gênero

Resumo sobre carta do leitor

  • É um subgênero da carta.

  • É publicada em jornais e revistas.

  • Mostra a opinião de um leitor sobre algo publicado anteriormente.

  • Deve ser objetiva e preservar a norma culta.

  • Segue uma estrutura específica.

Videoaula sobre carta do leitor

O que é a carta do leitor?

A carta do leitor é um subgênero da carta. Ela aparece em seções de jornais e revistas e mostra a opinião de um leitor sobre algo publicado anteriormente, podendo elogiar, criticar, adicionar comentários etc. Assim, pertence à esfera midiática ou, mais especificamente, jornalística.

Quais as características da carta do leitor?

Como a carta do leitor defende uma opinião, ela pertence ao gênero argumentativo, e é feita em 1ª pessoa. Os textos escolhidos para publicação devem, no geral, seguir a norma culta e apresentar argumentos coerentes e respeitosos. O texto deve ser objetivo e curto para que possa ser publicado. Muitas vezes, na publicação, o texto é acompanhado de uma resposta do jornal ou revista.

Veja também: Operadores argumentativos — para que servem, tipos e exemplos

Estrutura da carta do leitor

Em geral, a estrutura da carta do leitor segue esses elementos básicos:

  • Título: resume e já dá uma ideia sobre o conteúdo do texto.

  • Saudação: cumprimento ao jornal/revista.

  • Texto: especifica qual foi a matéria lida; desenvolve a opinião do leitor com base em argumentos; e apresenta conclusão. Pode incluir pedidos, perguntas ou sugestões.

  • Despedida

  • Identificação: pode incluir apenas o nome do leitor ou mais informações, como cidade, país, idade etc.

Como fazer uma carta do leitor

Primeiramente, o leitor deve acompanhar o jornal ou a revista para ter conhecimento do perfil editorial e do estilo das matérias. Quando uma matéria chamar sua atenção, ele pode escrever uma carta em referência a ela e enviá-la pelos Correios ou virtualmente, seguindo as instruções disponibilizadas para tanto (geralmente, os periódicos informam o endereço físico ou digital para o qual as cartas devem ser enviadas).

Para construir o texto, o autor deve levar em conta a estrutura geral da carta do leitor: título, saudação, texto, despedida e identificação. Como ela não é tão íntima e direta, a exemplo da carta pessoal, o autor deve escrever tendo em mente que toda a audiência daquele meio jornalístico terá acesso ao texto.

Assim, a linguagem e o conteúdo devem ser adaptados ao tipo de público do jornal e revista. Por exemplo: uma revista sobre ciência para pesquisadores exigirá uma linguagem muito mais formal do que um jornal sobre filmes para jovens. O autor também deve se atentar à gramática e à extensão da carta, que não deve ser longa. A carta do leitor pode ser escrita para qualquer tipo de jornal ou revista, como de moda, acadêmica, de divulgação científica, literária etc.

Saiba mais: Carta aberta — outro texto de caráter argumentativo divulgado em meios públicos

Exemplos de carta do leitor

Veja abaixo a carta de uma leitora publicada na revista eletrônica Ciência Hoje das Crianças.|1| Confira também a resposta da revista.

Carta do leitor

Na pandemia

Olá, CHC. Meu nome é Sofia, eu tenho 8 anos. Eu amei a pesquisa por quanto tempo um vírus permanece vivo em uma superfície, da seção Quero saber, CHC 309. Achei muito interessante e descobri que existem vários vírus e que alguns possuem envelopes protetores. Gostaria que vocês fizessem uma matéria com dicas de atividades para as crianças nessa quarentena.

Sofia. Osasco/SP

Resposta da revista

Oi, Sofia. A CHC tem um monte de atividades e experimentos que podem ajudar a passar o tempo na quarentena. Pesquise em nossa página e divirta-se!

Veja outro exemplo, publicado na versão eletrônica do jornal O Popular.|2|

Carta do leitor

Impedimento

Sempre fui contra a lei do impedimento no futebol, pois se jogam 11 contra 11, tem então um marcando um do time contrário. O torcedor vai ao estádio para ver gol, e ver seu time vencer. Então que aconteçam os gols. Porém, domingo (25/06), aquele gol anulado por impedimento do atacante estava à frente contra o meu Botafogo, eu aplaudi, achei bom demais. Então, que deixem a lei do impedimento. Vou deixar de ser contra.

José Osvaldo de Siqueira. Jardins Atenas - Goiânia/GO

Crédito da imagem

[1] Niloo/ Shutterstock

Notas

|1| REVISTA CIÊNCIA HOJE PARA CRIANÇAS. Fala Aqui! Disponível em: https://chc.org.br/artigo/fala-aqui-311/.

|2| JORNAL O POPULAR. Opinião. Cartas dos Leitores. Disponível em: https://opopular.com.br/opiniao/carta-dos-leitores/cartas-dos-leitores-1.3042363. 

Por Luiza Pezzotti Pugles

Você pode se interessar também

Português

Artigo de opinião

Português

Carta com base em argumentos

Português

Carta pessoal

Português

Cartão-postal

Últimos artigos

Eva Furnari

Eva Furnari é uma famosa escritora brasileira. Seus livros são divertidos e apresentam personagens mais complexos. O livro Felpo Filva é uma de suas obras mais conhecidas.

Reticências

As reticências são um sinal de pontuação que funciona como uma pequena pausa, usado para criar um efeito especial de hesitação ou de suspense na fala ou na narração.

Brasil Império

O Brasil Império foi o período em que o Brasil foi governado por uma monarquia constitucional. Nesse período, o Brasil teve dois imperadores: Dom Pedro I e Dom Pedro II.

7 Maravilhas do Mundo Antigo

As 7 Maravilhas do Mundo Antigo eram obras arquitetônicas e artísticas extraordinárias que representavam o ápice da engenhosidade e da cultura das civilizações antigas.