Os substantivos concretos são aqueles que nomeiam e designam seres, objetos, espaços e tudo que tenha matéria física, como “casa”, “árvore”, “gato”, “escola”.
Os substantivos concretos são palavras que nomeiam seres, objetos, locais e entidades que tenham uma estrutura material, ou seja, que existência física, como “porta”, “vaso”, “prato”, “Laura” etc. Esses substantivos opõem-se aos substantivos abstratos, que nomeiam conceitos, ações, qualidades e tudo que não tenha matéria, como “saudade”, “alegria”, “honestidade” etc.
Além dessas categorias, os substantivos podem ser classificados em: simples e compostos, próprios e comuns, e primitivos e derivados.
Leia também: Substantivos coletivos — aqueles que dão nome a grupos de seres da mesma espécie
Os substantivos concretos são aqueles que nomeiam seres e objetos materiais, ou seja, com existência física, como “bola”, “bicicleta”, “pessoa”. Essa definição ainda abarca seres fictícios que, em sua representação, apresentam corpo, como “fada”, “sereia”, “dragão”. Os substantivos concretos opõem-se aos abstratos, que designam ações, sentimentos, ideias e estados.
Os substantivos concretos nomeiam seres, objetos e espaços com estrutura física, ou seja, aquilo que tem matéria, como “casa”, “roupa”, “olho” etc. Os substantivos abstratos, pelo contrário, nomeiam ideias, conceitos, estados, ou seja, coisas que não têm corpo ou dimensão material, como “beleza”, “alegria”, “medo”, “sabedoria” etc.
Para identificar os substantivos concretos, é fundamental observar se o nome se refere a algo que pode ser visualizado enquanto existência material, ainda que apenas em um mundo fictício. Por exemplo, em uma narrativa, um personagem que seja um dragão ou um extraterreste, ainda que não existente na realidade, por ter corpo, pode ser designado com um substantivo concreto.
Por outro lado, caso o substantivo nomeie algo do campo mental, emocional, ou que ainda indique uma ação ou estado, como “amor”, “honestidade”, “juventude”, “crescimento” etc., esse algo será designado por um substantivo abstrato.
Os substantivos são a classe de palavras que nomeiam os seres, coisas, ideias e tudo que existe material ou conceitualmente. Eles podem ser classificados de diferentes formas, a depender de suas características estruturais e semânticas. Assim, eles dividem-se em:
Leia também: Diferenças entre substantivo próprio e comum
1. Analise as frases abaixo e identifique a única alternativa que NÃO apresenta uso de substantivo concreto:
Comentário: Letra B. A única fase que não apresenta substantivo concreto é “A juventude é muito valorizada”, pois “juventude” é um substantivo abstrato. As demais frases apresentam como substantivo concreto as palavras “rostos”, “Pedro”, “bola” e “casa”.
2. Qual das alternativas abaixo só apresenta substantivos concretos?
Comentário: A única alternativa que só apresenta substantivos concretos é a B. As demais alternativas apresentam, respectivamente, os seguintes substantivos abstratos: “alegria”, “felicidade”, “velhice” e “saudade”.
Fontes:
Cegalla, Domingos Paschoal. Novíssima Gramática da Língua Portuguesa. Companhia Editora Nacional.
Cunha, Celso. Nova gramática do português contemporâneo [recurso eletrônico) 7.ed. Rio de Janeiro : Lexikon, 2017.
Lima, Carlos Henrique da Rocha. Gramática normativa da língua portuguesa. 49. ed. rev. conforme o novo Acordo Ortográfico. Rio de Janeiro: José Olympio, 2011.