Propriedade fundamental das proporções
Aprenda o que é a propriedade fundamental das proporções e entenda como ela pode ser usada para resolver problemas envolvendo a regra de três.
Uma razão é uma divisão entre dois números. Quando duas razões são iguais, dizemos que elas são proporcionais e que essa é uma proporção. As proporções apresentam diversas propriedades, uma delas é a chamada propriedade fundamental das proporções. Essa propriedade transforma uma igualdade entre razões em uma igualdade entre produtos, e isso torna alguns cálculos que dependem de proporções muito mais fáceis. Um exemplo disso é a regra de três.
Propriedade fundamental das proporções
Uma proporção é uma igualdade entre razões. Por sua vez, uma razão é uma divisão entre dois números, que podem ou não ser medidas de alguma grandeza e que podem ou não ser escritos na forma de uma fração.
Digamos que os números representados por “a”, “b”, “c” e “d” sejam proporcionais. A proporção entre eles, escrita como divisão comum, é:
a : b = c : d
Observe que os números “a” e “d” são extremos dessa igualdade e que os números “b” e “c” estão no meio dela. Sabendo disso, a propriedade fundamental das proporções é a seguinte afirmativa:
“O produto dos extremos é igual ao produto dos meios”
Portanto, na proporção acima, temos:
a·d = b·c
Geralmente, as proporções são apresentadas na forma de fração, então os extremos e os meios assumiriam as seguintes posições:
a = c
b d
Outras propriedades
As proporções devem ser construídas seguindo uma ordem rigorosa, entretanto, é possível utilizar propriedades para reorganizar os termos de uma proporção sem alterar seu resultado e/ou o valor das medidas presentes nela.
1 – Trocar os extremos não altera a proporção;
2 – Trocar os meios não altera a proporção;
3 – Inverter as duas razões não altera a proporção;
4 – Trocar as duas razões de posição na igualdade não altera a proporção.
Uso da propriedade fundamental das proporções
A propriedade fundamental das proporções é muito usada na regra de três, para encontrar um dos valores de uma proporção quando os outros três são conhecidos.
Exemplo: digamos que um automóvel se mova a 60 km/h e percorra uma distância de 180 km em determinado período de tempo. Nesse mesmo período, quanto percorreria se estivesse a 80 km/h?
Solução:
Primeiramente, construa a proporção envolvendo essas medidas:
60 = 80
180 x
Como o produto dos extremos é igual ao produto dos meios, temos:
60x = 80·180
60x = 14400
x = 14400
60
x = 240 km.