Qual matéria está procurando ?

Matemática

Matemática

Divisão por zero

O que acontece quando dividimos um número por zero?

Divisão por zero, seria possível? Divisão por zero, seria possível?

Você já teve a curiosidade de perguntar ao professor se seria possível dividir algum número por zero? Pois bem, eu perguntei para a calculadora do meu computador, veja só o que ela me disse:

Isso não é por acaso, existe uma explicação bem fácil e que todos vão entender. Para isso, temos que relembrar como fazemos para dividir um número.



Para realizar uma divisão qualquer, você busca um valor para o quociente de forma que ao multiplicar este valor pelo número do divisor, o resultado seja igual ou bem próximo do valor do dividendo. No nosso exemplo utilizamos o número 25 no dividendo e o número 0 no divisor, afinal queremos estudar a divisão por zero.

Seria possível encontrar algum número, qualquer número que seja, que quando você multiplicar pelo divisor zero dê o resultado do dividendo?

Vamos relembrar o que estudamos na multiplicação. Qual é o resultado de qualquer número que você multiplique por zero? A resposta é zero, certo? Exemplo: 3×0=0; 4×0=0.

Por causa disto não é possível dividirmos nenhum número por zero, pois nunca vamos encontrar um valor para o quociente de forma que se aproxime do dividendo. O resultado do quociente multiplicado pelo divisor (zero) será sempre zero e a divisão nunca terminará, veja como seria, caso escolhêssemos o número 3 para ser o nosso quociente.



De hoje em diante você poderá justificar o porquê de não existir a divisão pelo número zero e sempre que você se deparar com uma questão na qual apareça o denominador (divisor) zero, você saberá respondê-la sem fazer cálculos!

Compartilhe essa informação que você obteve com os seus colegas e amigos da escola!

 

Por Gabriel Alessandro de Oliveira
Graduado em Matemática
Equipe Escola Kids

Por Escola Kids

Você pode se interessar também

Matemática

A importância do resto da divisão

Matemática

Algoritmo da Divisão

Matemática

Divisão

Matemática

Divisão com vírgula

Últimos artigos

Sedentarização

A sedentarização foi o processo por meio do qual os humanos abandonaram o nomadismo, fixando-se em uma localidade.

Comidas de Festa Junina

Algumas comidas de Festa Junina são: a pamonha, o milho cozido, o milho assado, a canjica, o curau, o arroz-doce, a paçoca, o mané pelado, o pé de moleque e o bolo de milho.

Lixiviação

Lixiviação é um processo de degradação do solo que consiste na retirada de seus nutrientes pela percolação da água, o que reduz sua fertilidade e pode levar à desertificação.

Ciclo do Café

O ciclo do café foi o ciclo econômico em que o café predominou na economia brasileira. Iniciou em meados do século XIX, estendendo-se até metade do século XX.