Qual matéria está procurando ?

Português

Português

Artigo de opinião

O artigo de opinião é um gênero que serve para expressar um ponto de vista sobre determinado assunto que está ocorrendo no momento da escrita do texto. Esse gênero possui o tipo argumentativo, por isso necessita de comprovações e justificativas para todas as informações expostas. Sua estrutura divide-se em:

  • introdução (apresentação do problema);
  • desenvolvimento (análise do problema);
  • conclusão (sugestão de soluções para o problema).

Leia também: O que são operadores argumentativos?

Características do artigo de opinião

O artigo de opinião é um gênero textual utilizado para expressar um posicionamento sobre algum assunto do momento. Utiliza-se esse texto para expressar-se indignação, críticas e também sugestões a respeito de algum problema. Por conta dessa defesa de opinião, esse texto é chamado de argumentativo.

O artigo de opinião é um gênero muito explorado na escola.

O texto argumentativo tenta convencer o leitor sobre o ponto de vista defendido. Para alcançar esse objetivo, é necessário argumentar as afirmações feitas, ou seja, justificar tudo o que é dito, com provas científicas, teóricas, artísticas, e outras.

No caso do artigo de opinião, geralmente ele se refere a algum problema recente. Assim, o autor aponta para esse problema e posiciona-se indicando suas possíveis causas e consequências bem como outras informações que comprovem sua indignação. Além disso, no final, também sugere melhorias e soluções.

Estrutura do artigo de opinião

O artigo de opinião divide-se em quatro partes:

  • Título: é uma pequena frase (que pode ser uma única palavra) que nomeia o texto. Esse nome precisa dar dicas sobre a mensagem que será passada e pode ser criativo, instigante, para atrair o leitor.
  • Introdução: pode ser o primeiro ou os primeiros parágrafos do texto. Nela se deve apresentar o assunto abordado, por isso, no caso do artigo de opinião, é importante apresentar o problema que será discutido. Nessa apresentação, é importante não apenas dizer qual o assunto do texto, mas explicar o contexto no qual ele está inserido, além de apresentar informações conhecidas, para que o leitor situe-se no assunto.
  • Desenvolvimento: parte em que se aprofunda a discussão sobre o problema. É o espaço para comprovar as afirmações feitas, trazer exemplos, fazer comparações, mostrar pesquisas e dados, e tudo o mais que for relevante para comprovar o seu ponto de vista. Essa costuma ser a maior parte do texto, pois é nela que se forma o corpo textual.
  • Conclusão: é a finalização do texto, o momento em se apresenta o desfecho para as discussões anteriores, e, no artigo de opinião, também é o momento de propor soluções ou medidas paliativas para o problema. Assim como a argumentação precisa estar bem fundamentada, para comprovar o ponto de vista, a conclusão deve indicar que o autor tem sugestões para amenizar o problema, mesmo que sejam sugestões direcionadas a órgãos públicos ou instituições de poder, responsabilizando-as pela solução.

Veja também: Cinco erros de português comuns e como evitá-los na redação 

Passo a passo para fazer um artigo de opinião

Um bom artigo de opinião está atento e investiga os detalhes do problema.

O artigo de opinião deve ser feito no momento em que algum problema de ordem coletiva (pode ser sobre economia, religião, educação, tecnologia, trabalho etc.) ocorre e você deseja posicionar-se.  Após essa motivação, é preciso analisar o problema de forma mais crítica, mesmo sem ser especialista.

É importante fazer pesquisas sobre o assunto, buscar fontes, referências, comparações e qualquer outro dado que for relevante para comprovar ou justificar os argumentos. Também é relevante já pensar em possíveis soluções para a questão, medidas possíveis de ocorrerem de fato, sem soluções mágicas ou fora da realidade.

Em sequência, é importante elaborar uma estratégia de construção do texto. Selecione as informações que serão apresentadas na introdução, aquelas que já são mais conhecidas e que contextualizam o problema, que informam qual é, onde está, como afeta; em seguida, apresente a sua afirmação, ou seja, o seu ponto de vista.

Para o desenvolvimento, selecione as informações novas — que aprofundarão o assunto discutido —, as comparações pertinentes, os exemplos que comprovam o problema, a leitura de especialistas sobre o assunto, e outros dados relevantes. Para a conclusão, pense em possíveis soluções.

Após toda a organização da estrutura do seu texto, você pode dedicar-se à escrita. Busque utilizar uma linguagem formal, objetiva e argumentativa. Todas as justificativas pertinentes podem servir para reforçar sua opinião.

Exemplo de artigo de opinião

A saúde deveria ser um bem comum a todos os seres vivos, ou seja, um direito de todos. Nessa lógica, ninguém deveria tirar a vida de ninguém, pois esse é um bem irrecuperável.

Entretanto, o que vemos atualmente é uma verdadeira inversão dos valores básicos de uma sociedade. A saúde tem se tornado mercadoria, e a vida perdeu o valor.

Em um cenário como o atual, de pandemia da COVID-19, a saúde torna-se a principal vítima, e, no Brasil, boa parte da população depende unicamente do sistema público.

Com todo esse cenário, a falta de plano prático do governo federal, para enfrentamento do vírus, é uma vergonha, pois se mostra um verdadeiro descaso com a vida.

Os números não caíram, estamos há meses trancados, e a incerteza e o caos seguem reinando por todas as cidades. No meio disso, um Estado brasileiro sofre um apagão.

Como conceber o que está acontecendo? Para onde vão todos os impostos pagos e que deveriam ser investidos na saúde?

O governo federal precisa apresentar medidas concretas e eficazes para o nosso país. O SUS precisa ser defendido e mantido se não quisermos sofrer um colapso coletivo. A vida deve voltar a ser prioridade.

 

No exemplo, é possível perceber que o autor posiciona-se sobre um assunto recente, a pandemia da COVID-19. Falando sobre isso, ele apresenta, inicialmente, uma explicação sobre a vida e sobre a importância da saúde na vida coletiva. Partindo disso, ele vai se aprofundando e trazendo questionamentos e críticas ao assunto, afirmando que há uma negligência do governo federal com o problema, acrescentando, ainda, outras informações (como o apagão do Amapá), e, por fim, sugere que sejam tomadas medidas eficazes para o problema.

Por Talliandre Matos

Você pode se interessar também

Português

A impessoalidade no texto dissertativo

Português

Como escrever um texto narrativo?

Português

Texto literário e não literário

Português

Textos injuntivos e textos prescritivos

Últimos artigos

Rinocerontes

Rinocerontes são animais de grande porte encontrados na África e Ásia. São animais solitários, territorialistas e que podem viver cerca de 50 anos.

Animais ovíparos, ovovivíparos e vivíparos

Quando falamos em animais ovíparos, ovovivíparos e vivíparos, estamos nos referindo ao local onde o embrião de uma espécie se desenvolve.

Metáfora

A metáfora é uma figura de linguagem que usamos para comparar diferentes ideias por meio de algumas semelhanças entre elas. Isso é feito com o uso de linguagem figurada.

Cuca

Cuca é um ser do folclore brasileiro e apresentada como uma velha má que sequestra crianças. Por meio de Monteiro Lobato, a forma de jacaré da cuca se popularizou.