Os substantivos coletivos são aqueles que dão nome a grupos de seres da mesma espécie (pessoas, objetos, animais ou plantas). Podem ser específicos ou genéricos.
Substantivos coletivos são aqueles que nomeiam grupos de seres da mesma espécie. Por exemplo, se nós vemos um monte de peixes, dizemos que esse grupo de peixes é um “cardume”. Os coletivos podem ser específicos (“júri”, por exemplo, indica especificamente um grupo de jurados) ou genéricos (“bando”, por exemplo, pode indicar, genericamente, um grupo de crianças, fadas, golfinhos etc.)
Leia também: O que é um substantivo comum?
O substantivo coletivo indica um conjunto de seres da mesma espécie.
Os substantivos coletivos podem ser específicos ou genéricos.
Eles fazem referência a pessoas, animais, objetos ou plantas.
Se você quiser usar um substantivo para indicar um conjunto de seres da mesma espécie, use um substantivo coletivo. Por exemplo, a palavra “cardume” é um substantivo coletivo. Isso porque ela indica um conjunto de seres da mesma espécie, ou seja, um bando de peixes.
Existem muitos outros substantivos coletivos. Eles podem indicar um conjunto de pessoas, objetos, animais ou plantas. Mais abaixo, vamos colocar algumas listas com diversos substantivos coletivos. Assim, você vai poder aprender e usar cada um deles.
Esse tipo de substantivo está relacionado a um ser específico apenas.
Veja estes exemplos:
arquipélago — ilhas;
boiada — bois;
matilha — cães;
pinacoteca — quadros.
Isso quer dizer que não podemos falar que vimos uma “boiada de ovelhas”, por exemplo. Uma expressão como essa não faz nenhum sentido, não é mesmo?
Diferentemente do específico, o substantivo coletivo genérico está relacionado a diversos seres.
Observe estes exemplos:
álbum — fotografias, selos, figurinhas etc.;
bando — pessoas, galinhas etc.;
cacho — bananas, uvas etc.;
feixe — lenha, espigas etc.;
Então, se digo que comprei um “cacho”, por exemplo, preciso dizer de quê. Um cacho de uvas, um cacho de cerejas etc.
Veja também: Lista de adjetivos pátrios do Brasil e de outros países
Assembleia — de professores, vereadores etc.
Banda — de músicos.
Bando — de fãs, jogadores etc.
Batalhão — de soldados, palhaços etc.
Caravana — de atores, professores etc.
Chusma — de marinheiros.
Classe — de alunos, advogados etc.
Colônia — de imigrantes.
Comitiva — de acompanhantes.
Concílio — de bispos.
Corja — de criminosos, ladrões etc.
Elenco — de artistas.
Júri — de jurados.
Pelotão — de soldados.
Quadrilha — de bandidos.
Tribo — de indígenas.
Turma — de alunos, médicos etc.
Acervo — de obras, fotografias etc.
Álbum — de selos, figurinhas etc.
Armada — de navios de guerra.
Arsenal — de armas.
Atlas — de mapas.
Baixela — de utensílios de mesa.
Biblioteca — de livros.
Casario — de casas.
Comboio — de carros.
Constelação — de astros ou estrelas.
Cordilheira — de montanhas.
Enxoval — de roupas.
Esquadra — de navios de guerra.
Feixe — de espigas, lenha etc.
Frota — de navios, caminhões etc.
Molho — de chaves.
Pinacoteca — de quadros.
Resma — de papéis.
Alcateia — de lobos.
Bando — de aves, cavalos etc.
Boiada — de bois.
Cáfila — de camelos.
Cardume — de peixes.
Coelhada — de coelhos.
Colmeia — de abelhas.
Colônia — de insetos, bactérias.
Enxame — de abelhas.
Fauna — de animais de uma região.
Galinhame — de galinhas.
Manada — de animais.
Matilha — de cães.
Nuvem — de gafanhotos, insetos etc.
Panapaná — de borboletas.
Rebanho — de ovelhas, cavalos etc.
Vara — de porcos.
