Geografia

Fusos horários

Descubra o que são os fusos horários, como eles foram inventados e como se distribuem pelo mundo.

Fusos horários

No final do século XIX, as ciências já conheciam todas as partes da Terra. Todos os países estavam, de certa forma, interligados em relações econômicas e políticas. No entanto, ainda não havia um padrão no que se refere à forma com que as diferentes localidades mediam o tempo, o que criava muitos problemas.

Por causa disso, no ano de 1881, os líderes de 25 países – dentre eles, o Brasil – reuniram-se na cidade de Washington, capital dos Estados Unidos, para tentar resolver esse grande problema. Nessa conferência, eles resolveram dividir a Terra em 24 partes, pois sabiam que a Terra levava 24 horas para dar a volta em seu próprio eixo (rotação) e completar um dia.

Assim, cada uma dessas partes – que foram chamadas de fusos horários – contava uma hora e media 15º. À medida que se deslocava para o leste, acrescentava-se uma hora por fuso, e à medida que se deslocava para o oeste, diminuía-se uma hora por fuso. Dessa forma, todos os países poderiam medir as suas horas em harmonia com os demais.


As diferentes localidades do mundo tiveram seus horários definidos em relação ao todo.

Outra decisão tomada na Conferência de Washington foi a definição do ponto inicial a partir do qual os fusos iriam ser contados. Como a cidade de Londres era a capital do principal país da época - a Inglaterra -, definiu-se que esse ponto inicial deveria ser lá e criaram o Meridiano de Greenwich para exercer essa função. Portanto, nesse meridiano, encontrava-se o primeiro fuso. A tudo que se encontrava a leste, horas eram somadas, e a tudo que se encontrava a oeste, diminuíam-se as horas.

Porém, um novo problema foi detectado. A divisão da Terra em fusos ou meridianos não coincidia com as fronteiras e divisões territoriais dos países e das cidades. De modo que, em um local, poderia ser uma hora e, bem próximo dali, ser outra hora.

Para resolver mais esse problema, foi criada a chamada hora legal, em que os países tinham autonomia para regulamentar sua hora oficial, baseados nas linhas de fusos horários e respeitando as suas fronteiras. Observe o mapa abaixo e tente perceber as diferentes distribuições dos fusos horários pelo mundo, com as devidas adaptações territoriais realizadas pelos países.


Observe no mapa que as horas legais de cada país são representadas por diferentes cores.

Compreender os fusos horários é muito importante para descobrir facilmente a hora em outras localidades do mundo. Isso permite planejar viagens e eventos, bem como nos ajuda a descobrir, por exemplo, a melhor hora para ligar para um amigo (a) que mora em outro país.

Por Rodolfo Alves Pena
Graduado em Geografia

Por Escola Kids

Versão completa