Qual matéria está procurando ?

Português

Português

Cartão-postal

O cartão-postal é um gênero textual que contém uma mensagem curta, menor do que a carta, escrita em um cartão com uma imagem, um selo e o endereço do destinatário.

Caneta em cima de um cartão-postal com um selo da Torre Eiffel. O cartão-postal é usado para transmitir informações e saudações durante viagens.

O cartão-postal é um gênero textual que consiste em uma mensagem curta escrita em um cartão com selo postal e endereço do destinatário, de um lado, e uma imagem de um ponto turístico ou obra de arte, do outro. Ele era usado como meio de comunicação em viagens ao redor do mundo.

Leia também: Como escrever uma carta pessoal

Resumo sobre cartão-postal

  • É uma mensagem curta escrita em um cartão com um selo ou carimbo postal e o endereço do destinatário, de um lado, e uma imagem de um ponto turístico ou obra de arte, do outro.

  • Sua origem data da década de 1860.

  • É usado para transmitir informações e saudações em viagens.

  • É enviado pelos Correios.

O que é e para que serve um cartão-postal?

O cartão-postal, bilhete-postal ou postal é um gênero textual parecido com a carta, mas desenvolvido de forma mais curta e simplificada. Sua mídia, um cartão, trata-se de um retângulo de papelão com dois lados: um lado reserva o espaço para a mensagem, o endereço e os selos e/ou carimbos postais, enquanto o outro contém uma imagem, geralmente de pontos turísticos ou obras de arte.

Como o correio costumava ser a única forma de contato entre locais distantes, os postais e as cartas transmitiam as informações e saudações. Assim, o cartão-postal serve para enviar mensagens curtas e pode marcar, por meio da imagem, o local do mundo no qual o remetente estava quando o escreveu.

Quais são as características do cartão-postal?

O cartão-postal consiste em mensagens muito curtas, já que o espaço para escrever é bem limitado. Ele costuma ter um vocativo (“Querida amiga”, “Minha amada mãe”, “Ao meu amigo José” etc.), o endereço do destinatário e uma breve mensagem do remetente junto do selo dos Correios. Ele circula sem envelope.

Veja também: O que é uma carta argumentativa?

Como escrever um cartão-postal?

Para fazer um cartão-postal, deve-se comprar um em uma papelaria ou em pontos turísticos. Após isso, o autor deve escrever a mensagem, o nome e o endereço do destinatário. Para enviá-lo, o remetente deve ir até uma agência dos Correios para fazer a postagem do selo e enviar o cartão.

Exemplos de cartão-postal

Exemplo 1:

O verso do cartão-postal contém uma mensagem curta, o nome e o endereço do destinatário.

Exemplo 2:

Querida mãe,

Estou muito bem aqui na Alemanha! Já visitei o Portão de Brandemburgo, aquele local histórico do qual eu tinha te contado. É ele que aparece na foto do cartão. Também já fiz duas amigas aqui, a Lara, brasileira, e a Sofia, russa.

Estou com muitas saudades e espero te ver logo!

Com carinho, Júlia.

 

Para: Maria da Silva

Endereço: Rua das Macieiras, 1409, Bairro Sul

São Paulo, SP

Brasil

Cep: 22222-222

Saiba mais: Linguagem formal e linguagem informal — quando usar

História do cartão-postal

Cartão-postal de 1922, feito em comemoração ao primeiro centenário da Independência do Brasil.

As primeiras aparições de algo como o postal datam do século X, quando os chineses usavam cartões de felicitações. Modernamente, há três versões principais da história de criação do cartão-postal. Diz-se que H. P. Lipman, um estadunidense, teria patenteado o Lipman's Postal Card em 1862. Além dele, Heinrivh Von Stephan, o diretor dos Correios da Confederação da Alemanha do Norte, teria apresentado uma ideia similar em 1865 na Conferência Postal Germano-Austríaca.

A história mais aceita, contudo, é a de que Emmanuel Hermann, um professor de Economia Política no Império Austro-Húngaro, teria proposto os postais em 1869 devido ao custo ser menor do que o das cartas. A explicação para a criação desse gênero foi a possibilidade da sua mídia poder circular sem envelopes, pois se trata de papelão, o que deixou seu valor muito menor do que o de uma carta.

no Brasil, os primeiros cartões-postais eram de uso governamental, mas um decreto de 1880 instituiu o modelo de comunicação no país. O cartão-postal ajudava na comunicação à distância quando os Correios eram a única opção. Ele vinha com imagens de pontos turísticos ou ilustrações ligadas à história do momento, como o da foto acima, feito em comemoração ao primeiro centenário da Independência do Brasil (1922).

Fontes

BIBLIOTECA NACIONAL. Há 140 anos, aparecia o cartão postal | Biblioteca Nacional. Disponível em: https://antigo.bn.gov.br/acontece/noticias/2020/04/ha-140-anos-aparecia-cartao-postal>.

CARTÃO-POSTAL. In: ENCICLOPÉDIA Itaú Cultural de Arte e Cultura Brasileira. São Paulo: Itaú Cultural, 2023. Disponível em: http://enciclopedia.itaucultural.org.br/termo85/cartao-postal.

CIVITATIS PT. História das viagens: a origem dos cartões-postais. Disponível em: https://www.civitatis.com/blog/pt-br/historia-das-viagens-a-origem-dos-cartoes-postais/.

Por Luiza Pezzotti Pugles

Você pode se interessar também

Português

Carta aberta

Português

Carta do leitor

Português

Carta pessoal

Português

Gêneros textuais

Últimos artigos

Comidas de Festa Junina

Algumas comidas de Festa Junina são: a pamonha, o milho cozido, o milho assado, a canjica, o curau, o arroz-doce, a paçoca, o mané pelado, o pé de moleque e o bolo de milho.

Lixiviação

Lixiviação é um processo de degradação do solo que consiste na retirada de seus nutrientes pela percolação da água, o que reduz sua fertilidade e pode levar à desertificação.

Ciclo do Café

O ciclo do café foi o ciclo econômico em que o café predominou na economia brasileira. Iniciou em meados do século XIX, estendendo-se até metade do século XX.

Arte rupestre

A arte rupestre são as obras de arte produzidas pelos hominídeos na Pré-História, destacando-se as pinturas e as gravuras.