Vespeiro — de vespas.
Atilho — de espigas de milho.
Bosque — de árvores.
Buquê — de flores.
Cacho — de bananas, uvas etc.
Carvalhal — de carvalhos.
Flora — de plantas de uma região.
Floresta — de árvores.
Olival — de oliveiras.
Penca — de bananas.
Pinhal — de pinheiros.
Pomar — de árvores frutíferas.
Ramalhete — de flores.
Alfabeto — de letras.
Antologia — de textos.
Arquipélago — de ilhas.
Avalancha — de neve.
Cancioneiro — de canções ou poesias.
Código — de normas.
Coletânea — de textos, músicas etc.
Coro — de vozes.
Hinário — de hinos.
Legião — de anjos ou demônios.
Legislação — de leis.
Vocabulário — de palavras.
A classe era composta por excelentes alunos.
O elenco da peça infantil fez uma live ontem.
A turma estava animada com a excursão ao museu.
O acervo continha muitas obras infantojuvenis.
Faltava uma figurinha para completar o meu álbum.
Os livros da biblioteca estavam danificados.
Você conhece a constelação de Andrômeda?
A resma possui 500 folhas de papel.
A alcateia aproximou-se da casa abandonada.
A cáfila deslocava-se lentamente pelo deserto.
Durante o mergulho, vi muitos cardumes e um tubarão.
O enxame concentrou-se no topo da árvore.
A fauna e a flora locais são bastante exóticas.
Vi os elefantes, uma manada, e fiquei com medo, mas também encantado.
Quando a matilha começou a uivar, a noite ficou mais triste.
O dia estava lindo quando a panapaná coloriu tudo ao redor.
Peguei as flores do bosque e fiz um lindo buquê.
Amava bananas e quase comeu um cacho inteiro.
O alfabeto português possui 26 letras.
Havia seres mágicos vivendo naquele arquipélago.
Quando ouviu o coro, Luciana sentiu que podia voar.
Busque ampliar seu vocabulário, Nestorzinho!
Sociedades avançadas têm legislações mais justas.
Saiba mais: Nomes próprios e nomes comuns — qual é a diferença?
Questão 1
Preencha as lacunas abaixo:
I- Um grupo de marinheiros forma um(a) __________.
II- Muitos __________ formam um atlas.
III- Um conjunto de gafanhotos forma um(a) __________.
IV- Muitas __________ formam uma penca.
O preenchimento correto das lacunas, de cima para baixo, é:
A) concílio, livros, cardume, árvores.
B) chusma, mapas, nuvem, bananas.
C) tribo, livros, nuvem, árvores.
D) chusma, livros, nuvem, árvores.
E) concílio, mapas, nuvem, uvas.
Resolução:
Alternativa B.
Um grupo de marinheiros forma uma chusma. Muitos mapas formam um atlas. Um conjunto de gafanhotos forma uma nuvem. Muitas bananas formam uma penca.
Questão 2
Marque a alternativa que NÃO apresenta um substantivo coletivo.
A) O júri ficou impressionado com a advogada.
B) Minha avó fez um belo enxoval para o meu bebê.
C) No meu sonho, o rebanho saltitava de lá para cá.
D) As ilhas estavam perdidas no meio do nada.
E) As crianças, aos gritos, tomaram conta do pomar.
Resolução:
Alternativa D.
São substantivos coletivos: “júri”, “enxoval”, “rebanho” e “pomar”. Já a palavra “ilhas” é plural do substantivo “ilha” e não um substantivo coletivo. O substantivo coletivo para conjunto de ilhas é “arquipélago”.
Fontes
CEGALLA, Domingos Paschoal. Novíssima gramática da língua portuguesa. 49. ed. São Paulo: Companhia Editora Nacional, 2020.
NICOLA, José de; INFANTE, Ulisses. Gramática contemporânea da língua portuguesa. 15. ed. São Paulo: Scipione, 1999.
SACCONI, Luiz Antonio. Nossa gramática: teoria e prática. 26. ed. São Paulo: Atual Editora, 2001.