Qual matéria está procurando ?

Português

Português

Aposto e vocativo

Realize esta experiência, que certamente gostará do que irá aprender!

Cada um deles exerce uma função diferente na oração Cada um deles exerce uma função diferente na oração

Talvez esses dois termos (aposto e vocativo) representem uma novidade para você, pois pode ser que ainda não tenha estudado sobre eles. Caso isso seja verdade, quando encontrá-los em seu livro didático, já estará sabendo todos os aspectos que os caracterizam.

Inicialmente, alguns assuntos relacionados à língua portuguesa podem parecer para nós difíceis, complicados, talvez até um pouco chatos. Entretanto, depois que passamos a conhecê-los melhor, descobrimos que estão presentes no nosso dia a dia – manifestados nas conversas cotidianas ou até mesmo naquilo que escrevemos. E, assim, tudo parece se tornar simples, simples. Como exemplo disso, citamos o caso do aposto e do vocativo, os quais conheceremos a partir de agora.




Dessa forma, para que possamos começar entendendo perfeitamente, observemos o exemplo abaixo.

Carlos, que é meu melhor amigo, é sincero e generoso com todos.

 Vamos tentar retirar o termo em destaque desta oração?

 Carlos é sincero e generoso com todos.


  Pronto! A mensagem, mesmo sem o termo que retiramos, ficou clara, de fácil entendimento.

Afinal, será que não devemos dar importância a ele assim como merece? Coitadinho!!!

Ao contrário, ele, que é chamado de aposto, tem sim, grande importância. Sabe por quê?

O aposto acrescenta uma informação naquilo que o emissor (a pessoa que fala) está querendo nos dizer, tornando-a mais completa. É exatamente por esse motivo que é considerado um termo acessório da oração, pois realça, embeleza o discurso (a mensagem).

Podemos compará-lo a nós mesmos: imagine que quando usamos qualquer tipo de acessório, seja uma bolsa, um relógio, uma maquiagem bem feita, um boné combinando com o tênis, entre outros, sem nenhuma dúvida ficamos mais apresentáveis, mais elegantes, concorda? Pois bem, assim também acontece com nosso amiguinho aposto.

Outro aspecto que também nos chama a atenção é que ele apareceu entre um sinal de pontuação, no caso, a vírgula. Pois bem, na maioria das vezes é assim que iremos encontrá-lo – entre vírgulas.


Agora, vamos analisar estes outros exemplos?

Mamãe, como você é linda!

  Como você é linda, mamãe!

   Mamãe, ajude-me nessa pesquisa.
 


Se você teve a impressão de que em ambos os casos chamamos, invocamos uma pessoa, que no caso é a mamãe, saiba que acertou. Por essa razão é que o termo “mamãe” é denominado de vocativo, pois ele representa um chamamento, uma invocação que fazemos a algo ou a alguém. Percebeu que ele, assim como o aposto, também aparece entre vírgulas?

Saiba que isso ocorrerá sempre.

Aproveite para conferir a nossa videoaula relacionada ao assunto:


Por Escola Kids

Você pode se interessar também

Português

Adjunto Adverbial

Português

Aprendendo a escrever corretamente

Português

Orações subordinadas substantivas

Português

Uso da vírgula

Últimos artigos

Grau dos adjetivos

O grau dos adjetivos serve para indicar o quão forte é a característica de algo ou alguém, que pode ser muito intensa (grau superlativo) ou comparada (grau comparativo) a outra.

Guerra da Independência do Brasil

A Guerra da Independência do Brasil foi um conflito armado que consolidou a separação do Brasil de Portugal, transformando-o em nação independente entre 1822 e 1824.

Odin

Odin é uma divindade presente na religiosidade nórdica e germânica, sendo conhecido como o Pai de Todos e considerado um deus guerreiro e mágico.

7 maravilhas do mundo moderno

As 7 maravilhas do mundo moderno são sete construções feitas pelo ser humano ao longo da história e que são consideradas símbolos da diversidade e da engenhosidade humana.