Qual matéria está procurando ?

Ciências

Ciências

Pandemia

Entenda o que é pandemia, conheça alguns exemplos e entenda por que nos dias atuais uma doença espalha-se mais rapidamente para outras partes do mundo.

A Zika é uma doença que recentemente se espalhou para várias partes do mundo A Zika é uma doença que recentemente se espalhou para várias partes do mundo

Quando falamos em doenças contagiosas, a nossa maior preocupação é que elas se espalhem e acometam grande parte da população, não é mesmo? O surgimento de pandemias preocupa todas as autoridades, principalmente quando são doenças graves, como o ebola. Mas, afinal, o que é uma pandemia?

O que é pandemia?

A pandemia acontece quando uma determinada doença espalha-se por várias regiões do planeta, não ficando restrita apenas a um povo, estado ou país. Nas pandemias, uma grande área geográfica é afetada pelo problema, ou seja, a doença toma grandes proporções.

Um exemplo recente de pandemia foi observado em 2009, quando a gripe H1N1 estava espalhando-se rapidamente por várias áreas do globo. Essa gripe apresenta maior risco de agravamento do quadro que a gripe comum, o que causou a morte de várias pessoas. De acordo com a Organização Mundial de Saúde, em oito semanas, a doença atingiu 120 territórios e levou à morte 2 mil pessoas somente no Brasil durante o período da pandemia.

Além da pandemia de H1N1, que foi declarada finalizada em 2010, podemos citar outro exemplo: a AIDS. Essa é uma doença viral causada pelo vírus HIV, o qual é transmitido, principalmente, por via sexual. A doença é grave, não possui cura e ataca o sistema de defesa do nosso corpo, deixando-o mais propenso às infecções. A pandemia de AIDS, infelizmente, ainda não chegou ao fim.

Nos dias atuais, é mais fácil ocorrer uma pandemia?

Atualmente existe um fluxo intenso de pessoas, que viajam de um local para outro sem grandes dificuldades. Com isso, é grande o risco de que doenças sejam levadas de um país para outro rapidamente. Esse problema é agravado ainda pelo fato de algumas doenças não apresentarem sintomas imediatos, o que faz uma pessoa viajar de uma região para outra sem ao menos perceber que está portando alguma doença grave.

Qual é a diferença entre uma epidemia e uma pandemia?

A epidemia, diferentemente da pandemia, não se espalha por vários países, estando restrita a uma determinada região. Nas epidemias, verifica-se um aumento maior do que o esperado de casos de uma doença em um determinado período. Um exemplo de epidemia é a dengue, que, anualmente, apresenta no país números assustadores.


Por Ma. Vanessa dos Santos

Por Vanessa Sardinha dos Santos

Você pode se interessar também

Ciências

Bactérias

Ciências

Dengue

Ciências

Gripe H1N1

História

Peste de Atenas

Últimos artigos

Presidente da república

Presidente da república é a autoridade máxima em nosso país. É eleito(a) por meio do voto popular para um mandato de quatro anos.

Porquinho-da-índia

O porquinho-da-índia é um mamífero roedor que possui corpo pequeno e orelhas curtas. Ele pode ser criado como animal de estimação.

Escambo

O escambo é uma modalidade de transação que foi muito comum na Antiguidade. Por meio desse acordo, realiza-se a troca de mercadorias ou serviços.

Nucleotídeo

O nucleotídeo é a subunidade que forma o DNA e o RNA. Cada nucleotídeo é constituído por um grupo fosfato, uma pentose e uma base nitrogenada.