Qual matéria está procurando ?

Português

Português

Cartão-postal

O cartão-postal é um gênero textual que contém uma mensagem curta, menor do que a carta, escrita em um cartão com uma imagem, um selo e o endereço do destinatário.

Caneta em cima de um cartão-postal com um selo da Torre Eiffel. O cartão-postal é usado para transmitir informações e saudações durante viagens.

O cartão-postal é um gênero textual que consiste em uma mensagem curta escrita em um cartão com selo postal e endereço do destinatário, de um lado, e uma imagem de um ponto turístico ou obra de arte, do outro. Ele era usado como meio de comunicação em viagens ao redor do mundo.

Leia também: Como escrever uma carta pessoal

Resumo sobre cartão-postal

  • É uma mensagem curta escrita em um cartão com um selo ou carimbo postal e o endereço do destinatário, de um lado, e uma imagem de um ponto turístico ou obra de arte, do outro.

  • Sua origem data da década de 1860.

  • É usado para transmitir informações e saudações em viagens.

  • É enviado pelos Correios.

O que é e para que serve um cartão-postal?

O cartão-postal, bilhete-postal ou postal é um gênero textual parecido com a carta, mas desenvolvido de forma mais curta e simplificada. Sua mídia, um cartão, trata-se de um retângulo de papelão com dois lados: um lado reserva o espaço para a mensagem, o endereço e os selos e/ou carimbos postais, enquanto o outro contém uma imagem, geralmente de pontos turísticos ou obras de arte.

Como o correio costumava ser a única forma de contato entre locais distantes, os postais e as cartas transmitiam as informações e saudações. Assim, o cartão-postal serve para enviar mensagens curtas e pode marcar, por meio da imagem, o local do mundo no qual o remetente estava quando o escreveu.

Quais são as características do cartão-postal?

O cartão-postal consiste em mensagens muito curtas, já que o espaço para escrever é bem limitado. Ele costuma ter um vocativo (“Querida amiga”, “Minha amada mãe”, “Ao meu amigo José” etc.), o endereço do destinatário e uma breve mensagem do remetente junto do selo dos Correios. Ele circula sem envelope.

Veja também: O que é uma carta argumentativa?

Como escrever um cartão-postal?

Para fazer um cartão-postal, deve-se comprar um em uma papelaria ou em pontos turísticos. Após isso, o autor deve escrever a mensagem, o nome e o endereço do destinatário. Para enviá-lo, o remetente deve ir até uma agência dos Correios para fazer a postagem do selo e enviar o cartão.

Exemplos de cartão-postal

Exemplo 1:

O verso do cartão-postal contém uma mensagem curta, o nome e o endereço do destinatário.

Exemplo 2:

Querida mãe,

Estou muito bem aqui na Alemanha! Já visitei o Portão de Brandemburgo, aquele local histórico do qual eu tinha te contado. É ele que aparece na foto do cartão. Também já fiz duas amigas aqui, a Lara, brasileira, e a Sofia, russa.

Estou com muitas saudades e espero te ver logo!

Com carinho, Júlia.

 

Para: Maria da Silva

Endereço: Rua das Macieiras, 1409, Bairro Sul

São Paulo, SP

Brasil

Cep: 22222-222

Saiba mais: Linguagem formal e linguagem informal — quando usar

História do cartão-postal

Cartão-postal de 1922, feito em comemoração ao primeiro centenário da Independência do Brasil.

As primeiras aparições de algo como o postal datam do século X, quando os chineses usavam cartões de felicitações. Modernamente, há três versões principais da história de criação do cartão-postal. Diz-se que H. P. Lipman, um estadunidense, teria patenteado o Lipman's Postal Card em 1862. Além dele, Heinrivh Von Stephan, o diretor dos Correios da Confederação da Alemanha do Norte, teria apresentado uma ideia similar em 1865 na Conferência Postal Germano-Austríaca.

A história mais aceita, contudo, é a de que Emmanuel Hermann, um professor de Economia Política no Império Austro-Húngaro, teria proposto os postais em 1869 devido ao custo ser menor do que o das cartas. A explicação para a criação desse gênero foi a possibilidade da sua mídia poder circular sem envelopes, pois se trata de papelão, o que deixou seu valor muito menor do que o de uma carta.

no Brasil, os primeiros cartões-postais eram de uso governamental, mas um decreto de 1880 instituiu o modelo de comunicação no país. O cartão-postal ajudava na comunicação à distância quando os Correios eram a única opção. Ele vinha com imagens de pontos turísticos ou ilustrações ligadas à história do momento, como o da foto acima, feito em comemoração ao primeiro centenário da Independência do Brasil (1922).

Fontes

BIBLIOTECA NACIONAL. Há 140 anos, aparecia o cartão postal | Biblioteca Nacional. Disponível em: https://antigo.bn.gov.br/acontece/noticias/2020/04/ha-140-anos-aparecia-cartao-postal>.

CARTÃO-POSTAL. In: ENCICLOPÉDIA Itaú Cultural de Arte e Cultura Brasileira. São Paulo: Itaú Cultural, 2023. Disponível em: http://enciclopedia.itaucultural.org.br/termo85/cartao-postal.

CIVITATIS PT. História das viagens: a origem dos cartões-postais. Disponível em: https://www.civitatis.com/blog/pt-br/historia-das-viagens-a-origem-dos-cartoes-postais/.

Por Luiza Pezzotti Pugles

Você pode se interessar também

Português

Carta aberta

Português

Carta do leitor

Português

Carta pessoal

Português

Gêneros textuais

Últimos artigos

Grau dos adjetivos

O grau dos adjetivos serve para indicar o quão forte é a característica de algo ou alguém, que pode ser muito intensa (grau superlativo) ou comparada (grau comparativo) a outra.

Guerra da Independência do Brasil

A Guerra da Independência do Brasil foi um conflito armado que consolidou a separação do Brasil de Portugal, transformando-o em nação independente entre 1822 e 1824.

Odin

Odin é uma divindade presente na religiosidade nórdica e germânica, sendo conhecido como o Pai de Todos e considerado um deus guerreiro e mágico.

7 maravilhas do mundo moderno

As 7 maravilhas do mundo moderno são sete construções feitas pelo ser humano ao longo da história e que são consideradas símbolos da diversidade e da engenhosidade humana.