O substantivo próprio é uma palavra que nomeia seres, entidades ou locais específicos, ou seja, únicos, individuais, como nome de pessoas e de cidades.
Os substantivos próprios são palavras que nomeiam e designam seres, entidades e locais específicos, ou seja, elementos individuais e/ou únicos, como o nome de uma pessoa, de uma escola ou de uma cidade. Todos os substantivos próprios devem começar com letra maiúscula. Por outro lado, os substantivos comuns são aqueles que designam seres genéricos, como “humanos”, “cidades”, “escolas”, que se referem a um conjunto de seres.
Leia também: Afinal, o que é um substantivo?
Os substantivos próprios são o grupo de palavras que nomeiam seres, entidades e locais únicos, como um indivíduo, uma instituição oficial ou uma cidade. Essas palavras diferenciam-se dos substantivos comuns que nomeiam grupos de seres, ou seja, apresentam sentidos generalizados. Os substantivos próprios devem ser iniciados com letra maiúscula para demarcar seu sentido específico.
Veja também: O que são substantivos sobrecomuns?
Os substantivos próprios nomeiam seres, locais e entidades únicos, específicos, individuais. Sendo assim, não designam um grupo genérico, mas referentes específicos, a exemplo de nomes de pessoas (Júlia, Maria), cidades (Salvador) e instituições específicas (Ministério da Educação). Todos eles devem iniciar com letra maiúscula.
Já os substantivos comuns são aqueles que nomeiam seres e coisas em geral, ou seja, nomeiam os grupos de forma genérica e não individualizada, como nome de tipos de seres (humanos, gatos, cachorros), conceitos geográficos (cidades, estados, países), instituições gerais (escolas, secretarias públicas, prefeituras, universidades). Todos eles devem iniciar com letra minúscula, a menos que estejam iniciando uma frase.
Onomástica é um ramo da linguística que estuda e explica os nomes próprios com base em diferentes aspectos gramaticais que compõem essas palavras, como as influências etimológicas, sócio-históricas e geográficas. Essa área se subdivide em outras microcategorias, cujas principais são a antroponomástica (que estuda os nomes próprios de pessoas) e a toponomástica (que estuda os nomes próprios de lugares).
Saiba mais: Você conhece os substantivos coletivos?
1. Qual das alternativas abaixo só apresenta palavras classificadas como substantivos próprios?
A) casa, Julia, bicicleta
B) cachorro, computador, creches
C) Maria, Pedro, Paris
D) brinquedo, copo, livros
Resposta: C
Comentário: a alternativa C apresenta três substantivos próprios, dois nomes de pessoas e um nome de cidade. As demais alternativas apresentam ao menos um substantivo comum, são eles: bicicleta, cachorro, computador, creches, brinquedo, copo e livros.
2. Relacione a primeira coluna com a segunda com base nos tipos de substantivos próprios.
( ) Vênus
( ) Ministério da Saúde
( ) Espanha
( ) Oceania
( ) Maria Eduarda
( ) Nova York
Resposta: 6-3-4-5-1-2
Comentário: Vênus é o nome de um planeta; Ministério da Saúde é o nome de uma entidade pública; Espanha é o nome de um país; Oceania é o nome de um continente; Maria Eduarda é o nome de uma pessoa; e Nova York é o nome de uma cidade. Portanto, a relação final deve ser 6-3-4-5-1-2.
Fontes
BECHARA, Evanildo. Gramática fácil. 4. ed. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2021. 208 p.
CEGALLA, Domingos Paschoal. Novíssima gramática da língua portuguesa. São Paulo: Companhia Editora Nacional, [s.d.].
CUNHA, Celso. Nova gramática do português contemporâneo [recurso eletrônico]. 7. ed. Rio de Janeiro: Lexikon, 2017.
UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS. Observatório Onomástico, O-Onoma. Faculdade de Letras, UFMG, 2025. Disponível em: http://www.letras.ufmg.br/padrao_cms/?web=o-onoma&lang=1&page=3583&menu=2297&tipo=1