Qual matéria está procurando ?

Português

Português

Substantivos

Ao clicar aqui, conhecerá mais uma novidade relacionada à pronúncia de algumas palavras!

Os substantivos possuem inúmeras características Os substantivos possuem inúmeras características

Quando estudamos os substantivos, descobrimos que esta classe gramatical é “recheada” de inúmeras características. Você se lembra de que há aqueles que permitem usarmos as duas formas, uma no masculino e outra no feminino, como é o caso de gato – gata. Como também existem os que admitem somente uma forma, na qual a diferença é expressa apenas pelo uso do artigo, como por exemplo: a estudante – o estudante. Assim como estas, ainda há muitas outras, mas agora iremos conhecer uma sensacional!

Acredite! Sabia que desta vez não é algo relacionado à escrita? Pois bem, apesar de não percebermos, pois é um fato muito sutil, ele está diretamente ligado à fala. Estamos falando sobre a diferença que existe na forma pela qual a vogal é pronunciada ao falarmos determinados substantivos, quando estes estão no plural. Para que você não fique assim tão curioso, analisaremos o exemplo abaixo:

Ao pronunciarmos o substantivo “fogo”, notamos que as vogais (representadas pelo “o”) representaram um som fechado (ô). Porém, algo diferente aconteceu quando pronunciamos a palavra “fogos”, pois as vogais apareceram com um som mais aberto (ó).

Um detalhe que precisamos saber é o fato de que estamos apenas falando sobre o som, por isso, os acentos circunflexo e agudo foram somente para que pudéssemos fazer esta diferenciação, mas na verdade as palavras não são acentuadas.

Agora que já sabemos dos detalhes, que tal conhecermos mais algumas palavras? Então, vamos lá!



 

Aproveite para conferir a nossa videoaula relacionada ao assunto:

Por Escola Kids

Você pode se interessar também

Português

Adjetivos

Português

Adjetivos pátrios

Português

Aumentativo

Português

Palavras terminadas em -EZA e -ESA

Últimos artigos

Folclore brasileiro

O folclore brasileiro é o rico conjunto de manifestações de nossa cultura. Mitos, lendas, danças, músicas, brincadeiras e festas populares fazem parte dele.

El Niño

O El Niño é um fenômeno descrito pelo aquecimento anormal das águas do Oceano Pacífico, provocando chuvas volumosas no Sul do Brasil e secas severas no Norte e no Nordeste.

Bicho-papão

Bicho-papão é uma lenda presente no folclore brasileiro que fala de um monstro que sequestra e devora crianças desobedientes. Foi influência portuguesa em nossa cultura.

Queda da Bastilha

A queda da Bastilha foi um acontecimento marcante que se passou em 14 de julho de 1789, marcando o início da Revolução Francesa.