Qual matéria está procurando ?

Matemática

Matemática

Razão entre grandezas diferentes

Clique para aprender o que são as razões entre grandezas diferentes e como esses resultados são usados no dia a dia.

Densidade demográfica: uma das razões entre grandezas diferentes que mede o número de pessoas de uma cidade Densidade demográfica: uma das razões entre grandezas diferentes que mede o número de pessoas de uma cidade

As razões entre grandezas diferentes são a divisão entre as medidas de grandezas distintas. Se a razão for representada na forma de fração e o numerador for uma medida de tempo, por exemplo, o denominador deverá ser uma medida de outra grandeza diferente do tempo.

Para compreender melhor essa divisão, é importante lembrar que grandeza é tudo aquilo que pode ser medido, isto é, tudo aquilo que possui alguma característica que pode ser representada numericamente.

Razões entre grandezas distintas podem ter um significado muito importante para o homem moderno e trazer informações de grande utilidade para ele. A seguir, veja algumas dessas razões, exemplos de seus cálculos e sua utilidade.

Velocidade média

Velocidade média (V) é o resultado da razão entre a distância percorrida (S) e o tempo gasto no percurso (t). No Brasil, essas grandezas são expressas em quilômetros e horas, respectivamente. Dessa maneira, calcular a velocidade média de um objeto é descobrir quantos quilômetros podem ser percorridos em uma hora. Geralmente, essa razão é expressa da seguinte maneira:

V = S
      t

A unidade de medida de velocidade é km/h (quilômetros por hora).

Como exemplo, imagine um automóvel que percorreu uma distância de 800 km e gastou 8 horas para isso. A velocidade média desse automóvel nesse percurso foi:

V = S
       t

V = 800
      8

V = 100 km/h

Agora imagine que uma pessoa queira viajar de sua cidade para a cidade de seus pais, a 640 km de distância, para algum compromisso às 18h. Sabendo que só é possível viajar a uma velocidade média de 80 km/h, em que horário essa pessoa deverá sair de casa, no máximo, para cumprir seu compromisso?

Mais uma vez, utilize a razão velocidade média:

V = S
      t

80 = 640
       t

Observe que dessa vez precisamos saber o tempo, e não a velocidade. Por isso, a substituição na fórmula foi feita dessa maneira. Continuando:

80t = 640

t = 640
     80

t = 8 horas

Então, é necessário sair até, no máximo, 10 horas para chegar às 18 horas no destino pretendido.

Consumo médio

Consumo médio (C) é a razão entre o espaço percorrido (S) e o volume de combustível utilizado (v). As unidades de medida dessas grandezas são quilômetros e litros, respectivamente. Quando calculamos essa razão, estamos interessados em descobrir quantos quilômetros é possível rodar com 1 litro de combustível. Essa razão costuma ser expressa da seguinte maneira:

C = S
      v

A unidade de medida do consumo médio é km/l (quilômetros por litro).

Um automóvel que consegue rodar 280 quilômetros com 20 litros de combustível possui qual consumo médio?

C = S
      v

C = 280
      20

C = 14 km/l

Esse automóvel consegue percorrer 14 km com apenas um litro de combustível. Observe que é possível prever a quantidade de combustível que será gasta nas viagens a partir do consumo médio do veículo. Um automóvel que desenvolve 14 quilômetros para cada litro de combustível, por exemplo, consumirá quantos litros de combustível em uma viagem de 2800 km?

C = S
      v

14 = 2800
       v

14v = 2800

v = 2800
     14

v = 200 litros.

Densidade demográfica

É a razão entre o número de habitantes (hab) de determinada região e a área total (A) dessa região. As unidades de medida dessas grandezas são, respectivamente, habitantes e quilômetros quadrados. Essa razão costuma ser expressa da seguinte maneira:

D = hab
      A

Essa razão é utilizada para calcular o número de habitantes de determinada região por metro quadrado. Ela é muito importante porque aponta de forma proporcional o número de habitantes das cidades.

A densidade demográfica brasileira, por exemplo, é de 24,3 hab/km2. Já a densidade demográfica do estado de São Paulo é de aproximadamente 180 hab/km2. Isso significa que a maior parte da população brasileira reside nesse estado.


Por Luiz Paulo Moreira
Graduado em Matemática

Por Luiz Paulo Moreira Silva

Você pode se interessar também

Matemática

Divisão por zero

Matemática

Fração Geratriz

Matemática

Operações com frações

Matemática

Proporção

Últimos artigos

Crise de 1929

A Crise de 1929 foi a maior crise econômica da história dos Estados Unidos e do capitalismo. Foi iniciada pela quebra da Bolsa de Valores de Nova York.

Retângulo

O retângulo possui quatro lados e todos os ângulos internos medindo 90°. Essa forma geométrica está muito presente no cotidiano, como na face de caixas e nas paredes.

Paralelepípedo

O paralelepípedo é um sólido geométrico que possui todas as faces com paralelogramos. Essa forma pode ser percebida nos prédios e em caixas de sapatos.

Hiena

Hiena é um animal encontrado na África e na Ásia, bastante conhecido por seu hábito de se alimentar de carniça. Existem atualmente três espécies diferentes de hienas.